sexta-feira, 25 de junho de 2010

Japão relaciona longevidade no país à alimentação com baleia



Admiro muita coisa no Japão, mas essa insistência em práticas como a caça e o consumo de cetáceos com base em “cultura” e “tradição” é inaceitável. Dessa vez, nem se deram ao trabalho de falar em "pesquisa"... Obviamente, todas as práticas alimentares são culturais, exemplo disso é a defesa que os franceses fazem do direito de produzir e consumir “foie gras”. Trata-se de crueldade contra os animais sob qualquer ponto de vista. Eu não sou vegetariana, e sei que é um tanto hipócrita falar de consumo de carne, pois trata-se de um ato de violência e especismo, mas estou considerando a parte o caso dos cetáceos (*e elefantes, e símios*) que são animais tão ou mais inteligentes que nós humanos e o que temos feito por séculos, é um genocídio. Segue a matéria da Folha de São Paulo.

Japão relaciona longevidade no país à alimentação com baleia

Declaração, na Comissão Internacional da Baleia, provocou risos

REINALDO JOSÉ LOPES
ENVIADO ESPECIAL A AGADIR

"Viva mais: coma carne de baleia." Dá para imaginar a estupefação de quem topasse com um anúncio do tipo, mas foi esse um dos argumentos usados em favor do consumo dos mamíferos durante a reunião anual da CIB (Comissão Internacional da Baleia), que termina hoje em Agadir (Marrocos). A declaração, de Joji Morishita, comissário japonês, veio na esteira de uma discussão sobre os potenciais riscos à saúde humana ligados ao consumo de cetáceos. Há dados sobre a contaminação de baleias com metais pesados, como o mercúrio, e poluentes orgânicos (pesticidas, entre outros).

Como se alimentam de grandes quantidades de animais menores, os cetáceos tendem a concentrar em seu organismo as doses desses contaminantes antes absorvidas por suas presas. Por isso, valeria a pena verificar o que isso desencadearia em pessoas que comem baleias. Noruega e Islândia, países baleeiros (assim como o Japão), protestaram: peixes muito consumidos, como o atum, também concentram mercúrio em seu organismo. Morishita levou o protesto a outro nível, contudo. "Os idosos do Japão são longevos e saudáveis. De longe, a população idosa do Japão é a que mais consome carne de baleia. Uma coisa pode muito bem estar ligada à outra", declarou o comissário, provocando risadas.

2 pessoas comentaram:

Cara, poso concordar com o Japão em muitos pontos, mas isso de comer baleias... Não concordo mesmo! Também não sou vegetariana, mas de maneira alguma acho certo qualquer tipo de violência com os animais. E vejo isso como uma.

Eu também gosto de muitas coisas no Japão, mas isso realmente foi demais. Pelo visto preferem fingir que não existe a poluição marinha, triste isso. Particularmente vejo como muitos outros motivos que os japoneses tenham maior longevidade, mas não por isso.

Eu não vejo muita diferença de comer baleias de comer bois ou galinhas, qualquer animal com sistema nervoso sofre quando vai ser morto. Por isso eu parei de comer carne faz alguns anos aí. Só a minha mãe faz uns 12 anos, se não me engano... carne de soja ftw! \o/

Related Posts with Thumbnails