segunda-feira, 22 de março de 2010

No Japão a moda é o “uniforme de mentirinha”



O Japan Trends e o Japanator trouxeram matérias sobre uma moda que parece ter começado no Japão em 2002, o dos Nanchatte seifuku (なんちゃって制服), ou uniformes de “brincadeira”. Há todo um fetiche em torno do uniforme, que vai desde o gosto por usá-los até o seu uso para conseguir atrair parceiros amorosos e sexuais. Postei aqui uma matéria com meninas japonesas que reclamam que nas suas escolas não se usa uniforme e que isso seria fundamental para tornar a sua adolescência feliz. Enfim, a maioria das meninas japonesas usa uniforme e algumas escolas até permitem a estilização dos uniformes para torná-los mais atraentes, ou o uso de acessórios de marca, coisa que pelos regulamentos deveria ser proibida. Me pergunto se essas escolas não se importam de verem seu uniforme usado por não-alunas, ou vêem isso como propaganda. Há lojas que vendem uniformes de segunda mão para mulheres que até já passaram da idade de usá-los. Vide o plot do mangá Cosplay★Animal (コスプレ★アニマル), que terminou recentemente. A protagonista vestia uniforme colegial e se fingia de estudante para conseguir namorados em idade colegial.

Segundo as matérias as duas lojas mais importantes do setor dos uniformes de mentirinha, a tradicional Conomi, e a mais recente cecile. Mas elas não são as únicas, há outras lojas e usar uniforme sem precisar é uma moda. Alguns uniformes japoneses são bem simpáticos e as meninas ficam muito bonitinhas com eles, mas minha lembrança de uniformes no tempo de escola não é dos melhores. Eu hoje entendo a sua função, e não falo da anulação da individualidade dos meninos e meninas, mas da economia, mas ser obrigada a usá-los é muito ruim. Eu só gostei de um dos uniformes que usei em tempo de escola... e durou pouco, só um ano. Engraçado que o redator do Japanator, que é americano, mostra seu estranhamento em relação aos uniformes, já que as escolas públicas americanas não usam, e compara com o uniforme horroroso que é usado por seus primos australianos, que seria bom se fosse como no Japão, para eles. Eu volta e meia navego por páginas de colégios para ver uniformes e concordo. São bem feinhos os que eu vi.

9 pessoas comentaram:

Eu sempre fui a favor de uniformes. Além da idéia óbvia de não deixar muito aparente a diferenciação de classes econômicas nas escolas, o uniforme era bem vindo pra mim porque não tinha que pensar no que vestir de manhã, era prático, não gastava minhas roupas de sair, etc. Fiz intercâmbio nos EUA e detestava o modo como todo mundo te julgava pela roupa, como os grupos eram estereotipados pelo estilo de se vestir, e a qualidade do que estavam vestindo. Os uniformes no Japão são lindinhos mesmo, mas nunca liguei do uniforme ser calça jeans e uma camiseta de malha com o logo da escola.

com esses uniformes acho que eu não reclamava nãoXDDDDDDD

app: sobre aquele post sobre os comentários, o fato de vc filtrar e tals... acho correto, até eu faço isso! sabe se lá até onde vai a mente humana neh =.=

Engraçado que quando era criança eu tinha muitta vontade de usar aqueles uniformes classicos, com calça social,sapato, camisa branca e gravata, talvez pq era algo distante da minha vida cotidiana.

De qualquer forma os uniformes japoneses ficam muito bem nas garotas.

Curiosa essa moda de uniformes. É a cara dos japoneses. Toda vez que vejo uniformes lembro do que usei. No meu tempo tinha um uniforme feminino chamado jamper. Era um tipo de vestido azul que usávamos com camisas brancas e meias até os joelhos. Era bem bonitinho, pena que foi descartado. Tinha seu charme! rsrsr. Realmente uniformes são mais econômicos e ajudam um pouco a nivelar todo mundo dentro da escola. Em alguns casos, se faz necessário, infelizmente.

lembro que gostava de usar uniforme por nao ter que me preocupar com o que vestir..isso no EF. No EM, em Recife, nao tinha uniforme, mas depois colocaram uma camisa polo.. no inicio nao aceitei a ideia (um dos motivos era por causa do tecido, que era quente para o nordeste), mas depois que voltei pro Sul vi que era bom pq no colegio para o qual eu voltei era um verdadeiro desfile de moda ja que nao era obrigatório para o EM, só nas aulas de Ed. Fisica...

mas acho que tudo depende do estilo do uniforme.. esse colegio do sul remodelou o uniforme e ficou muito legal, dando gosto de usar :)

Infelizmente no nosso país uniforme é algo realmente necessário. Na minha cidade o município dá 3 mudas do uniforme para os alunos, tem muita gente q mal tem dinheiro para comprar roupa e já vi gente usando uniforme escolar em pleno fim de semana. Em escolas particulares eu acredito que o uso de uniforme é supérfluo, uma professora da faculdade costumava dar aula na escola mais cara da cidade, quando eu perguntei pra ela pq as filhas dela não estudavam lá já q o ensino de lá é de longe o melhor do município ela me repsondeu q não queria q as filhas estudassem em uma escola aonde sentiriam o abismo social ao estudar com gente q vai para o exterior como quem vai à cidade vizinha.
Sinceramente, os pais deveriam pesquisar melhor aonde colocam os filhos para estudar quando os colocam em uma escola particular. Nem sempre a melhor escola é a melhor escola pra gente, não é pq o uniforme é igual que o bullying não vai existir, sempre vai ter alguém pra te lembrar que o seu tênis está surrado e a sua mochila não é a da marca correta e o seu aparelho celular (quando tem) é o mesmo do ano passado.

Voltando... Sobre o Japão, no mangá "Homunculus" tem uma personagem (Cogal) que faz programa usando uniforme, é claro q o uniforme q ela usa não é o da escola dela, as colegiais sempre se dão ao trabalho de comprar uniformes de outra escola quando vão se prostituir. Além disso mostra uma loja que compra peças de roupas usadas por colegiais, aquelas meias volumosas e os shorts que se usa por baixo da saia são as mais valorizadas nos leilões em que são arrematados por homens de meia-idade.

Bem.. no ensino fundamental estudei em escola particular e o uniforme era opcional e horrivel (verde musgo com vermelho), certas cores nunca deveriam ser combinadas.. o resultado era que ninguem usava. Depois no ensino médio mudei pra um CEFET e não tinha uniforme.. e era bem as avessas, costumavamos dizer "não ter um nike shox é ter orgulho dos furos do seu all star" e ficamos com muita raiva qnd all star virou modinha.. Acho q bulling vai ter onde quer que vc vá, importa saber se a instituição vai ignora-lo ou fazer alguma coisa para impedi-lo...
particularmente prefiro uniformes opcionais e razoavelmente estéticos.

quanto a uniformes australianos, é uma grande mentira o q foi dito, eles são lindos!!! Eu estive em intercambio por 6 meses na australia, passei por 2 escolas, e ainda guardo um dos meus uniformes e uso em eventos de anime, mas também é uma mentira q eles são baratos, eu peguei uns de segunda mão, e se não me engano apenas uma saia custava cerca de 40 dolares australianos, cerca de 80 reais na época; entretanto eram de ótima qualidade...

Mentira, não. Questão de gosto e de sorte. eu realmente encontrei vários uniformes horríveis em escolas australianas. Sorte sua, Lali, que os seus não foram. Aliás, basta uma busca no Google para localizar imagens: http://www.cuyamaca.edu/therese.botz/Australia%20Photo%20Journal/Sydney%20Two%20048%20School%20Girls.jpg, http://i.pbase.com/o4/34/123234/1/66071808.bHqWuU7Z.IMG_062401.jpg, http://www.boarding.org.au/images/school/00153_02.jpg. Pena que eu não achei os das saias que devem ser na altura das canelas. Mas eu realmente estous em tempo de ficar passando o pente fino na internet.

Related Posts with Thumbnails