terça-feira, 4 de novembro de 2008

Dois Pesos e Duas Medidas


Notinha da Folha de São Paulo de hoje, coluna "Outro Canal", comentando a forma diferenciada com que o Ministério Público trata Globo e Record. Eu acrescentaria aí o SBT. Mulheres Apaixonadas é "censura" (*sim, falamos de censura, classificação indicativa é eufemismo*) 10 anos, já Smallville só pode passar tesourado, assim como os animes. Já comentei várias vezes sobre isso, o último post está aqui. Todos os programas citados na nota são LIXO na minha opinião (*Sim, novelas do Sr. Manoel Carlos são lixo para mim*). Mas é aquilo, a Globo pode, as outras não podem. Eis a nota.

PESOS E...
Em despacho publicado ontem no "Diário Oficial" da União, o Ministério da Justiça confirmou a reclassificação de "Mulheres Apaixonadas" como imprópria para menores de 10 anos, como a Globo queria.

...MEDIDAS
No mesmo "Diário Oficial", o ministério negou classificação livre para o "Programa da Tarde", da Record. E reclassificou o "Show do Tom" como impróprio para menores de 14 anos.

CABEÇADA
Ao contrário do que o Ministério Público Federal diz, o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr., afirma que não recebeu recomendação para voltar atrás de decisão que autorizou as TVs a descumprirem a classificação indicativa onde não há horário de verão.
Mais no Jornal de hoje (05/11).

Ministério obriga Record a mudar programa

"O Melhor do Brasil", exibido pela Record aos sábados, das 16h às 20h30, terá que mudar. Ato do Ministério da Justiça, publicado no "Diário Oficial" de ontem, o reclassificou como impróprio para menores de 12 anos. A rigor, a partir deste sábado, as gincanas apresentadas por Rodrigo Faro só poderão ir ao ar após as 20h. É a medida mais drástica já tomada contra um programa de auditório.

Ontem à tarde, o departamento jurídico da Record estudava as sanções em caso de desrespeito à determinação. A emissora vai recorrer e não descarta apelar à Justiça comum. "Estão tentando acabar com a liberdade de expressão e de escolha", reagiu Alexandre Raposo, presidente da Record.

O ministério reclassificou "O Melhor do Brasil", antes livre, porque viu nele "linguagem metaforizada, obscena e chula", além de "conteúdo sexual, valorização da beleza física e/ ou do corpo como condição imprescindível para uma vida mais feliz e/ou para a aceitação social". Considerou ainda "como agravantes" a exposição de "minorias políticas (mulheres e homossexuais) a situações humilhantes e degradantes".

O órgão provavelmente se refere a um quadro em que atores têm que adivinhar se determinada pessoa é gay, casada ou solteira. "O programa não tem nada de impróprio. Ainda que tivesse, que se reclassificasse apenas o quadro. Isso é radicalismo", disse Raposo.

1 pessoas comentaram:

Que bom saber que não sou o único que detesta as novelas do Manoel Carlos. Não o menosprezo 100%, pois acho que ele daria um ótimo autor para minisséries ou filmes eróticos (gostei de Presença de Anita).

Mas Manoel Carlos escrevendo novela das 8 "pra familia", não dá pra engolir mesmo!!! Acho ridículo ver pessoas que, inegavelmente, gostam de uma "sacanagem" mas não tem coragem de admitir e ainda tentam se passar por moralistas.

Desculpe se esiver sendo desinibido demais.

Related Posts with Thumbnails