terça-feira, 27 de outubro de 2009

Okazu entrevista Morishima Akiko



O blog americano Okazu, especializado em Yuri e Shoujo-Ai, entrevistou a mangá-ka Morishima Akiko. É uma conversa interessante entre a Erika e a autora. Morishima Akiko começou desenhando tirinhas e shoujo mangá mainstream, mas como ela diz, sua paixão são histórias de amor entre garotas (yuri) e garotas (não sei se no sentido lesbiano da coisa, ou somente naquela linha "amar o belo").

Acho que um dos pontos alto da entrevista é quando a mangá-ka diz que se não faziam as histórias que ela desejava ler, ela colocou as mãos na massa e fez ela mesma. E começou com doujinshi.
Acredito que isso sirva como regra de ouro para qualquer mangá-ka, escritor/a ou quadrinista. Ninguém escreve ou desenha aquilo que você quer ler? Vá e faça. Se não se tornar sucesso de vendas, pelo menos você ficará feliz. E, quem sabe, exatamente porque mais gente quer esse tipo de material e ninguém publica por burrice, você encotnre o seu nicho. Ganhando dinheiro com o que era somente hobby.

Pensem que o mundo das comics excluiu as mulheres como público e como autoras por quase 50 anos (e que ninguém venha aqui arrotar exceções, pois exceção não é regra) e depois, quando chegaram os mangás, estão se perguntando "onde é que erramos". ainda que alguns continuem persistindo no erro.
Dito isso, não vou traduzir a entrevista, primeiro, porque o Okazu merece ser visitado, segundo, porque estousem tempo. O link para a entrevista é este aqui. Somente em inglês.

1 pessoas comentaram:

muito legal a sugestão de link, ainda mais porque adoro yuri! :)
melhor ainda é a dica da autora de botar a mão na massa e fazer algo novo.

Related Posts with Thumbnails