quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Ranking da Taiyosha



Estou publicando com atraso o ranking da Taiyosha, esta semana está corrida, com a recuperação no trabalho (*Colégio Militar*) e a visita de uma amiga que recebeu uma premiação do MEC por conta do seu projeto com uma Gibiteca Escolar (*Natania, você é nota dez!*).

Desta vez, temos dois shoujo no top 10 geral, Kimi ni Todoke, em primeiro, e Five, em décimo. São os dois primeiros colocados no ranking de shoujo mangá. Em terceiro, temos Kaze Hikaru, mangá histórico (*Revolução Meiji*) que faz muito sucesso no Japão. Eu tenho dois volumes da edição da VIZ e embora ele tenha tudo que eu costumo gostar (*fundo histórico, heroína travestida que busca vingança*), não consegui ter empatia pela série. A minha sensação é que falta (*um traço mais clássico ou realista*) ou sobra (*piadinhas que não combinam com a narrativa densa*) alguma coisa. Junjou Romantica vem em shoujo, daí, não sei se é erro da Taiyosha, ou porque a série é enquadrada como shoujo mesmo (*vide revista na qual foi publicada*), mas não quero voltar à discussão, que já fiz antes, de que BL/Yaoi é subgênero do shoujo e não um gênero separado. Depois temos figurinhas fáceis que sempre visitam o ranking em 5º, 6º e 7º. Já os três últimos, são séries em ascensão.

Em Josei, Seito Shokun fica em primeiro pela terceira semana seguida, na verdade, o 1º e o 2º lugar foram mantidos. Os Harlequin parecem não querer sair do ranking este mês e ocupam três posições, só um é novidade. Nodame retorna ao ranking, exatamente porque os Harlequins começaram a sair, e outros títulos, como 1/2 no Ringo, permanecem. As duas grandes novidades são o 3º, o 4º, e o 7º lugares. Diamante tem uma capa curiosa, pois é uma gueixa (*suponho e ela está sozinha na capa do nº1*) dançando com um home com uma peruca ao estilo do século XVIII. Sobre o que será este mangá? É histórico? Já o 7º, pensei que fosse Harlequim, mas não é. Não lembro de vê-lo em outros rankings.

SHOUJO
1. Kimi ni Todoke #8
2. FIVE #10
3. Kaze Hikaru #25
4. Junjou Romantica #11
5. Switch Girl!! #7
6. Cosplay☆Animal #10
7. Honey Hunt #4
8. Strobo Edge #4
9. Ojou-sama wa Oyome-sama #4
10. Hadashi de Bara Fume #3

JOSEI
1. Seito Shokun!Kyoushihen #16 
2. Patieserie MON #9
3. 888 #4
4. Diamante - Tenryou Hana Karuta #4
5. Nodame Cantabile #21
6. Itsuwari no Princess
7. Sweet Home Harem #8
8. Namida ga Kareru made
9. 1/2 no Ringo #12
10. Sennen no Ai wo Chikatte

3 pessoas comentaram:

Já esperava Kimi ni Todoke em primeiro dos shojos (resta saber como estará na Tohan).

Série muito bacana, merece o sucesso que está conseguindo. =D

Bem, a história de Diamante se passa no Período Edo. Na verdade, quem está na capa do mangá é uma cortesã de um bordel de Maruyama (em Nagasaki).
O mangá conta a história de uma garota chamada Kana que tenta provar a inocência do pai que foi preso por comercializar moedas falsas. É uma história de intrigas com fundo histórico. Os bordéis de Maruyama também são historicamente famosos. Parece interessante.
http://www.gentosha-comics.net/genzo/comics/diamante/index.html#03

Moss. Kimi ni Todoke está em primeiro no ranking da Tohan tb. Eu vou postá-lo hoje.

Roselaine, obrigada por explicar. :D Você é uma das colaboradoras mais valiosas deste blog. ;)

Related Posts with Thumbnails