quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Será que vai esgotar?



Vampire Knight 1 e 2 esgotaram na Espanha. Fico pensando como é o desempenho dos mangás por aqui. Eu fui até a Kingdom (*principal gibiteria aqui de Brasília*) e Nana #1 já tinha esgotado, assim como Sunadokei #2. Acabei levando o que estava reservado para alguém, porque levaram o meu antes... Hoje na banca perto do trabalho vi que dos vários volumes de Nana só havia um (*não comprei, ficou lá... ainda estou na dúvida se compro, ou não*), e sei que eles não têm reposição. Acabou, acabou. Já Helsing está todinho lá, quase vinte volumes e não senti falta de nenhum.

Quando terminar minha tortura e eu tiver tempo, vou ver se o pessoal da Kingdom me dá as informações de vendagens de shoujo mangá deles. Já me disseram que ParaKiss vendeu muito bem, mas havia volumes e mais volumes da série lá. Acho que os dois últimos volumes. Vou fazer o mesmo com a maior banca aqui perto e assuntar na banca do trabalho e na de perto do trabalho. Pena que as editoras do Brasil não dêem informações de vendagem, é tudo achômetro.

No mais, comprei o volume 1 de Mônica Mangá... e realmente se eu for comentar, nego vai vir aqui me xingar. Nãos ei se guardo o nº1, ou se mando para a gibiteca da Natania. O politicamente correto foi irritante. "Agora só faço refeições equilibradas. como de tudo um pouco.", diz Magali. "Agora eu tomo banho", diz Cascão. Mônica é chamada de "Mô" pra lá e pra cá e o Anjinho imitando o Anjo dos X-Men e dizendo que seu nome é Céuboy. Fora a virada Power Ranger e o uso exaustivo de carinhas e SDs.

18 pessoas comentaram:

Tudo bem falar mal da mônica mangá. Aquilo foi um dos materiais mais covardes que eu já li em toda a minha vida.

E pensar que o Maurício SABE do que mangá é feito. Não se iluda, ele sabe. Mas na hora h...

Oie Val!!!
Bem, Vampire Knight esgotou aqui no Paraná. Só se consegue achar o 5 e 6. Na loja especializada em mangás onde compro, chegaram dois esta semana, e sairam no mesmo dia. Wanted, da Matsuri Hino também, voou das prateleiras. Foram 25 unidades encomendadas e em três dias já não tia nenhuma. Já Nana #1 e Sunadokei#2, ainda há uns 6 de cada. Quando eu comprei Nana, fiquei muito decepcionada, pelo fato de ser o shoujo mais vendido do mundo, segundo a JBC (para mim era Hanadan) e a história nem era tão excelente... Eu gostei, mas não era tudo aquilo. Ainda prefiro Hanadan, 1000 vezes, hehe...
Mas Val, você sabe se a JBC demora MUITO tempo para repor os esgotados? Tipo, fazer uma segunda impressão?
Pois Sakura Card Captors #1 e Love Hina (a maioria dos volumes, uns 18 dos 28) estão esgotados há muito tempo, e até agora nada...
Espero que reponham mais depressa...
ParaKiss aqui esgotou o #5, acho...

Acho que a caracterização original dos personagens ficou de lado. Cebolinha na fono, Cascão tomando banho, Mônica parecendo mais uma menina pop da escola, Magali preocupada com a alimentação. Há vários anos não leio os gibis da Turma, mas do que ainda me lembro eles eram bem politicamente incorrentos quando crianças (ainda mais se comparados a essa versão "teen").

quanto ao mangá da monica, me falaramq ue até a edição numero 5 é uma bomba, o roteirista tava em um campo experimental e exagerou muito na trama e nas tendêcias mangá mesmo. mas fontes me disseram que a coisa muda depois disso....

...veremos

Eu nem peguei esse Mônica mangá e só pelo que já ouvi a respeito acho que fiz melhor escolha comprando o primeiro número do almanaque do Bidu e Mingau. =)

Aqui no Rio, Vampire Knight some das bancas em questão de horas. Não se encontra mais Wanted em lugar algum aqui de copa. Ela vende muito bem, com certeza!
Hellsing tá encostado, assim como Utena, que sobra muito. Se depender das bancas do bairro e da faculdade, Utena tá vendendo nada (eu mesma não tô ajudando, pois não compro).

Eu quero Sunadokei 2 x_x o nana ja comprei e ta valendo apena assim a qualidade dos mangás andam melhorando pq fazia tempo q eu não comprava series novas e todas as história são muito boas ate agora ;D

Oi Valéria.........

acho engraçado como Hellsing tb ñ tem vendido aqui em Vitória.......eu particularmente ñ tenho interesse. Vou até deixar de comprar alguns mangás de temática "parecida" tipo Berserk. q depois da era de prata ñteve história nenhuma só carnificina imbecilóide.

Eu comprei o 1º volume de Nana e adorei. Pq vc ñ gosta? a história fica ruim?

queria q comentasse Wanted. Eu até gostei muito de Meru Puri, mas Vampire Knight euacho muito chato. COmprei o q sair mas ñ sei se retomo a série no volume 7.

Bjos

Nana eu acho que deve estar vendendo bem, o mangá é ótimo e super comentado \o\ *eu gostei lol*

Hellsing eu acho bom que não venda direito, isso que dar insistir em meio-tanko... *Utena também encalha em todas as bancas daqui*


Só espero que Sunadokei 2 chegue na fase 2 ;_;

*BTW, os únicos mangás que eu já vi que realmente acabam na banca são Naruto (tinha que ser) e Death note*

Sem contar que aqui em Brasília é fase 2 da Panini, então, o único jeito de acompanhar os mangás junto com a fase 1 é comprá-los nas comic shops ou pela net, por isso que os mangás da Panini muitas vezes acabam mais rápido. *os mangás da JBC em qualquer banca você acha*

Olá...
Aqui em Curitiba se encontra tranquilo Nana, Vampire Knight e Hellsing...
Wanted, eu não encontro, estou louca para ler esse mangá e até agora nada (Fã da Matsuri *-*)!

Quanto ao mangá da Turma da Mônica, comprei hoje e vou ser sincera... Gostei! Não acho que o fato de eles terem mudado seu hábito "politicamente incorreto" seja algo negativo, muito pelo contrário. Eles são adolecentes agora e isso é uma prova de uma maior "vaidade" nessa idade, no próprio mangá comenta-se que o fato de Cascão tomar banho é por dar mais importância à opnião das meninas... Os traços me agradaram e o enredo também. Não tem mais aquela coisa de em um gibi ter várias história aleatórias e sem nexo.
Gostei e continuarei comprando... Vida longa a Maurício de Souza!

(Aguardando lançamento de Blood+) xD

Engraçado Hellsing não estar vendendo, acho um material interessante (pode ser o preço, achei salgado). Nana eu já li por scans e sinceramente não gostei do rumo da história, a autora pareceu perder o ritmo num certo momento. Preferia que tivesse vindo Gokinjo Monogatari.

A turma da Mônica já está adotando o politicamente correto tem tempos: Cebolinha não picha muros mais, Nhô Lau não dá tiros de sal no bumbum do Chico Bento... aho triste quando me lembro que na época da ditadura alguém acusou o Maurício de Souza de estar incentivando as crianças a falarem errado (por causa do Cebolinha e do Chico Bento) e ele peitou, disse que no dia que toda criança tivesse escola ele mudaria o linguajar dos personagens. Não sei se é verdade, no entanto.

E sobre a Mônica mangá, uma coisa eu falo: acho que tem potencial, sim, nem tanto pelo apelo mangá, mas pela idéia de uma turma da Mônica jovem (quem é que nunca imaginou isso?). O problema é fazer a passagem das características dos personagens pro mundo adulto, e o perigo do gibi ficar muito panfletário, tipo Malhação ("não usem drogas", "bebida e cigarro fazem mal", etc).

Valeria, tenho minha propria opinião sobre o "mangá" Monica Jovem e tambem não é das melhores. Mas os probleminhas que eu vi nesse mangá são mais do que claros pra que alguem ache que eu ou você merecemos ser apdrejados.

Pude dar uma folheada no volume 1 (na banca o volume zero tava lacrado). Eu realmente não esperava essas maravilhas todas, nem que tivesse um traço muito rebuscado nem que parecesse mangá mesmo de verdade. Tirando o fato de que a revista é em preto e branco e que a turma está mais crescida, não mudou quase nada.

Mesmo assim achei legalzinho. Mas o preço... pensei, pensei, folhei, li, reli, refleti... Mas não tive a menor coragem de pagar 5,90 naquilo. Juro que não é preconceito, mas aquilo não me empolga nem um pouco a ponto de eu querer pagar 5,90. Se não tinha como "Turma da Mônica Jovem" ser mais "mangá", não tinha como pelo menos ser mais barato?

"Será que vai esgotar?"
Essa frase me deixa bem aflita, porque ainda não consegui comprar Ouran, nas bancas daqui não tem mangás e na loja especializada chegou e levaram tudo rapidinho, espero que não tenha esgotado mesmo.T_T
Nana eu vou assinar e Sunadokei 2 já comprei.

Bem, eu acho o uso do termo "mangá" para essa nova revista da Mônica um golpe de marketing, aquela estratégia rasteira para vender qualquer coisa como mangá, porque está na moda. Por conta dessa covardia, desejo o fracasso e o cancelamento para essa nova produção. Sinnceridade acima de tudo.

Não gostei, o potencial se houver, está em ser turma da Mônica crescida, satisfazendo a curiosidade de alguns. Mas novidade não oferece nenhuma e é quadrado em todos os sentidos.

Salva-se alguma simagens muito bonitas. E é só.

Estou esperando a encomenda da banca da CEntral de sobradinho chegar,Ouran eu li o 1 e consegu comprar o 2,Parakiss pra mim ainda falta o 4 q eu nao axo aki,helsing ja to esperando o 2,o Nana alguns amigos meus xingaram pq eu consegui comprar sem ser na kingdon ou na PenDRagon.
O da Mangá da mônica eu também axei um ózinho,claro qu e ele se manteve bem na idéia de que akilo seria para crinças tbm,porém ele nas entrevistas e vários comentários na net explico q o mangá seria daquela maneira e o Maurício anda tendo uns problemas de publicidades.Realmente minh amiga comentou sobre o anjinho:Ô Tati,parece mó X-men...veremos mais né.

a covardia não é em usar o nome mangá. Eu discordo frontalmente do "se não é japonês, não é mangá" – isso para mim é igual ao "se não é americano, não é rock". E nem os Beatles, nem os Stones, eram americanos, bom dizer. ;)

A covardia foi em anunciar aos quatro ventos o nome mangá mas na hora do vamos ver, eles não irem muito mais longe do que vão no gibi da tina. Se é para fazer mangá, vistam a camisa, não fiquem com medinho de espantar os leitores mais tradicionais! Se assumiram o rótulo, ótimo – mas não venham dar para trás depois disso.

Bem, você sabe bem que mangá para mim é o que se produz no Japão. O que eu vejo fora são tentativas pálidas de copiar, em sua maioria golpistas querendo se valer do rótulo, ou gente covarde que não consegue dizer que está fazendo quadrinhos com múltiplas influências. Mas, claro, se até os japoneses (*o Governo japonês*) quer internacionalizar o rótulo e lucrar? Que seja. Ainda não vi nenhum pseudo-mangá que me convencesse.

De resto é isso, Mônica Jovem é o mesmo gibi de sempre. Usa o rótulo para agregar leitores, mas espero, sim, que dê com os burros n'agua, se reformule e faça algo mais sincero. A idéia das personagens adolescentes em si é boa, mas chamar de mangá é uma ofensa à nossa inteligência.

E rock não é um bom exemplo. Quem viu Mr. Holland sabe que os acordes básicos já estavam lá desde o século XVIII pelo menos.

Related Posts with Thumbnails