segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Social Network Service for Comics



A editora japonesa Futabasha inaugurou um serviço anunciado como “Social Networking for Comics" disponível para candidatos à mangá-ka. O “Manga Yomou!” (Vamos ler mangá!) permite que os membros postem seus trabalhos originais, que pode ser acessado pelos usuários que deixam sua sopiniões (*imagino o que muitos brasileiros mal educados e/ou invejosos fariam com uma ferramenta assim*). Além disso, o editor da revista Comic High, diz o Trends in Japan, participará ativamente da rede avaliando trabalhos que poderão ser publicados na revista.

O site traz várias seções (*indie comics, ilustrations, e outras*), mas como tudo está em japonês a navegação é complicada. Há espaço para reviews, BBS (*que os japoneses gostam muito*) e espaço para blogs. É como um facebook ou MySpace especializado.
A Futabasha sabe o valor da internet e dos serviços de mangá e novels por celular, afinal, ela é dona do megasucesso Koizora. O autor do post se questiona se as pessoas vão querer comprar encadernado aquilo que podem ler de graça. Bem, eu não tenho dúvida que sim, a depender da qualidade do material, claro.

3 pessoas comentaram:

A idéia é boa, mas não creio que possa dar certo, mesmo no Japão.

Não vejo porque não daria certo, se ela se parece um pouco com a idéia da Deviantart, por exemplo. Poder expor seus trabalhos e abrir pra comentários. O fato de um editor avaliar as coisas torna tudo ainda muito mais interessante. Conheço alguns artistas que conseguiram contatos através de suas lindas galerias da DA. Compraria qualquer coisa que eles fizessem, com certeza.
Só lamento muito o site ser todo em japonês... assim não posso nem tentar participar...:(

Eu acredito que possa dar, sim, principalmente se o material puder ser lido em celulares. No Japão, isso faz uma diferença boçal.

Related Posts with Thumbnails