quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Crepúsculo - Twilight em estilo mangá



Crepúsculo (Twilight) é o livro do momento, pelo menos para as adolescentes. Tenho uma aluna que tentou me convencer a aceitar o primeiro emprestado, mas depois de ler uma entrevista com a autora, Stephenie Meyer, na revista Época, tomei aversão por qualquer coisa que saia daquela cabecinha. Sim, eu sei, é preconceito puro e concentrado, mas com a pilha de livros que tenho aqui e as que desejo comprar, eu não vou dar dinheiro para esta senhora que só assiste filmes censura livre, que acha que virgindade é sinônimo de virtude e não leu ou assistiu Drácula porque é muito sanguinolento.

No entanto, tropecei nisso aqui, as ilustrações dos livros da série no Japão, e como sei que muita gente curte, decidi postar. O fato de eu não gostar de uma coisa não quer dizer que outros não tenham o direito de gostar, ou que o material não seja bom a sua maneira, já que atinge o seu público e o satisfaz. Como este site de fãs que hospeda as imagens está deixando bem claro, não se trata de mangás, são ilustrações mesmo, como nas light novels. Acho bem interessante, pois termina sendo um atrativo a mais. aliás, os narizes dos garotos são bem Escaflowne. Agora, eu acredito que é questão de tempo para sair ou um mangá de verdade, ou um quadrinho mangá-like da série nos EUA.
P.S.: Outra coisa, para quem leu a entrevista, não acreditem nessa história de inspiração em Jane Austen. Como é uma autora "bem comportada", não me surpreende que ela seja invocada para compôr a personagem que a autora deseja passar. Leiam os livros de Austen, são encontráveis na net, em português, em inglês, em versão juvenil para adolescentes. Leiam Orgulho & Preconceito para aquecer. E se quiserem algo mais, vejam as minisséries inglesas e mesmo os filmes. Orgulho & Preconceito, Persuasão, Razão e Sensibilidade, Emma, etc. Vocês verão que as coisas são bem mais profundas do que qualquer livro para young adults da moda.

32 pessoas comentaram:

Que ilustrações bonitas *-*
Nunca tive vontade de ler esse livro...Li algumas críticas e achei tããão superficial...Mas não posso falar nada sem ler né?
Se alguém me emprestar eu até leio...Mas já tinha lido essa entrevista com essa autora e achei ela uma ES-CRO-TA >.<

Realmente a entrevista não nos é instigante! Apesar de acreditar que a autora certamente foi induzida e o entrevistador nada imparcial. O jornalismo tem o poder de manipular num nível bem acima da propaganda, porque acreditamos que é real. De certo, as respostas não lhe foram favoráveis, e concordo com você em número, gênero e grau que realmente temos uma pilha de coisas mais interessantes pra ler. ^^

Estou terminando de ler Twilight, e já comprei o New Moon também, achei o livro muito bem escrito e viciante, vale a pena dar uma conferida. Nossa que legal as imagens em mangá, achei legais, e realmente Twilight daria um ótimo anime/mangá e shoujo.

Nossa, é sério isso? Se ela nunca viu nem leu nenhuma obra dos autores consagrados por escreverem e recriarem o universo dos vampiros então tenho realmente medo dos vamiros retratados nos livros dela. Aliás, eu adoro a temática e acho horrível quando as pessoas teimam em tomar tantas liberdades que descaracterizam os vampiros... E acredito que deva ser este o caso, mas não sei, não li, não posso afirmar. Mas puts, dizer que num livro de vampiros não tem personagens realmente maus é amedrontador :P Rafael (Méier - RJ)

Eu também tenho antipatia pela autora e tentei ler o primeiro livro mas eu achei uma droga. Em defesa dela, ela não diz que só ve filme livre e sim que n ve filme R-rated (ou seja, improprio para menores de 18 anos). Os filmes R-rated realmente são cheios de sangue, violência ou sexo. Embora eu ache uma idiotice uma mulher na idade dela dizendo isso, não acho tão exagerado quanto dizer que só ve filme livre.

Eu li crepúsculo há uns meses atrás e gostei do livro. Claro que não é uma obra-prima, mas é uma leitura agradável e rápida. Comprei a continuação, Lua Nova, porem ainda não li.
Tenho todos esse livros que você citou de Jane e estou lendo Orgulho e preconceito e estou adorando. Ate agora só assisti o filme com Keyra e gostei muito, alem de criar a vontade de ler o livro.
Posso estar enganado, por que ainda não completei a leitura de Orgulho mas, não achei nada que pudesse influenciar crepúsculo.

As ilustrações são bem legais.Ganhei esse livro da minha mãe porque comentei com ela que meus amigos leram e estavam viciados nele,e que eu gostaria de saber o que tinha de tão especial.Ainda não terminei e não estou com muito ânimo,não é ruim,mas também não é tão legal assim,pelo menos,não pra mim.
Nunca vi uma escritora sobre histórias de vampiros não gostar de histórias de terror(até eu que sou apavorada gosto xD).Depois dessa entrevista me pergunto ainda mais o que esse livro tem de tão viciante...'-'

Ela diz:Vi trechos do filme Entrevista com Vampiro na TV, certa vez, mas não pude ir até o fim. Não assisto a filmes impróprios para menores, o que reduz totalmente a chance de ver filmes de terror.

Agora, venhamos e convenhamos, ou traduziram errado, ou há mais outros problema na fala da autora. Há várias classificações nos EUA, censura livre, 13 anos, 16 anos, até chegar ao proibido para menores. Nem todo filme/série de terror é censura 18 anos.

Bem, não existe versão certa e errada do mito dos vampiros. Quando a gente pega livros sobre vampiros para ler, por exemplo História dos vampiros - Autópsia de um mito do Claude Lecouteux, você vê quão variadas eram as tradições só no Ocidente e o quanto os vampiros foram "simplificados" e "domesticados" no século XIX pelos romances góticos.

Tem um episódio de Arquivo X em que Mulder diz haver mais de 300 tipos de vampiros diferentes. O problema não é a autora fazer sua leitura, o que acho criticável é o tipo de leitura e valores colocados, as motivações e por aí vai.

bom, eu achoq ue vc devia dar uma chance ao livro, vaiq ue vc gosta, né? eu gostei... não sou "OH MEU DEUS MINHA VIDA MUDOU!!!" quanto ao livro, mas foi uma leitura bem agradável, uma abordagem nova sobre vampiros, e divertiu-me por duas semanas (que é o tempo que dá pra ler os 4 livros, pq ele é MUITO digesto)

OLha, li a Série inteira e gosto. Gosto muito. É uma literatura rebuscada? Que acrescenta?? Não.. mas entretém e diverte um bocado!!!!

Agora, ela ter falado que " não leu ou assistiu Drácula porque é muito sanguinolento. " chega a ser patético!! Do início até o meio do último livro é TOSCO! Sanguinolento nem é bem a palavra.. é muuuito sanguinolento!

Mas voltando... achei a imagem muito bacana... gostaria de conferir!

Bem, antes do livro chegar aqui, e antes de descobrir que o livro era um best-seller yanke, eu havia encontrado na net (em um site lusitano, que bondade a deles) dois caps de twilight, o nº1, sob os olhos de Bella [a protagonista] e o mesmo cap. sob os olhos de Edward [q é o vampiro], e achei a história mto boa. Fiquei atrás do livro pra ler, mas ele só chegou no Brasil uns 3 ou 4 meses dpois disso. Quando eu li eu amei, é realmente mto bom. E não que não existam maus vampiros na história, eles existem; e todos são mto bem retratados por sinal, na minha opnião, é claro. Acho que ela fez um bom trabalho, mesmo só lendo o primeiro.
É legal a forma como ela trata os sentimentos e talz, claro que não é profundo como os livros de Austen (comecei a ler Orgulho e Preconceito esses dias.. ^-^, concordo com você é mto bom... A Lizzy fica com o Sr. Darcy no final?? Não sei o pq mas pensei em "E o vento levou" quando comecei a ler...), aliás, eu tbm não vejo semelhança entre as duas autoras em suas histórias... Ela pode dizer q Austen é sua autora favorita, mas que se inspirou nela?? nao compreendo...
Da entrevista não sei, não li, não vi. Mas parece me estúpida, não ver filmes +18 acho que até ai vai, não é todo mundo que tá afim de ver sexo explícito em filmes.
O livro é bom... a única coisa q nunca gosto é quando o livro vira modinha, pq sempre surgem os fanáticos e os extremistas, daí se vc fala que gosta ou a pessoa vai falar 24 hrs com vc do livro (como se não tivesse nada melhor pra fazer) ou simplismente não vai nem querer saber... :/

Li o primeiro livro de Twilight, um pouquinho do segundo, e foi o bastante para ficar eternamente irritada com Stephenie Meyer. Achei a relação entre os protagonistas - Edward e Bella - totalmente nojenta. Ela o conhece, logo se apaixona porque ele é bonito, misterioso e blablabla, e não demora muito para que comece a passar a impressão de que toda sua vida não valeu a pena antes de ele aparecer. No segundo (e isso pode ser um spoiler para quem não leu...!), ele resolve ir embora após uma crise de oh-Bella-sou-muito-perigoso-para-você, e ela entra em depressão por vários meses, chegando a se jogar de um penhasco porque quer ouvir a voz de seu querido Edward (não lembro direito, mas acho que é porque ela ouviu a voz dele quando estava em situações de risco...)

Enfim, para mim o problema é que, apesar de ser obviamente uma relação nada perfeita, ela é mostrada sob uma luz super doce e meiga - e já perdi a conta das vezes em que li fãs dizendo que gostariam de estar no lugar da Bella, que ela é incrivelmente sortuda, e que Edward é o homem dos sonhos de toda garota. (porque, aparentemente, o fato do cara ser bonito faz com que elas esqueçam de que ele tem certos problemas de possessividade - apesar de que até já vi fãs falando que acham linda a superproteção do Edward).

Mas, bom, sobre as ilustrações: achei realmente bonitas, principalmente a primeira capa!

Eu li Crepúsculo e lua nova...e amei!!!
Eu até achei bom a autora não ver muitos filmes sobre vampiros, porque iria influenciar sua história e eu gostei mais ainda por serem "vampiros diferentes". No começo eu comparava com Vampire Knight, há algumas semelhanças.
Eu estava ansiosa para ver um comentário sobre crepúsculo no blog, mas depois disso acho que nem deveria ter sido feito, com uma crítica tão sem base, já que nem leu o livro.

Léia, é chato quando as pessoas não concordam com a gente, não é? Se eu tivesse lido e gostado, você acharia ótimo o fato de ter feito o post para falar das ilustrações? O nome desse tipo de reação é fanatismo. Pare e pense, eu critiquei o livro? Critiquei, sim, a entrevista com a autora e coloquei o link. Por conta desta entrevista, disse claramente, qualquer vontade de ler os livros desta autora foram embora.

Ah, eu sempre acho engraçado autores e autoras que dizem não ler/assistirt outros autores para não se influenciar. Fica tão bonito posar de genial, só que é um papo tão, mas tão vazio, até porque, no fim, você está trabalhando em cima de idéias semelhantes. O que muda é que os vampirinhos dela não são maus (*ela disse na entrevista*) e o protagonista se agarra à virgindade para não perder sua humanidade... Sei, sei...

Pedro, eu não leio livros para mudar minha vida, não. Leio por vários motivos, de passar op tempo a cumprir com algum dever, mas para ter uma experiência de mudança de vida (conversão?) não é o caso. :)

Mas é aquilo, com tantos livros que eu quero ler, eu dispenso alguns. Como disse, esses eu passo. Não sou público alvo, me desgostei de saída com a autora, então, não vou insistir.

Só que posso repetir o qeu disse do Código da Vinci: se alguém me der de presente, eu leio. Ninguém me deu e gastar meu dinheiro eu não vou. De repente, eu até olhe o filme, como fiz com O Código, mas curiosidade eu não tenho.

Sylvie, os possessivos são os mais fofos para muita gente. ^_^ Daí um dia (*na vida real*) pegam a arma e dão um tiro na namorada quando ela não quer mais "ser protegida" por ele... Já viram o filme, né? Agora alguns outros comentários fazem sentido.

Just Anne, não se preocupe com o final de Orgulho & Preconceito, não.

E pessoal, divirtam-se com a leitura dos livros. eu não li e não vou ler, mas isso não estraga o prazer de ninguém. É um sucesso, continuará assim por muito tempo. Os filmes virão e mangá/quadrinho para mim é coisa mais que certa.

Eu já li todos os livros da Stephenie e a acho uma autora muito boa. Ela consegue captar alguns detalhes da essência humana de maneira cativante e os livros dela são viciantes.
Eu a acompanho desde o início do ano e ela realmente não assiste filmes com a classificação "para maiores de 16 anos", como já comentou várias vezes em entrevistas. Nunca consegui descobrir se é só de terror ou de qualquer tipo. Agora, eu vi entrevista com o vampiro com 10 anos, poxa vida XD Mulher doida.
Na série Crepúsculo, pelo menos no início dela, eu a vejo como um pouco inexperiente. São os primeiros livros dela e tudo o mais. A relação entre o Edward e a Bella é doentia ao ponto de me fazer ter ATAQUES de raiva com os dois. Meu personagem favorito é o Jacob, melhor amigo da protagonista que sofre pelas burradas dela.
Enfim, o livro vale a pena como diversão. É uma história legal e a forma como ela reconstrói os vampiros é bastante interessante.
Eu recomendaria que tentasse ler The Host quando pudesse. Nesse livro, ela exibe uma maturidade maior. O livro é classificado nos EUA como para adultos e realmente deveria ser assim. Ele trás uma reflexão mais profunda sobre o que estamos fazendo e trata de maneira sutil algumas questões importantes como o abuso de poder e a generalização. Tudo isso usando o artifício de uma "invasão alienígena". Enfim, os alienígenas dela são diferentes do comum, assim como os vampiros.
Eu acredito que os leitores mais jovens dela não tenham captado exatamente o que ela quis passar com The Host e por isso tem menos barulho sobre ele (também o fato de só ter em inglês e ter sido lançado em Abril ajudam).

Enfim, as imagens são belíssimas mas esse site nem tem todas!! Tem umas dos outros três livros que são mais bonitas, como a Jane, a pequena Vampira ou como o próprio Jacob mais velho.

Olha, metendo meus dois tostões na conversa:
Eu acompanhava um quadrinho italiano chamado Dampyr. Era ótimo. O ponto é que ele acabou sendo cancelado no Brasil, enquanto ele faz sucesso na Itália e nos Balcãs.
Sabe qual a minha teoria para o fracasso desse material no Brasil? Ele fugia de toda forma dos clichês pós-anne rice ou dos materiais góticos, porque operava por dois princípios simples: 1) se a mídia coloca vampiros vestidos de preto, o mais natural para um vampiro é NÃO se vestir de preto – por que dar na cara somando seu comportamento a uma imagem que todo mundo associa a vampiros? 2) Vampiros vivem em lugares onde morre gente pra caramba, e por isso mesmo ninguém daria como estranho a aparição de cadáveres pelos cantos. Ou seja, lugares com guerras crônicas, como a África, ou lugares dominados pelo crime organizado, como a Rússia (tenho certeza que o Brasil entraria na lista). Logo, de modo geral vampiros andam armados, porque seu disfarce é ser mercenário ou gângster. O charme da série era esse, ir contra a corrente.
Só que aí a porca torce o rabo. O público que quer ler materiais de vampiros infelizmente quer ver a mesma coisa de sempre – tem uma expectativa quanto ao tipo de personagem. E contrariar essa expectativa não foi bom para a revista por aqui.

as ilustrações são batutas!!! (o traço lembra Beck também).
acho que mesmo livros infantis devem ter alguma referência ou estudo do tema mais decente. (adolescentes em diante mais ainda)
Artemis Fowl, que saiu mais ou menos na mesma época de Harry Potter falava sobre fadas, tecnologia e uns outros seres. Não era exatamente como nos contos comuns, mas ao menos no próprio livro tinha a comparação do que a gente conhece com a fantasia que a história apresenta.
se a autora não gosta de assistir ou ler sobre vampiros, podia pelo menos estudar um pouco, ler uma wikipedia da vida sobre o assunto. Fica feio escrever simplesmente "não assisto, não leio, não me importo...." Ter uma opinião mais bem formada, embasada, daria mais segurança pra essa entrevista, e quem sabe até vontade de comprar o livro.

Já li Crepúsculo e o comecinho de Lua Nova, eles realmente lembram aqueles shoujos onde a protagonista é insegura e com problemas e tudo muda quando conhece o cara mais lindo da história que vai mudar sua vida... Mas realmente o romance de Bella e Edward muitas vezes cansa e depois de ler a entrevista com a autora algumas coisas se esclareceram. Mas o livro atinge seu público alvo, li o livro emprestado de uma amiga e todas as garotas que eu conheço e que leram amaram o livro: "Ah o Edward é tão fofo *-*", "Ahhhh! Eu queria um Edward pra mim *¬*"...em geral os comentários delas são esses ou parecidos.
Mas a leitura até que diverte apesar das falhas na história mas como ando ocupado e tenho outras coisas melhores para ler provavelmente só lerei Lua Nova ano que vem quando tiver tempo.

Existem várias classificações mas o que ela citou (Entrevista com o Vampiro) é R-rated (18 anos) nos EUA.
http://www.boxofficemojo.com/alltime/weekends/mpaa.htm

Alias, uma parcela enorme da população americana que é a favor de casamentos gays está culpando os mormons pela Proposition 8 ter passado na California. Está acontecendo muito backlash com os famosos que seguem essa religião e embora ela provavelmente n vai ser muito prejudicada (a popularidade dos livros dela são gigantescas e com o filme saindo em breve qualquer polêmica sera ofuscada) muitos estão com raiva dela. Alias, ouvi pessoas se referindo a ela como a "Sarah Palin da literatura" e achei hilário embora, claro, exagerado ;D.

André, queria uma das suas fontes sobre a culpabilização dos mórmons pela proibição do casamento gay na Califórnia (*se ainda fosse no Utah*). eu não li nada sobre isso e um amigo que lá reside e é gay, casado em Massachussets (*acho*), passou a seguinte informação de uma pesquisa de boca de urna:

* 72% of black women voted Yes.

* 51% of Latin men voted Yes, while 54% of Latin women voted No.

* The majority of voters (66%) ages 18-29 voted No, while the lion's share (57%) of those age 65 and older voted Yes.

* Higher-educated voters who had completed college or post-graduate studies voted No, 54% and 64%, respectively.

* Voters who had a high school degree or some college under their belts voted Yes, 52% and 53%, respectively.


Segundo ele, os maiores responsáveis pelo "sim" (*seria o voto pela proibição*) seriam mulheres negras (*que saíram para votar em massa em Obama*) e homens latinos.

No mais, a história da censura: Drácula também era para maiores de 18 anos? Poorque ela diz que não assistiu, nem leu. Acho que ela estaria mesmo dizendo que só assiste filmes censura livre.

Oi Valéria td bom?
Aqui é o joão vitor de Vitória ES. Eu ñ tinha lido a entrevista q vc mencionou, mas depois disso fiquei chocado.......ainda tenho vontade de visitar a obra. mas agora tô com medo de ser q nem Vampire Knight, q prometeu muito e depois de ler os 6 volumes publcados ñ consegui entender pq faz tanto sucesso.

deposi do seu comentário deixei Twilight lá pro final da minha lista............rsrsrs

os desenhos tao lindos!;D
naum li seu post pq tive medo q estive cheio d spooler!
(tem spooler no post?!)
e eu so li o 1° livro d serie e amei!^^~~ entao prefiro ler tdos e tirar minha opniao sozinha....

Yuna, é mais fácil achar algum spoiler nos comentários. Nos posts, não tem nada. Lembra que eu disse que não li os livros?

agora q vc me garantiu q naum tem spoolers li seu post, valeria!^^~~

Olha igual vc...fiquei com o peh atras quando soube q ela era mormon...tenho vizinhos mormon e alguns antigos bons amigos e sem preconceitos mas eles sao um pouco complicados de lidar...mas eu já tinha começado o livro e estava encantada com a historia...mas ficava noiada sempre q lembrava d religao dela...pode ate me chingar quem ler esse comentario mas eu convivi o suficiente pra dizer q tdos os mormons q conheci eram complicados...entao resolvi me liberta das minhas más impressoes com as pessoas dessa religiao e ver o quanto o livro podia me divertir...ja tinha comprado ele neh!^^' e me encantei...eh lindo! Os sentimentos d Bella sao lindos...e Edward eh surreal...
Agora acho Meyer mto complicada d vida! Acho q vc sabe q ela estava escrevendo o 5 livro entao quando caiu na net ela ficou emputecida e disse q naum iria mais lançar mas a alguns dias voltou a tras e disse q vai terminar mais pra frente... achei maior infantilidade dela! Atualmente quase tdo cai na rede antes d sair oficialmente e ngm morre por isso e tdo mundo iria comprar a versao final do livro do msmo jeito naum vi motivo pra tamanho escandalo... acho q as pessoas deviam simplificar a vida...
bom d tda forma... ela me pegou com jeito! vou ler tdos!hasuhaush

sobre o livro..oq se pode dizer dele? é um romance fofo, um shoujo de primeira( naum pq tem muita profundidade sobre os personagens...mas por conter elementos bem cliche^^)tipo,quando eu fiquei sabendo do livro e vi os comentarios eu disse" eu nunca vou ler um troço desses...rsrsr"bom, tava la em casa sem fazer nada...ai eu disse: ta vamu ver no q dá....eu comecei a ler e falei: essa muie adora shoujo, isso é roteiro de manga...e ela com certeza ja jogou rpg...eu sou fa de vampiros do tipo tradicional(fa da anne rice)mas o livro diverte, se ela queria fazer um romance bem doce e meio impossivel pra adolescente, bem ela consegiu^^ eu li os 4 livros da serie e o capitulo naum publicado( a historia pelos olhos do edward) e to esperando o filme. pra quem naum curte shoujo( daqueles açucarados) naum leia. pra quem quer so se divertir( q nem eu) leia . tem hora q da raiva pelo jeito grudento do edward, o jacob é muito fofo^^( o lobisomen=p)e no ultimo livro eu acho q ela leu e viu filme de vampiro sim...kkktem muito sangue e sim me fez ficar tensa em um capitulo....mas bem, naum tem profundidade e os vampiros são meio q preto e branco...eu gosto mais do conceito de q por naum serem humanos naum tem q se prender a bem e mal..mas va la...a minha nota pros livros? diversão:10
personagens:10
aventura:10
profundidade e desenvolvimento:7
bom é isso
bju a todos e naum percam tempo discutindo sobre o certo e errado nem sobre o bom e ruim. como tudo na vida, isso é relativo
^^
\o\

Ahh depois de tantos comentários, decidi deixar minha opinião também ^_^...Realmente depois de achar a entrevista da autora, isso tirou um pouco a graça da coisa (acho que porque ficamos com uma certa ansiedade para conhecer a cabeça por tras da obra, que acabamos ficando decepcionados, quando essa cabeça não mostra algo igual ou superior ao que esperamos, e com isso acabamos por crucificar a obra também U_U). Nesses casos eu costumo dar a cara pra bater e pagar pra ver se posso estar certa ou não se o livro não presta mesmo (ja que pra mim na altura do campeonato, tudo parece uma m..., a unica supresa que posso ter nesses casos é acabar lendo o livro e realmente ele ser um BOM livro ^_^).No caso de se tratar de vampiros, ja temos mesmo uma imagem enraizada de como todos os segmentos nesse sentido se fazem, até mesmo pelas obras ja escritas e pelos fatos históricos que tambem temos aos montes por ai, e é muito dificil fugir disso..mesmo que "escrever" te ofereça a liberdade de inventar e quebrar barreiras. Nesse ponto eu me agradeço, porque acabo tendo surpresas como Twilight e suas sequencias (que ainda estou lendo) .. é muito bom poder encotrar no livro um universo não menos sanguinolento que a origem dos seres "vampiros", mas o lado humano desses seres que na maioria das vezes não são tão explorados. Vi similaridades com Vampire knight sim, mas o manga ainda é mais denso,e o filme passa a sensação de ser mais leve que o livro..Mas em todos os efeitos, o resultado final é muito bom. Adorei também as imagens, ficaram muito boas, me deixaram ansiosa com um possivel manga com esse tipo de arte e história, e acabei achando na net uma montagem de fans de como poderia ser um anime de Twilight, (montagem pegando cenas de outros animes, mas que ficou otimo) não sei se pode-se postar link aqui nos posts, mas se puder ja vou disponibilizar, se não, perdão ta Valéria ^^.. ta ai o link:: http://anime.es/anime-no-oficial-amv-de-twilightcrepusculo/
Se realmente aparecer o manga e este for seguindo a linha dos desenhos e do livro, no mínimo ficará lindo ^_^... O filme também me agradou, deu pra visualizar bem o que o livro passa, e como um amigo meu comentou " é ate engraçado ver vampiros bonzinhos e de branco, tentando ser uma exceção e viver a vida de forma socializada e tal... e ainda serem montros.. na vida real temos mostros piores vivendo assim... deixemos eles tentarem também"..

Achei série uma obra profunda, o problema que tenho observado é que tem muita gente que nãohavia lido nada antes, simplismente não gostava de ler, quando lê Crepúsculo extrapola nos elogios, na histeria. Dependendo do seu conteúdo é uma leitura que te faz sentir as emoções passadas com muita facilidade, vale a pena você ler e depois julgar.

Olha só, eu também não sou muito fã da autora não, mas só por que vc não gosta dela é que deixar de gostar dos LIVROS dela.eu já li todos e adorooooooooooooo,já assisti os filmes e pretendo assistir os próximos, depois que li os livros, mudei totalmente a minha perspectiva de ver as coisas, eu te acoselharia a ler, pq tenho serteza, não vai ser desperdicio de dinheiro, mas se não for ler, voce nunca vai saber como eu me senti!, pois então não leu ate agora? não sabe o que está perdendo!,passar bem, a proposito eu amo bella e edward!!!!!beijinhos, a garota do blog!!!!

Kamilla, estou meio fora da faixa etária. Tenho o primeiro livro, simplesmente não cosnegui passar da página 80. Deixo o Edward e a Bella todinhos para o pessoal com menos de 25 anos. Eu posos passar sem eles. ;)

Related Posts with Thumbnails