domingo, 25 de maio de 2008

Animes e Mangás que me emocionaram


Mars de Fuyumi Souryou

Já que os japoneses fizeram sua lista, decidi fazer a minha. Incluí animes e mangás. Não vi tantos doramas assim para colocar em lista, mas chorei muito no último capítulo de Nodame Cantabile, e o mais ridículo é que chorei das duas vezes que assisti. Como uma colega disse no Orkut: "Acho que essa questão de chorar depende não só do mangá em si, mas do envolvimento do leitor na história, além é claro da personalidade e do momento de cada um." No final, é isso que conta.

Enfim, chorar no meu caso é raro, o que não quer dizer que não me eomcione. Acho que este é o diferencial. Há séries que são feitas para provocar o choro fácil, este tipo de choro eu dispenso. Estou falando daquelas cenas construídas com essa única função, por exemplo, o assassinato dos irmãozinhos do Tamahome. Dentro da narrativa narrativa o impacto era quase ZERO, mas o efeito, todos sabemos qual seria. Há várias cenas assim em O Pirata do Espaço, uma das mais marcantes é quando os gailarianos bombardeiam um orfanato e matam todas as criancinhas, uma delas uma menina aleijada. Quando Joe e Rita vão enfrentar o Robô-Bomba, a foto da menina vai no painel de controle. Lágrimas fáceis, mas seriam lágrimas honestas?

De qualquer forma, como pego spoilers de quase tudo, fica dificil me emocionar de verdade, quanto mais chorar, porque o fator surpresa não existe. Exemplo disso é Anatolia Story, mesmo não sabendo o texto, sei o que vai acontecer. De qualquer forma, chorar mesmo, chorei com Mars e mesmo sem saber o texto quase chorei com Seito Shokun! (*várias e várias vezes*) e com O Coração de Thomas. As imagens diziam tudo. Agora, chorar com anime é mais fácil, a música deve ter papel nisso. E, sim, basta olhar para a latinha de balas de O Túmulo dos Vaga-Lumes que meus olhos se enchem d'água. Parece até adestramento... Mas segue as duas listas. Nos comentários, quem quiser está convidado a fazer a sua. Não precisa ser de "choro", mas de emoção mesmo. As listas têm dez nomes, mas poderia incluir outros... muitos outros.

MANGÁS
1. Mars
2. Seito Shokun! (*são muitas seqüências... E tudo muito bem construído*)
3. O Coração de Thomas
4. A Rosa de Versalhes
5. Sunadokei
6. Confidential Confessions
7. Deep Love - Ayu Monogatari
8. Life
9. Touch
10. Gen Pés Descalços

ANIMES
1. O Túmulo dos Vaga-Lumes
2. Azumanga Daioh
3. Patrulha Estelar (*Cometa Império ou Bolar Wars... tanto faz*)
4. A Rosa de Versalhes (*A cena do quadro*)
5. Oniisama E (*Bem mais over que o mangá... Mas a morte de Saint Just é melhor no original*)
6. Ace Wo Nerae (*Emoção garantida com direito a distorção temporal e cores psicodélicas*)
7. Utena TV (*o final é muito mais dramático do que no mangá*)
8. Don Drácula (*o Tigre e o Panda... Precisa dizer mais?*)
9. Super Aventuras (*A Menina dos Cosmos é de desidratar*)
10. Princess Nine (*Vários Momentos... Vários*)

5 pessoas comentaram:

olaa
aqui estou eu de novo xDD
aano passado eu era da turma 105, quem dava aula era a ten debora mas depois q ela saiu passou a ser a vilma =/. Serio? tem muitos professores que lêem mangas la? xDD
ahsuahsuahus
Ah... tembem achei que o Kodama desse ano teve varios incovenientes, principalmente a falta de organização do evento... os cursos por exemplos foram confirmados somente no ultimo momento. A espera na fila debaixo daquele sol escaldante também foi insuportável, mas eu não achei que foi o pior kodama (ja que conheci muitas pessoas legais la) =p
Nossa... vou passar um dia no intervalo para falar com você, pode? aproveito para mostrar meus fanarts ashaushuahsu
hmmm
Os animes e mangas que ja me emocionaram foram muitos... apesar de alguns serem shounen xD
1- Inuyasha(ah... aquele triangulo amoroso)
2- naruto (xDDD sim... eu me emociono com as hitorias de vida dos personagens)
3- Fruits Basket(me emocionava ate o momento que a autora começou a "enrolar")
4- Fushigi Yugi
Ah... os que me emocionaram de verdade foram esses... os outros eu gostei mas nao ao ponto de me emocionar XD
bom ate mais!!! parabens de novo pelo seu trabalho =D

Na minha opinião, o assassinato dos irmãos de Tamahome teve impacto na narrativa sim, contribuiu com o crescimento do ódio dele (basicamente, fez com que ele nascesse, já que Tama apenas considerava os seishi de Seiryuu como rivais/ameaças antes disso), aprensentou ainda mais os contrastes de personalidade entre Amiboshi e Suboshi (esse último, inocente e facilmente levado pela opinião alheia), etc etc. Basimente, o impacto foi mais na contrução dos personagens, etc etc (evitando que o post fique longo demais XD).

O que foi dispensável mesmo foi quando Miaka foi encontrar Tamahome quando ele tava enterrando os irmãos e ele tinha umas 5 lágrimas saindo de cada olho, ridículo. -_-

Ah, vou fazer a minha lista também~~ o/ (Admito que não me importo com cenas feitas só para fazer chorar, desde que bem construídas e sem exageros - nesse caso, eu até gosto XD)

Mangás:
1) Please Save My Earth
2) Deep Love (todos os títulos da série, em especial o Ayu no Monogatari)
3) Kagen no Tsuki
4) Todos do Mohiro Kitoh, menos Sinna 1905, com destaque para Hallucination from the Womb e Bokurano
5) Full Moon wo Sagashite
6) SaiKano
7) Ayashi no Ceres / Fushigi Yuugi (empatados)
8) Confidential Confessions (só li 3 volumes, quero mais T__T)
9) Zettai Kareshi (chorei rios com aquele final)
10) Emma / Bitter Virgin (empatados)

Animes:
1) O Túmulo dos Vaga-Lumes (acho que esse é o primeiro lugar absoluto de muita gente, pena que eu o assisti com umas amigas engraçadinha que não paravam de fazer comentários que tiravam a emoção do momento)
2) Haibane Renmei
3) Mushishi
4) Millennium Actress
5) Seirei no Moribito
6) Noein
7) Le Chevalier D'Eon
8) Chikyuu Shoujo Arjuna
9) Chrno Crusade (novamente, só por causa do final)
10) RahXephon / Gankutsuou / Escaflowne (os que me pegaram em alguns momentos)

Eu me emociono fácil, e choro de acordo com o meu estado emocional no momento, e também com o envolvimento que eu eu tenho com as personagens. Como ainda não li muitos mangás minha lista é bem curtinha.
Mangás:
1-Socrates In Love - da metade até o final li chorando muito, tive que tomar cuidado para não molhar o mangá.
2-Nana - adoro esse mangá, e acabo chorando sempre que a Nana e a Hachi choram. ^^
3-Zettai Kareshi - achei o final muito emocionante, e também chorei.

Animes:
1-Ayashi No Ceres
2-Nana
3-Bokura ga Ita

A minúscula lista:

1- Fruits Basket (mangá e anime);
2- Rurouni Kenshin Seisouhen (OVA);
3- Fullmetal Alchemist (anime); e
4- Tokyo Babylon (mangá).

Claro que há outros exemplos, como Digimon (?!) ou Fushigi Yuugi, mas os citados são os que mais me emocionaram. Principalmente Furuba e FMA, que me fizeram chorar litros. =D

Realmente tem a ver com o emocional e grau de envolvimento com a história/personagens. Dependendo eu choro com mangás, animes, livros, filmes, jogos (principalmente).

Isso tem um tempo, mas tinha uma parte do mangá de Yu Yu Hakusho que eu sempre chorava, se não me engano era a história de um texugo e um velhinho. Chorei muito também com o último episódio de Kino no Tabi e de Utena.

E a cena do quadro é linda mesmo.

Related Posts with Thumbnails