sábado, 11 de setembro de 2010

Editora da Tokypop fala do mangá de Hetalia



O site ICV entrevistou a editora da Tokypop responsável pelo mangá de Hetalia nos EUA, Cindy Suzuki. Ela fala do fandom, da grande ansiedade pelo lançamento do mangá e outras coisas. Achei curioso que ela não aposte abertamente no sucesso da série, mesmo com todos os indícios. Eu, particularmente, acho que Hetalia vai se tornar o hit da Tokyopop. PAra quem não sabe, a série vai sair aqui no Brasil, também, pela Newpop. Bem, segue a entrevista, não fiz a tradução completa. Para quem quiser ler tudo, a entevista está aqui.
Vocês planejaram fazer uma promoção casada de Hetalia mangá e anime junto com o Funimation?
Sim, nós temos. Temos trabalhado junto com a Funimation, (...) Na verdade, temos feito uma grande quantidade de concursos divertidos nas mídias sociais e atividades na próxima semana com muitos prêmios bonitos e exclusivos de Hetalis providenciados pela Funimation. Dê uma checada na página da Tokyopop no Facebook para maiores detalhes sobre o que está por vir (www.facebook.com/Tokyopop).

Como tem sido a resposta no Zinio sobre oferecer o a versão digital do primeiro volume por $5.99? Como tem sido em comparação com outros títulos da T-Pop disponíveis no Zinio?

Hetalia definitivamente tem uma grande base de fãs, então o começo foi bom. O programa da Zinio é ótimo, porque atrvés de marcas muito conhecidas como Hetalia, nós podemos chamar a atenção para outros de nossos títulos.

Você tem numerous atualizados sobre os participantes do concurso de cosplays de Hetalia no Facebook?

O número final ficou em torno de 500~600. O concurso durou cerca de uma semana. Choveram inscrições e nós não paramos durante esse tempo. Temos certeza que iremos ter outro eventos de Hetalia para os fãs, então se mantenha atento.


Você está antecipando que Hetalia será o maior lançamento da Tokyopop em 2010?
É provavelmente o títulos que tem o grupo e fãs mais apaixonados (...) então eu estou espearançosa de que o título se saia bem. Nós tivemos muitos hits este ano como Alice in the Country of Hearts, Deadman Wonderland, Happy Café, e a continuação de nossos títulos da linha .hack, assim, esperamos muito que Hetalia se dê bem também. Para ser honesta, eu estou ao memso tempos nervosa e excitada com esse lançamento.


Você acha que Hetalia tem a possibilidade de ser um sucesso tão grande quanto outros hits da T-Pop como Chobits, Love Hina, ou Fruits Basket?

Eu penso que Hetalia é um produto totalmente diferente. O que atrai as pessoas para Fruits Basket não é o que atrai o público para algo como Hetalia. E o mercado também está muito diferente agora então é difícil avaliar.

Por que você acha que Hetalia conseguiu tantos fãs tão rapidamente?
Foi definitivamente um combinado de coisas como timing, a controvérsia grada pelo título/conteúdo e uma forma única, memorável de contar uma história entre tantos outros fatores que contribuíram para o seu sucesso. Hetalia fala para tantos grupos diferentes de uma forma que nunca foi feita antes. As pessoas se divertem extremamente com a forma como Himaruya-sensei retrata todos os diferentes países e seu relacionamento, e os fãs gostam de separar o que eles consideram ser verdade e/ou mentira. Além disso, estando no formato mangá, o material é amigável e fácil de ler, mas o conteúdo é muito profundo, muito inteligente e desafia os leitores a pesquisas sobre coisas que eles não entendem, nunca ouviram falar ou não concordam com.

Da perspectiva dos japoneses, eles absolutamente amaram a forma como os países foram antropomorfizados nesses personagens cheios de manias com personalidades tão fortes. Ao que parece é o que os fãs mais gostam. Quando eu falei com a editora japonesa de Hetalia, ela disse que era a primeira vez que o público japonês via algo assim. Ela também disse que o Japão e seu povo tem uma tendência a se isolar, e Hetalia deu aos leitores japoneses a oportunidade única de aprender sobre outros países e lembra-se deles e ficarem estimulados a seber sobre o mundo fora do Japão.

1 pessoas comentaram:

Eu gosto muito de mangás do estilo viciante e eu preciso deixar claro que pra um mangá ser viciante, ele não precisa ser excelente. Fruits basket, claymore e X/1999 são exemplos desse tipo de mangá (apesar que só X nessa lista é mediano pra mim, pq claymore e furuba eu acho ótimos). Eu tava com uma puta saudade de ler mangás assim e parece que essa minha vontade finalmente vai ser saciada com Hetalia! Mal posso esperar a hora de ler isto!
E vai ser bem gostoso me interessar pela 2° guerra lendo um mangá, porque hoje eu não lembro mais dos detalhes e esse mangá vai fazer eu correr atrás de informações com certeza.
Enfim, #feliz

Related Posts with Thumbnails