quarta-feira, 23 de julho de 2008

Life, Life, Life!



Ontem finalmente consegui o volume raw do último volume de Life (ライフ), o #18. Muita gente me pergunta onde conseguir o mangá e sempre digo que em japonês é possivel baixar tudo pelo Mirc, canal Lurk. Pois bem, o volume #17 terminou com uma situação limite, Mana estrangulando Ayumu e Katsumi indo atrás da namorada com cara de quem ia se vingar. Como tinha comentado, a série estava com cara de estar no final, com o volume #18 na tela, confirmo isso, e se a autora não encerrar, periga colocar a perder a coerência da história.

Eu não sabia que a ação estava acontecendo na casa de Katsumi e não na da própria Mana. O fato é que foi um volume muito sanguinolento e violento. Mana tenta estrangular Ayumu, enquanto isso, Katsumi está indo atrás dela. Ayumu se solta e enfrenta Mana, a vilã pega uma faca – daquelas Ginsu – e parte para cima da protagonista. Nisso, esbarra em um móvel e os álbuns com as fotos obscenas de Katsumi caem no chão. Mana descobre que foi enganada pelo namorado mas não da forma que imaginava. Katsumi chega e tenta se explicar, acusando Ayumu.

Dessa vez não funciona e Ayumu ainda lhe dá um soco dos bons. Ficou claro o objetivo da autora ao colocar Ayumu sozinha com os dois. Era dar a possibilidade à protagonista de assumir uma postura aguerrida e corajosa, deixando claro que a Ayumu medrosa tinha ficado para trás. Ayumu mal ou bem consegue impedir que Mana assassine Katsumi e se mate. OK, mas a situação ficou muito over. A forma como a coisa terminou no dorama me pareceu mais coerente, mesmo transformando Sonoda em herói, foi mais pé no chão. E no live, era Katsumi que estava armado.

O volume fica quase todo nesta briga de faca, literalmente, e com muito sangue no chão. No final, Hatori e Sonoda chegam e ajudam Ayumu que tinha sido ferida na briga. Sem ler os textos fica difícil fechar uma opinião, mas da forma como a coisa foi apresentada, tanto Manami quanto Katsumi sairiam dali em camisa de força. Amo o mangá, mas está na hora de terminar, mesmo que não termine como no dorama com um final “positivo”.

Como falei, recebi o volume #9 hoje. É a versão em inglês da Tokyopop. Certamente um dos melhores volumes, porque reafirma a amizade de Ayumu e Hatori e tem uma das minhas cenas preferidas, a chegada delas de mãos dadas na escola, depois do incêndio e o Sonoda olhando da janela. Legal é que eu tinha entendido mal uma seqüência no volume raw, em inglês deu para ver bem. Hatori quase afoga Mana e suas amigas na piscina. Eu achei que quem tinha começado era a Manami, mas foi a Hatori que fez justiça com as próprias mãos.

E agora a notícia: de acordo com o Missión Tokyo, a Editora Norma licenciou Life na Espanha. Agora, pessoal, só falta nós aqui. Life sai na Alemanha, Itália, EUA, França e Espanha. Pela ordem, é questão de tempo para que alguma editora anuncie. Se eu tivesse que apostar diria Panini/2009.

5 pessoas comentaram:

Olá...boa noite...

Primeiramente tenho que elogiar sua materia de LIFE, na Neotokyo. Estou acompanhando o dorama agora mas me apaixonei pela mangaká assim que terminei Vitamin, a maneira como a SUENOBU conta uma história com tanto sentimento, fazendo com que realmente chegamos pensar q aquilo aconteceu,me surpreendeu (isso em vitamin), mas eu queria memso disser q adorei esta postagem... bjos

Caramba, é realmente incrível ver o quanto 20 volumes podem fazer com o traço de um autor. Os desenhos e mesmo o visual das páginas como um todo me parecem muito melhores atualmente. É, o negócio é treinar mesmo! :p
Rafael (Méier - RJ)

Pois é... este é um dos aspectos que me prende em Life: a arte da autora foi melhorando ao longo do percurso. E esta seqüência (*que não está completa*), mostra o quão dinâmica e expressiva se tornou. Tenho críticas á Life, mas não posso deixar de amar. ^_^

Esse seu dom de "ler" os magás em japonês SEMPRE me impressiona, haha... sério, eu sou PESSIMO de entender coisas em RAW (tipo, entendo zero) e você entende quase tudo :o.

Alguém pode me ajudar? Onde eu baixo esse dorama? Estou curiosa pra ver! Obrigado!

Related Posts with Thumbnails