quinta-feira, 27 de novembro de 2008

W.I.T.C.H. só na banca



Não comento nada aqui, mas sou assinante de W.I.T.C.H. Hoje recebi a última edição avisando: "Prezado assinante (*engraçado o masculino aqui... mas é o tal universal neutro*), sua assinatura de W.I.T.C.H. terminou e a revista não está mais disponível pelo sistema de assinaturas. Este é o motivo pelo qual você está recebendo seu último exemplar de assinante sem qualquer convite de renovação. Mas a não vai terminar, não! Vai continuar todo mês nas bancas [...]" Não sei desde quando cancelaram as assinaturas, porque a minha era de dois anos.

A revista não acabou, não é isso que digo, mas suas vendas enormes caíram abaixo do que permite a assinatura para os padrões de uma Abril que é de 80 ou 60 mil exemplares. Não sei bem. Vejam que não estou comemorando, não é isso, mas dizendo que a revista perdeu seu poder de atração ou novidade. Seu público, e eu tenho todos os exemplares desde o primeiro, é de meninas de 8 à 13 anos em média, são as que colocam as idades na seção de cartas. Ou essas meninas estão lendo outras coisas (*Mônica Jovem, talvez, ou mangá*), ou deixaram de ler quadrinhos, o que é muito triste. Mas W.I.T.C.H. vinha decaindo, os roteiros ficaram mais fracos depois da primeira saga e o mau hábito de mudar de desenhistas muito bons para outros nem tanto pesava na qualidade das histórias. Não comprarei mais, a assinatura era por pura inércia, pensando em algum estudo ou em uma possível criança.

15 pessoas comentaram:

Monic Jovem... acredite, ninguem está lendo esta aberração.

Olha, André, a gente pode não ler, mas a revista está esgotando. Das últimas vezes que fui até a cultura, o que mais me chamou a atenção foram as meninas de sete, oito anos sentadas no chã e lendo Mônica. Não é muito sensato subestimar as evidências.

Concordo que Mônica Jovem é uma PORCARIA. Pode estar vendendo bem mas que é PÉSSIMA, isso é. Com certeza é o "efeito novidade" (até amigos meus compraram o número 1 de curiosidade) mas já já as pessoas se cansam. As vendas vão cair vertiginosamente sem a menor duvida, assim como aconteceu com Witch (que tinha muito melhor qualidade alias). Há não ser que melhorem e muito a qualidade do roteiro.

Alias, quanto a WITCH, lembro que quando saiu TODAS as garotas da minha sala de aula (eu tava no Ensino Fundamental na época) liam religiosamente e a revista era um verdadeiro fenômeno. Até hoje quase toda garota que tinha 10, 11 anos na época que a revista saiu lembra de comprar ela no incio. Só que isso durou 1 ano e todas moved on.

Tenho assinatura de WITCH faz pelo menos 4 anos, 5, talvez. Logo, o sucesso das vendas durou mais do que um 1 ano que voc~e se recorda.

De novo, é preciso lembrar: Não gosto? É ruim? Mas vamos respeitar as evidências.

As meninas do terceiro ano que peguei este ano, eram as mesmas que liam WITCH quando as conheci na 7ª série. O que elas lêem agora? Não sei.

Essa Monica Jovem vendendo... onde esse mundo vai parar. ;(

Pelo menos agora o Mauricio escapa da falencia.

Mas o pessoal assiste Malhação, então não devia ser surpresa mesmo. LOL.

Não ignorei nenhuma evidência, só dei minha opinião. E assinaturas não acabam assim que a circulação cai, por tanto o fato da sua assinatura ter durado 5 anos não significa que a revista tenha sido um sucesso durante 5 anos. O primeiro ano a revista superava 130 mil cópias de circulaçao e 1 ano depois já estava em 60 mil.

Olha eu comprava tudo (literalmente) até os especiais,isso foi quando eu estava la na 8º ou 7º série.Mas parei assim que comecei a comprar mangás '-'.Entrei nesse ramo e percebi que era muito mas muitooo mais superior e parei.Eu só comprava mais por causa dos brindes mesmo ¬¬,ah inclusive parei de comprar smack no mesmo tempo tambem.

WITCH me gustaba muchísimo, la compraba el día exacto en que salía un nuevo número. Pero hace bastantes años que dejé de comprarla por los motivos que dices: cambios constantes de dibujante (habia capitulos que se notaba muchisimo) y, por supuesto, lo mucho que se lia la historia. Conservo los números 1 a 12, la saga 1, porque es la mejor y la buena. A partir de entonces la revista se hace más infantil (no, no es que yo creciera).

Siempre sentí curiosidad por seguir leyéndola y saber qué pasaba, pero curiosidad, no me compraría los libros-comics que recopilan los nº.

As evidências falei para Mônica, André.

Mas no caso das assinaturas, para não permanecerem, é porque as vendas caíram abaixo daquilo que a editora considera satisfatório.

Mas quanto a opinião: quem expressa publicamente sua opinião, está sujeito a tê-la aceita, ignorada, discutida ou contestada. Isso não é ofensa, é o risco que a gente corre.

Aliás, tive um problema aqui dia desses exatamente por isso. Se eu não comento, não dou bola, se comento, estou desrespeitando as opinões...

Pelo que estava nos jornais hoje, os tres primeiros números venderam mais de 500 mil cópias.

Pelo menos por agora, o produto encontrou o seu público.

Pelo que estava nos jornais hoje, os tres primeiros números venderam mais de 500 mil cópias.

Pelo menos por agora, o produto encontrou o seu público.

Pior que tem gente lendo essa aberração, muita gente. Acredito que o fator "curiosidade" é bem forte agora, vamos ver daqui a um tempo.

Nada contra uma versão da turma da Mõnica mais velha, acho que todo leitor da turminha imaginou isso. Mas aquilo não é nem turma da Mônica e nem mangá. A série usa os clichês mais horrorosos do mangá, coisa que funcionaria se ela não se levasse a sério... mas o pior que leva.

Eu sempre tive curiosidade de ler Witch, já me falaram que é muito bem feitinho. Pena saber que chegou nesse ponto.

Oi Valéria !
Eu não comento muito no seu blog mas com esse assunto eu não poderia ficar calada.

Eu comprei a witch desde o lançamento (eu estava na quarta série) e comprei até a edição 50 e pouco , quando eu estava no meio da sétima série.
Agora estou no primeiro ano.

Eu parei de comprar quando vi que não valia mais a pena , a história e o traço tinha decaído muito e os brindes se tornaram vagabundos e repetitivos.
As matérias que falavam sobre magia , esoterismo e meio ambiente que davam destaque a revista foram deixadas de lado e foram trocadas por reportagens de Harry Potter, moda e roupas.
E a witch acabou virando mais uma capricho da vida.

E parece que eu não fui a única a perceber isso.

E sobre a turma da mônica....não tá ruim assim ! O problema é que ela não atingiu o público alvo.
Mas acabou virando uma febre para outros.

bjs ^.~

Eu levei em conta o público-alvo ao dizer que é ruim.

W.I.T.C.H. eu li muito pouco e vi apenas alguns números numa fase que estava mudando o Oráculo, ou alguém parecido com isso. De modo geral achei as histórias bem desenvolvidas e jovens. Coisa que a Turma da Mônica não é.

O problema dessa nova turma da Mônica é que, embora feita para fisgar o público que teoricamente cresceu, continua a oferecer a mesma ingenuidade dos gibis tradicionais.

Eu não vejo nenhum crescimento (além da altura) dos personagens. E realmente abusam de todos os clichês dos mangás, principalmente os estilismos gráficos.

Quando anunciaram que as novas aventuras seriam no estilo mangá eu sinceramente pensei que mirassem o modelo das boas histórias e, sobretudo, com um conteúdo novo.

Muitas dessas histórias novas poderiam ser publicadas com o visual antigo que daria na mesma.

Por enquanto vale mais comprar as edições especias da Tina. Essa sim apresenta histórias mais interessantes.

Related Posts with Thumbnails