quinta-feira, 3 de julho de 2008

Kodansha nos EUA



Dias atrás falei do boato que circulava no mercado americano sobre a entrada da Kodansha diretamente por lá. Pois é, o boato era verdade e a editora japonesa vai publicar seus próprio títulos no país. A notícia está em vários sites, como o ANN e o ICV. De importante, a empresa assegura que vai manter seus contratos, assim, continuaremos a ter Nodame Cantabile pela Del Rey. Mas esta invasão - que já foi ensaiada anos atrás pela Kodansha com seus mangás bilingües (*chegueia a ver uma edição de Card Captor Sakura na Fonomag*) - deve estar tirando o sono das editoras norte americanas.

4 pessoas comentaram:

Vai ter muita editora fechando nos próximos tempos. A ShoPro já é dona da Viz (ou seja, tem direito de tudo Shogakukan+Shueisha) e agora a Kodansha? Só vai sobrar mangás da Hakusensha e títulos yaoi para serem lançados...

Veremos. Acho que afeta mais editoras como a Tokyopop (não a Viz, que afinal de contas, é Shueisha e Shogakukan). Mas o fato é que os japoneses tem que fazer as coisas direito quando pisarem por lá. E nem sempre as fazem.

Ou seja: eles vão meter medo, mas antes de julgar eu quero ver os seus acertos editoriais.

Você se esquece que muitas editoras tem hits fora do esquemão. Lembre da Kadokawa (que tem algumas griffes de certo peso como a da antologia Asuka e os da franquia Gundam) e de várias editoras que tem hits isolados mesmo que o conjunto da editora não venda tanto quanto os cachorros grandes. Full Metal Alchemist é da Square Enix, só para dar um exemplo de um desses hits grandes de editoras que não são tão grandes. O cenário não está tão preto ainda.

O ICV está com uma notinha da Del Rey confirmando que nenhuma das licenças será cancelada e novas estão sendo combinadas. Vamos ver se a segunda parete é verdadeira.

Related Posts with Thumbnails