quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Lost in Austen 4: Por que não mais dois episódios?


Acabei de assistir ao último episódio do seriado Lost in Austen e este foi de longe o meu favorito. Elizabeth apareceu e a personagem foi tão bem retratada que pedia um episódio inteiro no século XXI. Faria grande diferença ter Darcy, Amanda e Elizabeth circulando na Londres contemporânea por pelo menos um capítulo. Tudo durou no máximo 15 minutos. Foi tudo muito corrido, e este é o defeito, o único defeito desse hilário e romântico último episódio.

O capítulo passado me decepcionou um pouco, mas já superei. O Wickham – mesmo que não me convençam com a história do mal entendido com a Georgiana – foi uma contribuição interessante. Não entendi porque cismou de ajudar Amanda, aliás, eu realmente preciso das legendas para compreender melhor algumas coisas (*reassistindo o episódio com legendas em inglês, percebi que não há explicação MESMO*). Já Darcy, depois de dar um passa fora na protagonista ao descobrir que ela não era mais virgem, fica aflito com a possibilidade de perdê-la e sente-se culpado por causa das confusões que Bingley vem causando. E, claro, seu noivado com a irmã de seu melhor amigo não teve muito futuro, não. Aliás, Carolina Bingley mal aparece, já Georgiana, não deu as caras.

Quando Bingley foge com Lydia, Amanda fica enlouquecida com o desastre que causou e com a tristeza de Jane. Nada acontece entre os dois, aliás, não era este o objetivo, mas aquele delírio de Mrs. Bennet no livro, de que o marido iria desafiar o sedutor para um duelo, realmente acontece. E Mr. Bennet se fere gravemente. Amanda ajuda no curativo, se estranha com Darcy e depois sai correndo desesperada, porque precisa encontrar Elizabeth. E eis que uma porta – não a original – a leva de volta às ruas de Londres. Ela está em casa e precisa achar Lizzie raidamente para que ela a ajude e veja o pai ferido. Destaque para a cena em que Amanda escova os dentes obsessivamente. Quem viu o primeiro capítulo vai entender. ^_^
Ela encontra o namorado xarope, que obviamente está se sentindo culpado pelo que fez. Ele observa que ela está mais gorda (*e estava se desculpando*) e a pede em casamento. :P Ah, e ele sabe onde está Elizabeth. A melhor amiga de Amanda lhe arranjou um emprego de babá. Amanda vai de moto com o namorado atrás de Lizzie e quem ela avista na rua? Mr. Darcy! Ela desce e larga o pastel plantado sem perceber. Darcy acha a Londres de Amanda um inferno, mas acredita nela, e, claro, diz que não se importa mais se ela é virgem, ou não, pois a ama. Ponto para ele.

Eles encontram Elizabeth, depois, claro, de alguns incidentes, como uma fala racista involuntária de Darcy no ônibus. De novo tudo foi rápido demais! Quantas possibilidades perdidas! Já Lizzie, ao contrário de amanda, está muito bem obrigada. Arrumou um emprego, domina internet, celular e tudo mais que aparecer. Tem cartão de crédito e está feliz porque o mundo mudou e existem muitos horizontes para as mulheres. A cara de Darcy foi ótima quando ela diz que tem que falar com os patrões, "Dr. and Mr. Rosemberg". Ela explica rápido que o doutor é ela. Outra oportunidade subaproveitada, discutir a condição feminina, mas a mensagem ficou, ou pelo menos assim eu acho. Lizzie tinha algo de proto-feminista naquele seu mundinho chato do início do século XIX, e, sim, ela se realiza ao chegar na Londres contemporânea. O detalhe interessante é que ela sabe que é uma personagem literária.
Quando ela reconhece Darcy, arregala os olhos e solta que é casada com ele. O que, claro, faz Mr. Darcy dizer que se fosse verdade ele saberia. E ela explica que isso está no livro e que são casados há 200 anos. E prova mostrando na internet uma página chamada “Colin Firth - Mr. Darcy”. É bonitinho os dois olhando a tela do lap top com Darcy pasmado. Amanda fica com um ar triste, pois ela sabe que só tem a perder, mas é preciso voltar para o livro.

De volta ao apartamento de Amanda, Lizzie não consegue abrir a porta. Amanda é quem tem que abrir e precisa ir junto com eles. Destaque para o namorado mala dando tiro no próprio pé ao soltar algo que foi quase um “Ou ele ou eu!”. Bobinho... Lembrei da Rosa Púrpura do Cairo, mas desta vez a mocinha não escolheu errado. Afinal, é o Mr. Darcy!!! Como o sujeito é tolo o suficiente para fazer esse tipo de pergunta cretina? Enfim, Amanda nem pensa duas vezes, pois é preciso levar Lizzie de volta. Ela quer que sua melhor amiga vá junto. Engraçado é que a moça dispara “Eu sou negra!”. “Ah, mas são só 20 minutos!”. “Não, não posso viver sem chocolate, eletricidade e algo que não entendi (*imaginei que ele tenha dito papel higiênico... será que acertei?*)”.
De volta ao passado, Darcy se comporta de forma estranha, parece ter esquecido de tudo, por outro lado, as coisas começam a entrar nos trilhos. Jane enfrenta Collins, Lady de Bourgh decide ajudar a anular o casamento desde que Amanda vá para longe de Darcy, e Mrs. Bennet mostra juízo ao confrontar a Tia de Darcy. Ah, eu adorei o final de Jane e Bingley. ^_^ Eles decidem fugir para a América, uma sociedade mais aberta, e viver longe dos preconceitos de Londres. Ah, e todos os seus filhos e filhas se chamarão "Amanda". :P Em qualquer versão os dois são sempre fofinhos demais.

Amanda beija Darcy enquanto ele dorme, ou parece que dorme... É um momento bem terno, um beijo de despedida. No dia seguinte, tenta fazer com que ele e Lizzie se aproximem. Darcy e Lizzie decidem cumprir com seu dever, cientes de que são personagens de um livro. E Lizzie bem que se esforça, mas, ela quer ser uma mulher moderna! Ah, por que não abriram para discutir melhor essa questão? Lizzie certamente é muito mais inteligente e capaz do que Amanda, isso ficou claro, e mostrá-la se virando e divertindo-se em Londres seria muito mais enriquecedor para a minissérie. Por fim, Lizzie volta para o século XXI com a bênção do pai e Amanda, bem, ela fica com o Darcy. Yessss!!!! Eu gostei do final... e gostei do diálogo final... E espero ter entendido direitinho... Que saiam legendas logo para que eu possa confirmar...
Agora, pelo que vi nos fóruns ingleses, tem gente que odiou, odiou, odiou... :D E um dos comentário do Amazon.uk também foi na mesma linha... Quer saber? Eu não me importo em correr para o seriado de 1995 de novo, mas, com certeza Lost in Austen foi muito legal. Me fez rir muito em um momento em que me encontro sob muita pressão e amanda concretizou o sonho de muitas leitoras de Pride & Prejudice que é ficar com Mr. Darcy no final. Teve seus pontos baixos? Ah, sim! Pontas soltas? Com certeza!@ Mas foi muito bom. E Lizzie preferiando o século XXI, não tem preço! ^_^

Mais dois episódios fariam muita diferença, mas não aconteceu. Fazer o que? Para mim, Lost in Austen tem o segundo melhor Mr. Darcy que já vi. E, sim, adoraria que lançassem o livro, versão romanceada da série. Aliás, que venham mais seriados baseados em fanfics. ^_^ Eu compraria no ato. Aliás, tenho que me segurar para não comprar os DVDs. Espero que lancem logo as legendas.

5 pessoas comentaram:

Concordo que essa série poderia ter pelo menos mais um ou dois episódios. Gostei do último episódio, mas o meu favorito ainda é o segundo :o) Quanto às legendas, tem uma moça na comunidade "Orgulho e Preconceito" do Orkut que já fez as legendas dos três primeiros episódios. O nome dela é Elaine (mas não sou eu). O endereço da comunidade é: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=397806

Abraços.

Oi, Valéria, li seu comentário mas ainda não terminei de baixar o 4º epi, mas pelo que já vi concrdo com tudo que vc falou!! Deveria ter mesmo mais 2 episódio e eles perderam por deixar de mostrar a Lizzie melhor no séc XXI.
Qto a legendas, na comunidade do orkut O&P já conseguimos as legendas que uma amiga ( muito solidária) disponibilizou pra gente. Tem dos 3 primeiros já conclídas. Dê uma passadinha lá. Bjão

Eu fiz uma bobagem, porque queria ver na TV, e copiei Lost in Austen para um DVD. Vou ter que colocar de volta no HD rapidinho.

Elaine, as legendas dessa comunidade estão já em português? Sei que as primeiras legendas saíram em italiano. Mas estava sem saco, minha intenção era ter as legendas em inglês mesmo, sei que a série tem closed caption, é questão de alguém jogar o arquivo na net. Em português, eu quero para gravar para uma amiga, mas já decidi que eu mesma traduzo depois de me livrar da tese.

Em espanhol já tem três capítulos com legendas. Em inglês já consegui o episódio 3.

Sim, estão todas em português.

Buáaaaaaaaaaaaa!!!
Eu quero ver o resto!!!!
Mas com legendas!
:-P

Related Posts with Thumbnails