segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Maid Café em L.A.




O Akiba Blog traz uma matéria sobre o Royal/T, um legítimo Maid Café em Los Angeles. Além das meninas vestidas de maid com toques gothic lolita há uma infinidade de chás, doces, lanches em geral, mangás para ler e outras coisas. Não sei se é o primeiro do gênero nos EUA, provavelmente, não, mas a produção aprece ser de altíssimo nível. Eu, particularmente, não gosto do conceito de maid café, além da fetichização e da coisificação das meninas, essas coisas sempre me parecem ter um ar de prostituição disfarçada.

8 pessoas comentaram:

Mas Maid Cafe não é exclusivo. Tão populares quanto esses são os "Mordomos Cafe" (não lembro do nome original). Basicamente é a versão masculina dos Maids, nos quais apenas mulheres podem entrar; obviamente para serem atentidas por homens vestidos do mordomos, no mesmo estilo dos Maids.

Já saiu até reportagem na Istoé sobre isso. LOL.

Há vários tipos de café no Japão. Os Maid Cafés são mais antigos e fizeram 10 anos este ano. Coloquei post sobre isso. Mas além dos Butler Café - estes com mordomos - há aqueles que imitam mangás BL escolares do século XIX. Procure por café que aparece muita coisa aqui no blog.

eu nun tenho nada contra fetiches sabe(desde d naum seja pedofila entre outros exemplos)...ate queria ter uma roupinha d maid...

Sim, os de cosplay eu conheço. Já vi em vários doramas.

Mas eu não vou muito com a cara não. Acho as roupas que as mulheres usam chamativas demais. Parece carnaval. Essas roupas de empregada mesmo... LOL.

Acho que os dos mordomos deve ser um ambiente até melhor, já que, pelo menos, não fica parecendo a sapucaí. Deve ser algo parecido com aqueles bares com bartenders chiques e músicos tocando piano ao fundo. ;D

Não acho que seja ou tenha um "ar" de prostituição disfarçada.
Maid Cafe existe a um bom tempo, e o Ghotic Lolita, Ou roupas inspiradas no século XIX também. já se vê em variados paises, a personificação do século XIX os costumes, (não digo aqui a forma rigorosa daquela época) já estão até empregnados nessas pessoas, como por exemplo se comportar como um "fino" homem daquela sociedade, se achar uma "fina" mulher e afins.
O que é importante e válido lembrar é que chama a atenção as vestimentas de época, não podemos apenas "excluir" que elas existem, ou dar outro tipo de nome sobre o assunto, o Japão é uma forma de olharmos e ver o quão de influência tem desta época, o quão os jovens gostam e procuram algo desta época, sejá atravéz de filmes ou seriados, algo que lembre, como por exemplo Jane Eyre, Bleak House, Pride and Prejudice.
Está virando uma febre, existe muito disto em jogos da Square também.

Acho que Prostibulo não é válido, mesmo porque o preconceito com o tal assunto, infelizmente é grande, o que ocorre é falta de informação, sendo que o assunto achamos pela internet ou qualquer comunidade ligada a "Gosu rotita".

Jonatan, respeito seu gosto por gothic lolitas, mas a questão aqui é Maid Cafés. De acordo com um livro recém lançado no Japão o fenômeno tem 10 anos. E mais, a questão da prostituição disfarçada pode ser vista em alguns estabelecimentos que oferecem meninas vestidas de maids aos clientes.

Quanto às gothic lolitas, é uma releitura muito livre do século XIX. Muito livre mesmo, basta pegar qualquer livro decente de História da moda, como o do James Laver. Não acho que tenha a ver com admiração pela época vitoriana, mas um estilo de se vestir, uma moda.

Ninguém associou prostituição às gothic lolitas, não entendi o motivo da sua postagem.

Apenas postei como parte de opiniões, por isso o fiz.
Bom, Podemos ver na moda japonesa alguns fatores do século XIX, primeiro pegamos o "Ouji" ou "Ouji-sama, Ouji-chan", ou então pegamos o estilo "Dandy" que também é uma releitura dos "Dandies". (Muitas pessoas que se “vestem” assim tem uma boa base na história para poder falar, pois precisam saber como e quando se vestir, de acordo com diversas ocasiões. )

Sobre o Ghotic Lolita, sim é distante mas não acho tão distante como você disse, claro que têm influências do Livro "Lolita" de Vladimir Nabokov. Mas voltando ao assunto que se refere o "Maid Cafe", apenas quis postar um ponto de vista diferente, peço então minhas formais desculpas aos que não gostaram do comentário por mim enviado, mas a sempre opiniões e, opiniões.

O que eles gostam é de ver uma espécie de “empregados” o servindo (seria isso um desejo de riqueza? Onde um mordomo ou empregada vive atrás de seus “chefes”?) não descordo do fetichismo em questão a esta roupa ou figura (mesmo porque para algumas mulheres a idéia de um lindo mordomo olhando para elas e sorrindo com um charme a mais é encantador), além de tudo isso essa cena é algo não comum fora do japão (imaginem como seria isto no Brasil...) é algo a se pensar.

Os artigos sobre gothic lolita normalmente tentam dissociar a imagem da moda do livro d eNabokov. Se você quer me convencer que que as coisas estão interligadas, deixa de ser moda, opção e passa a ser apologia à pedofilia. pedofilia é crime, logo, se gothic lolita tem a ver com este tipo de prática, para o lixo com ela.

No entanto, sei que não é assim. Quanto às cortesias e hierarquias, elas estão presentes na cultura e na língua japonesa e nada tem a ver com os dandies ingleses e seu apuro exagerado ao vestir. aliás, eles eram muito satirizados pelos chargistas. Está em qualquer livro de História da Moda decente.

No mais, este tópico é sobre maid cafés, não sobre gohic lolita. Recentemente postei sobre isso, pois traduzi um texto que saiu no New York Times, acho eu.

Related Posts with Thumbnails