sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Entrevista com Hagio Moto - Parte 3



Mais uma parte da entrevista com Hagio Moto, aos pouquinhos, eu vou fazendo tudo. Para as partes 1 e 2, é só clicar. Para a entrevista completa em inglês, este é o link.

P & R: SCI-FI, SHOUJO MANGÁ ONTEM E HOJE

Matt Thorn: Por que você não responde algumas perguntas?

Participante 1: Os estilos de arte nos shoujo mangá mudaram ao longo dos anos – você se sente defasada, ou está feliz com a sua arte como ela é agora?

Moto Hagio: Quando eu penso em uma história, eu também penso no tipo de arte que se adéqüe a essa história. É assim que eu trabalho, e é desse jeito que vou continuar a trabalhar. Quando eu estreei, o padrão eram 8 quadros por página. Hoje nos shoujo mangá, o padrão está em 5-6 quadros por página. Eu estou me esforçando para reduzir o número de quadros por página.

Participante 2: Eu tenho duas perguntas: Primeiro, você pode nos contar se há algum quadrinho americano que voc~e conheça? Também, considerando o impacto que você teve sobre o shoujo mangá, o que você pensa da indústria hoje?

Moto Hagio: Quando eu era jovem, era muito difícil encontrar quadrinhos americanos de qualquer tipo. Mas havia um livro chamado World of Disney, e ele incluía histórias do Mickey Mouse e do Pato Donalds. Shoujo mangá e shounen mangá são principalmente para os jovens. Os próprios artistas são jovens, e eles produzem para uma audiência ainda mais jovem, e este padrão continua a cada geração, conforme um novo grupo de jovens artistas aparece. Ele está sempre mudando. Eu encaro o processo de contínua mudança muito interessante.

Participante 3: Você mencionou que gostava de ler ficção científica americana de autores como Asimov e Heinlein. Eu imagino se houve alguma história em particular ou romance que influenciou você?

Moto Hagio: Provavelmente as duas que mais me influenciaram foram a série Foundantion de Asimov e Do Androids Dream of Electric Sheep? de Phillip K. Dick. Do Androids Dream of Electric Sheep? Foi a base para Blade Runner.

Participante 4: O layouts de suas páginas e quadros são muito atraentes, mas eles são também bem pensados, na medida que compreende como o leitor vai se sentir; eles têm um ritmo muito particular. Você sente que você e outros colegas sabiam que estavam sendo inovadores ou foram as influências anteriores que ajudaram a desenvolver seu estilo de desenhar?

Moto Hagio: Eu acho que o movimento vem de antes da nossa geração.O layouts de página de Osamu Tezuka eram muito bonitos e muito fáceis de ler; isto teve muito influência sobre a nossa geração.

1 pessoas comentaram:

Eu curto muito esse lance de mangakás que tem um estilo próprio de desenho e acho incrível Hagio Moto bater de frente com as novas mangakás nesse mercado tão concorrido. Espero que ela tenha a chance de conquistar o Brasil um dia...

Related Posts with Thumbnails