terça-feira, 20 de maio de 2008

Cancelamentos nos EUA



Já começou a circular extra-oficialmente a lista com os títulos de mangás a serem suspensos ou cancelados nos EUA. A lista pode ser encontrada no Manga Cast, com uma série de ponderações. Muitos títulos são BL-Yaoi, já que houve uma quantidade monstro de licenciamentos desse material por lá, pouquíssimos são shoujo mainstream. Está incluído uma série qeu estou comprando, A Perfect Day For Love Letters, mas acho que a Del Rey lança ainda o último número, afinal, só tem três volumes mesmo, mas não sai nada desde 2005. Os manhwa também aparecem em peso nas listas. Os cancelamentos nos EUA costumam ser em massa, e poucos títulos conseguem credibilidade para retornar ou serem relicenciados, caso de Boku to Kanojo XXX que passou da ADV para a Tokyopop, se não me engano.

Mas o fato é que quanto mais material no mercado, maior o risco de cancelamentos, suspensões, geladeira. As editoras querem vender e se não vendem, acho muito justo que cancelem o título, desde que tenham feito algum esforço de marketing. Por isso mesmo, o caso Peach Girl da Panini do Brasil é imperdoável, enquanto os esforços da Conrad, mal ou bem, são louváveis. Enfim, o mercado de mangá não está em crise, não é assim que deve ser lida essa lista, entretanto, tem muiota editora querendo ir com muita sede ao pote e o resultado é este aí. Muito bom não ver nada da CMX (Swan, Eroica, Cypher) na lista, tampouco os mangá sque eu costumo realmente comprar. Bride of Deimos, eu estou comprando sabendo que está cancelado. Saíram nos EUA somente sete volumes de 17.

5 pessoas comentaram:

Ah, não! Se The Bride of the Water God cancelar eu vou chorar ._.
Eu ia comprar mês que vem os volumes que já foram lançados!!
Que triste que os Manhwas não tem destaque nos Eua...

Na verdade, os títulos BL lançados pela BeBeautiful estão nessa situação por conta da ilegalidade da editora perante a Libre (a editora japonesa). Pelo menos é o que se sabe até o momento, já que Embracing Love e Viewfinder (cujos volumes contam como esgotados há tempos) têm público de sobra...

Sim, isso o Manga Cast explica. Só que não são da BeBeautiful os únicos títulos BL na lista.

Pois é. Enquanto lá sobra, aqui ainda não veio nada além de um light como Gravitation...

Eu acho uma pena. Mesmo que eu mesma não tenha lá grande interesse, defendo que haja material para todos nas bancas. Alguns temas realmente eu deixaria de lado, mas há séries que valem muito a pena e público há, basta as editoras saberem trabalhar.

Related Posts with Thumbnails