domingo, 10 de agosto de 2008

Pequim 2008: Ginástica Solo Feminino



Gravei toda a apresentação da equipe feminina de ginástica artítica e, na medida do possível, colocarei tudo no Youtube. Para quem é velha como eu, ainda parece estranho ver o Brasil participando com uma equipe completa, boas apresentações e, sim, chances de levar alguma medalha individual. Comecei a assistir Olimpíada no tempo da URSS e quando o Brasil nem contava. Aliás, ainda fico com a pulga atrás da orelha assistindo a ginástica, artítica e ritimica, assim como o nado sincronizado, porque a minha sensação às vezes é que as brasileiras (*desculpe, o Diego é só um e as meninas são muitas*) recebem menos atenção e para conseguirem boas notas de verdade devem ser excepcionais e não somente boas.

Espero que a Jade mantenha os nervos no lugar na sua final, a queda da barra de equilíbrio mostra que lhe falta esse "detalhe". Torço muito para que a Daiane traga alguma medalha, porque ela merece. agora, sem ser a favorita, quem sabe? As meninas novas, puxa, foram demais. Uma, Ethiene Franco, não caiu da barra, nosso exercício mais fraco (*elas precisam melhorar muito*) e estava com o pé machucado. Já a Ana Cláudia Silva arrebentou a mão nas assimétricas. Aqui na página da UOL dá para ver o estrago. Quando vejo esse tormento todo, fico pensando se estimularia uma filha ou um filho a seguir neste esporte. Laís Souza e Daniele Hypólito não brilharam. Daniele talvez faça muito melhor na final. quem sabe?

De irritante na exibição da Band tem a propaganda do programa da Cicarelli (*Ô nojo!*) e uma babação de ovo em cima da equipe dos EUA. Bem, mas isso foi de madrugada. De qualquer forma, fica parecendo que o Leste Europeu não tem mais ginástica, o que é um absurdo. Falando nisso, troquei da Globo hoje sem pena quando o cretino do Galvão Bueno começou a debochar da derrota da equipe argentina de basquete masculino para a Lituânia (*acho*) por míseros dois ou três pontos, porque eles são os "campeões olímpicos". Isso quando o nosso basquete nem foi. De resto, ontem na Band o comentarista especialista do handbol falou tão mal da equipe feminina (*Elas não aproveitam as chances/Erram demais/Não adianta investir nessas jogadoras/etc.), que perdeu por dois gols de uma equipe muito melhor e estava jogando muito bem, como se fosse a final. Era só o primeiro jogo, o comentarista fixo ficou até sem graça. Pudera! Já no jogo masculino, onde os caras estavam andando na quadra, ficaram falando de "investimento à longo prazo", "não somos uma potência".

Não sei se era o mesmo cara, mas foi bem mais justo, ou melhor, seria, se fosse dito sobre a equipe feminina. Aliás, espero que os investimentos na ginástica não parem e que mais esportes ganhem atenção além do futebol. quando der, pessoal, tento colocar a exibição inteira, aos pouquinhos. Aliás, vou guardar o arquivo em DVD, porque o Movie Maker não o aceitou e eu tive que fazer uma conversão que diminuiu horrores a qualidade.

9 pessoas comentaram:

Não é qualquer um q tem o dom para ser ginasta não, como vc mesma disse acho q não teria coragem de deixar uma filha minha fazer esse exporte, não sei, mesmo amando as apresentações de ginástica artística e rítmica. Elas se entregam ao extremoo com dor ou sem dor elas vão e se superam como fizeram hj conseguindo a classificação, achei q com as quedas elas não iam conseguir não..uma pena q não vou poder ver a final..vou ter q caçar uns vídeos por ai kkk

Comentaristas de esporte são engraçados, eles tem seus favoritos e fim, o resto se não superar seu favorito não serve. E a globo é outra que tem seus "favoritos e fim" não da para assistir nada, vc não viu a abertura né?? Enfim a globo não falou de quase nenhum país q estava entrando, só falava quando entrava uma equipe grande as outras passavam sem nem mesmo eles falarem o nome, foi ridículo.

E eu que tive que aguentar um bando de chatos da família chamando a Daiane dos Santos de "estrelinha" e falando "ih, agora ela vai chorar" a cada vez que a Jade terminava um exercício?

É por aó, Gabriela. E a coisa fica ainda poior quando os comentários ainda tem conotação racista "Sabia que essa neguinha não era de nada". Eu sou chamada carinhosamente de "neguinha" pelo meu pai, mas o tom diz tudo. Ou machistas do tipo "Essas mulheres não funcionam sob pressão". Na verdade, acho que todos nós brasileiros não somos ensinados a trabalhar sob pressão. É cultural e em uma competição isso fica aind amais evidente. Daí, quem mostra confiança e cumpre o prometido passa por "arrogante". E não estou falando do futebol, não, porque um Roberto carlos é arrogante e raramente mostra serviço.

Tenho esperança de medalhas (plural) e não faço questão que sejam e ouro. Até a de bronze vai ter peso de ouro, pois a gente nunca foi tão longe! Adoro este esporte e tenho orgulho das nossas meninas e rapazes. Agora eu ODEIO Galvão Bueno! Cara pedante! Um ignorante incapaz de fazer um comentário inteligente e metido a esperto. Eu não jogaria pedras nele, na rua, pq o pobre coitado não tem culpa de ser limitado. Mas tb não lamentaria se a Globo desse um cartão vermelho pra ele.

Valéria, um comentário nada a ver com a olimpíada. Levei meu gato pra vacinar e comentei com a veterinária sobre os cuidados para que o 13 não tenha problema de cálculos. Ela me disse para não dar Whiskas, que é a pior ração que tem. Muitos dos gatos que ela atendeu com pedra comiam a ração sólida. A ração de sachê não tem problema. Bjos

O mais chato nisso tudo, é que o Brasil não investe muito nos esportes e quando chega as Olimpíadas fica a cobrança por medalhas. Eu assisti a apresentação pelo ESPN e depois a reprise pelo Sportv e os comentários foram legais, inclusive um dos comentaristas falou sobre a falta de ginásios decentes para as ginastas treinarem, comparado aos EUA, China e Rússia. Desejo sorte para as meninas, que mesmo se não conseguirem medalhas já conseguiram fazer bonito.

Camila, pior é que tem gente que ainda diz "Se não tem condição de ganhar medalha, nem deveriam ter ido" quando alguém fala das condições péssimas e da falta de investimento no Brasil. Um tio uma vez, quando o vôlei masculino ainda estava subindo, disse que não adiantava investir em esporte que não tinha público no país, que era para gastar só com o futebol que é o que realmente dá "glórias" ao Brasil. Por aí se tira...

Valéria, comentário racista felizmente não rolou. Mas o famigerado "se não podia ganhar, não deveria ter ido" teve: uma hora comentei que a Daiane dos Santos é boa no solo, mas mediana na barra, aí meu tio solta um "pra que foi então?", insinuando que a "folgada" só queria passear fora do país.

Mas como ele é leitor de revista Veja e acredita à risca no que a revista diz, nem me preocupei em retrucar...

Não assisto muita TV então fica meio difícil acompanhar as Olímpiadas, por isso gostaria de agradecer por colocar esse vídeo no YouTube, pois agoro ver apresentações de Ginástica e nunca consigo.

Related Posts with Thumbnails