quarta-feira, 21 de maio de 2008

Mangás que fazem os Japoneses chorar...



Eu entendo o sucesso de One Piece, mas este mangá é o que mais fez os japoneses e japonesas chorar?! Pois é, popularidade é tudo e este foi o resultado de uma pesquisa on line promovida pela DIMSDRIVE Research entre os dias 27 de março e 3 de abril. 52.8% dos que reponderam eram mulheres, 1.4% adolescentes, 16.5% na faixa dos 20 anos, 36% na faixa dos trinta anos, 28.1% estavam na faixa dos 40 anos, 12.6% na faixa dos 50 anos e 5.4% tinham mais de 60 anos. Uma base bem ampla.

Aliás, minhas surpresas continuaram... Hokuto no Ken é o 5º mangá na lista dos homens. Este mangá faz chorar? Mas de resto, descontando as modinhas e hiper-populares , como One Piece, Slam Dunk e Nana, a lista é bem coerente, tanto a feminina quanto a masculina. Agora, a lista masculina do mangá que você aconselharia é bem mais lúcida e equilibrada, com uma votação apertada e títulos de grande qualidade no topo. E fica claro que são as mulheres que sustentam alguns sucessos da JUMP, pois One Piece e Slam Dunk vêm na frente de séries que realmente fazem diferença. Candy Candy mangá não me faz chorar, especialmente depois de colocar as mãos em Georgie e Alpen Rose, mas se eles e elas choram com One Piece então devem se desidratar com Candy Candy. De qualquer forma bom ver que Nodame não foi eleita como série que faz chorar, e que Seito Shokun e Ace Wo Nerae entraram entre os mais votados. E ver Asakiyumemishi, Glass Mask e Hanadan na lista das mulheres também é um alívio. E claro, não há CLAMP, o que aponta para algum bom senso. A lista está no site What Thinks Japan (O que pensa o Japão), mas peguei o link no Japanator.
1. Qual o mangá que te fez chorar? (6399 questionários)
1. Qual o mangá que te fez chorar? (6399 questionários)


2. Que mangá você recomendaria para outras pessoas? (6399 questionários)


2. Que mangá você recomendaria para outras pessoas? (6399 questionários)

7 pessoas comentaram:

Nossa, porque esse ódio a respeito do Clamp? Concordo que existem obras muito mais profundas, do tipo, se você compara Honey & Clover com Chobits, mas tb acho que elas são boas, mesmo Chobits tem pontos positivos diferentes. Você não se arrepiou com o final de Sakura (mangá, claro) ou mesmo Tokyo Babilon (meu favorito) ou se arrepiou com RG Veda? Não entendi porque o comentário do bom senso. Eu gosto muito do seu blog, mas esse comentário foi muito preconceituoso. Uma pena, pois foi totalmente desnecessário. Não li o mangá de Nodame, mas se for perto do que foi o dorama, estaria quase no topo da minha lista, perdendo apenas para Honey & Clover...

Primeiro, não é ódio, simplesmente considero a CLAMP super-valorizada pelos fãs. Ótimo traço, roteiros que deixam a desejar. Odiar eu odeio outras autoras e autores. A CLAMP não merece ódio.

Segundo, não é "preconceito" é conceito, "preconceito" é falar do que não se conhece ou criticar um livro pela capa. Li vários mangás da CLAMP, inclusive TB e Sakura que gosto muito, encarei X na esperança de que algo de bom pudesse acontecer, curti Guerreiras Mágicas e Chhobits é, a meu ver, o exemplo de como a CLAMP precisa amadurecer ou de como a equipe se rendeu ao comercial. Os japoenses fizeram uma seleção ótima, alguns pontos baixos, mas deixar CLAMP de fora é mérito.

Terceiro, esta é minha opinião sobre a CLAMP. A sua leitura é outra; respeito. Mas opinião todo mundo tem a sua, e deve fundamentá-la. Você se emocionou com CLAMP, eu nunca consegui. Arrepios então... Mas chorei aos baldes com Azumanga Daioh, o que me parece bobagem, mas se assistisse outra vez, choraria de novo no final.

Quer saber minha opinião detalhada sobre os mangás que li da CLAMP? Visite o meu site Shoujo House. Há uma seção CLAMP lá com o que eu li. O resto, não comprei, nem vou comprar. Se publicassem RG Veda, daria uma chance, assim como Wish, mas não tenho esperanças em relação a um amadurecimento da CLAMP. Lendo os mangás do grupo a impressão que me fica é que elas já foram melhores, hoje querem mesmo é vender e o oublico está aí apra isso.

One Piece é emocianante ;-; os flashbacks sempre me fazem chorar ;-;

eu entendo o porque de one piece ser o maior arrancador de lágrimas... As histórias dos personagens são bem tristes, há uma fortíssima idealização e a expressividade dos personagens chorando é tão acentuada que achoq ue não tem como não se comover....

one piece atualmente é o único shonen grande de shonen jump que eu realmente pago pau.

mas também concordo, clamp já em emocionou (tokyo babylon, sakura, wish)... mas a fase atual não consegue me emocionar mesmo não, só é algo.... interessante de se ver (isso o holic, que eu coleciono os originais, pois são muito bonitos e o quê de mistério e a atmosfera me agradam. O tsubasa sinceramente é um caça-níqueis =/)

Engraçado que quando eu li o título eu pensei em One Piece na hora. O anime é ruim de doer (tô pra ver animação mais feia que aquela), mas o mangá é excelente. E os flashbacks e ganchos com eles são de chorar rios de lágrimas, e no meu caso toda vez que eu leio acabo chorando de novo (pode ser a décima vez que vai ser do mesmo jeito).

Também considero o CLAMP bem superestimado: o traço é bonito, mas já cansou um pouco. E os roteiros são meio fracos, vejo como principal problema que eles não conseguem cumprir as expectativas que geram. Quer dizer, colocam mil mistérios nas tramas, você fica ali imaginando algo pesadíssimo, e no final a resolução é broxante.

Dos que eu li o melhor mesmo é Tpkyo Babylon, que infelizmente tb não escapou do final mal-resolvido.

Quando eu vi a matéria, logo me lembrei de Sunadokei.
Comprei o primeiro volume sem muitas espectativas e demorei vários dias até ter vontade de lê-lo (coisa que não acontecia, já que eu, impaciente, sempre abria na hora em que chegava em casa).
Mas depois que eu li, me arrependi de não tê-lo feito antes. Fiquei simplesmente a-pai-xo-na-da pela história.
Até eu que nunca fui de chorar (nem mesmo nos finais de mangá) chorei uma duas ou três vezes - isso sem contar as vezes quando eu consegui segurar o choro.
Pensava que ia vê-lo na lista ^^' Agora eu estou em dúvida se fui eu que estava sensível demais quando fui ler o mangá ou se os japoneses têm mesmo um gosto diferente que o meu...

Related Posts with Thumbnails