domingo, 21 de junho de 2009

Final do WCS 2009 Brasil Comentada



Eu moro em Brasília, vocês que freqüentam o blog sabem, e estava em casa ontem, logo, não assisti a final do WCS. Mas contactei uma grande amiga (*que espero conehcer pessoalmente este ano, quando voltar a visitar São Paulo*) que assistiu o evento e pedi que fizesse um relato detalhado da final. A Mickey aceitou gentilmente. Então, segue o texto contando como foi e o que aconteceu na final do WCS Brasil 2009 que deu a vitória à dupla Renan e Geraldo, que encarnaram as personagens Brooke e Franky de One Piece. Quem quiser comentar o texto da Mickey, é só entrer em contato com ela no Twitter.

Teatro, dança, canto, bonecos gigantes, cenários que se transformam, tiros, fantasias e muito, muito papel picado passaram pelo palco do Espaço Hakka, localizado no bairro da Liberdade em São Paulo, entre o fim da tarde e a fria noite do sábado dia 20 de junho. Era a Etapa JBC Brasil do World Cosplay Summit, um espetáculo e tanto protagonizado por 14 das 15 duplas vencedoras de seletivas realizadas desde o ano passado de norte a sul do país.

O evento se iniciou dentro do horário previsto: para animar, primeiro algumas apresentações de animekê. Logo em seguida o público conheceu os apresentadores Caren Utino e Kendi Yamai e também o corpo de jurados que contava com figuras conhecidas no meio: Pablo Miyazawa, Sônia Luyten, Rafael Losso, Renata Takahashi, Laura Faermann, Arnaldo Oka, Marcelo Del Greco, Victor Kobayashi e Naoaki Uchiyama. Também foi apresentado o colorido desfile de Moda Harajuku e então, começou a parte que realmente fez com que todos estivessem ali.

As apresentações seguiram a ordem de realização das seletivas, começando por Gabriel Niemetz (Hyoga de Toalha) e Jéssica Campos (Pandy), que conquistaram em 2008 o campeonato mundial. A dupla apresentou uma bela encenação de 'A Viagem de Chihiro' fazendo diferença em não se fantasiar dos personagens mas, sim, manipular cenários e bonecos, incluindo uma Yubaba gigante, tão impressionante que causou a primeira grande onda de exaltação da platéia ao entrar no palco.

A segunda dupla era a de Alessandra Fernandes (Aino) e Petra Leão que entrou no palco como Kaneda do anime Akira montado em sua moto, uma nova onda de exaltação da platéia começou quando houve uma falha no áudio e a apresentação se reiniciou. Logo Alessandra surgiu como Tetsuo e por fim a dupla saiu aplaudida de pé por boa parte do público.

O primeiro número de dança da noite foi encenado pela dupla de Marah Suely e Paulo Roberto, animando a plátéia ao encarnar personagens de One Piece. Seguidos pela quarta dupla Caroline Baranzeli e Tiago Diemer apresentando Final Fantasy 10.

Para fechar o primeiro bloco de apresentações, a quinta dupla, Leandro Cardoso e Nathália Lélis, impressionou o público ao cantar AO VIVO a música tema de Mononoke Hime. Só prá esnobar, Leandro, como Ashitaka, também tocou um pouco de flauta.

Houve uma pequena pausa para exibir o trailer do documentário "Japão Pop no Brasil", que será exibido pela TV Cultura de São Paulo no próximo dia 02 de julho. Laura Faerman, a diretora do documentário subiu ao palco para falar a respeito.

Voltamos às apresentações com as irmãs Karime e Yasmine Cruz que levaram ao palco personagens de .hack//G.U. - Vol.1 Rebirth (ufa!). Seguidas pela dupla Elília Rocha e Ítalo Félix, interpretando Angewomon e Angemon respectivamente. Essa apresentação exaltou novamente a platéia não só pelas fantasias impressionantes como pela interpretação de Elília ao levar um golpe que doeu na platéia. Em seguida, Ariana Caiado e Bruna Ribeiro saíram de gigantes caixas de bonecas para interpretar personagens de Angelic Layer.

Os irmãos Maurício (Psy) e Mônica Somenzari, campeões do mundial em 2006, fizeram o que sabem fazer bem: usaram de muita coreografia e talco para efeitos em sua, muito aplaudida, apresentação de Final Fantasy.

A décima dupla (que, particularmente, ganhou minha simpatia e eu queria muito assistir) não pode comparecer. Na hora não deram maiores explicações mas, segundo o Cosplay Brasil, Allan Lustosa e Poliana Xenofonte perderam o vôo de Recife para São Paulo. Eles ganharam a seletiva Anime Pan Liga Nordeste interpretando Eternal Sailor Moon e Rainha Neherenia.

Foi dada uma nova pausa para que Júlio Moreno, da Editora JBC, desse o anúncio de dois novos títulos de mangás que serão lançados este ano: Ranma ½ de Rumiko Takahashi e DNA² de Masakazu Katsura. Especialmente Ranma ½ foi muito comemorado pela platéia. Júlio Moreno aproveitou prá dar umas alfinetadas em outras editoras, vender o próprio peixe e prometeu também que haverá outros lançamentos ainda este ano.

A 11ª dupla, Pedro Messias e Vivian Ribeiro, fez uma apresentação muito fofa de Astro Boy, seguidos pela 12ª dupla cuja classificação pela seletiva Mercado Mundo Mix foi um exercício de nervos já que Geraldo Cecílio (Juno) e Renan Aguiar (Mãozinha) tiveram que se reapresentar numa outra data devido a forte chuva que lavou São Paulo naquele dia e cancelou o evento. Eu mesma vi essa primeira apresentação deles dividindo um guarda-chuva com minha amiga de pé, em cima de uma cadeira. Naquele dia, mesmo sob chuva, a apresentação musical muito animada e divertida de One Piece já havia conquistado a platéia, não foi diferente na segunda vez e, na final, parte da platéia já cantava de cor a letra da música composta pela dupla e depois um coro gritava alucinado "Mãozinha! Mãozinha!".

Carolina Micheli e Tamires Fernandes levaram o anime 'Tengen Toppa Gurren Lagann' para o palco e exaltaram a platéia mostrando que têm muito jogo de corpo. Assim como Bruno de Castro (Phoenix) e Gabriela de Lima em sua performance de "Castlevania: Order of Ecclesia", outra cena de luta em que um golpe foi sentido até pela platéia.

A última dupla, eleita pelo público por votação on-line, Amanda Símola e Jeffrey Haiduk subiu ao palco sob o coro de "Jeff!! Jeff!!" para executar novamente sua incrível interpretação de Final Fantasy 6.

Depois de tantas apresentações impressionantes, uma pausa para a apuração dos votos dos jurados ao som da banda J-Squad, interpretando temas de animes e também a música tema do World Cosplay Summit, "Sekai No Choten E" que foi exclusivamente composta para a etapa brasileira do mundial, vou ficar devendo de quem seria a autoria dela.

Depois do show, hora do nervosismo, todos os cosplayers subiram ao palco, se deram as mãos e muito ansiosos começaram a gritar em coro "WCS!". De surpresa, anunciam que este ano há a premiação de um quarto lugar que é logo anunciado e muito comemorado, Amanda Símola e Jeffrey Haiduk. O terceiro lugar ficou com Maurício e Mônica Somenzari e, na hora de anunciar o segundo lugar, a platéia entra em total silêncio, quebrado pelo apresentador. Tal silêncio tinha um baita motivo, todo mundo queria saber como as duas duplas mais aplaudidas se encaixariam naquelas duas posições restantes. E, depois de muito suspense é anunciado o segundo lugar para Alessandra Fernandes e Petra Leão. Infelizmente, não foi um momento de grande alegria e comemoração. Para as duas foi impossível esconder a decepção em ficar em 2º lugar pelo segundo ano consecutivo. Confesso que fiquei um pouco triste por elas, que, ano passado fizeram uma performance encantadora de "A Princesa e o Cavaleiro", a mesma que as classificou para concorrer novamente neste ano.

Alheia a toda a tristeza do segundo lugar, a platéia já gritava pela dupla favorita que então foi anunciada: com 235 pontos, de um total de 250, Geraldo Cecílio e Renan Aguiar! Foi pura festa!

O palco foi liberado apenas para a imprensa. Compareceram equipes da TV Record, Bandeirantes, Play TV, MTV, uma equipe do programa CQC da Bandeirantes e outros aleatórios.

Acho impressionante hoje em dia descrever toda essa cobertura para um evento desse tipo, principalmente se olharmos para trás e lembrarmos de como foram os primórdios do cosplay no Brasil mas, também é muito gratificante acompanhar toda essa história. O show é muito bonito e espero que nunca deixe de lado o play.

Aproveito para agradecer à Valéria pelo convite para escrever este texto e peço desculpas se me prolonguei muito. É a primeira vez que escrevo para um blog e é bem diferente de dar opiniões enxeridas em fóruns por aí, né? Hehe. Mas, espero ter passado algo a mais para quem não pode estar lá. =)

5 pessoas comentaram:

Oi, Valéria!

Importante teu trabalho no Mangá, hein?

Acabei de te passar um email sobre a IV SEMANA DE QUADRINHOS UFRJ, dá uma olhada lá!

Ótima postagem!

Beijos!!!

muito legal o review. ^^

Sinceramente tb fiquei deveras decepcionada pela Dupla Petra e Aino.....2º ano consecutivo é flórida. E só por terem entrado com a moto super fodônica do Kaneda no palco, elas mereciam ter ganho. =/

Mas a dupla vencedora estava bem entrosada e engraçada. Enfim, venceu o melhor.

o/

Só p acrescentar conteúdo.
http://henshin.uol.com.br/wcs/2009/06/17/os-autores-da-musica-tema-do-wcs/

os autores da música tema do WCS brasil.

Que cobertura ótima, a Micky está de parabéns. Pelo que deu para ver pelas fotos as apresentações todas foram lindas.
Fico feliz pq os dois mangás a serem lançados não me agradam muito, fico imaginando a facada, já que Ranma /12 tem cerca de 300 páginas por edição.

Gostei muito do post, esta de parabens

Related Posts with Thumbnails