terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Tiragens das revistas Shoujo e Josei em 2010


A Associação de Editoras de Revistas Japonesas publicou o seu catálogo Magazine Data 2011 com os dados de circulação das revistas japonesas. Bem, sempre que tenho acesso a esse tipo de informação, posto aqui no blog. As tiragens cobrem o período de 01 de outubro de 2009 até 30 de setembro de 2010. Segundo o ANN, que publicou a lista, somente sete revistas tiveram tiragens maiores que no período anterior, dessas, três são para o público feminino Asuka (shoujo), Melody (shoujo – é a revista que publica Ōoku ) e a Ciel (BL/Yaoi). Ano passado a Deluxe Margaret acabou, quer dizer, na verdade, virou outra revista a Betsuma Sister. A revista feminina com maior tiragem é a Ciao, que foca em um público pré-adolescente, principalmente. Mas o ANN publicou as tiragens de revistas Shounen, Seinen, Shoujo e Josei, para quem quiser ver tudo.

Tenho que ressaltar que a lista está incompleta e confusa. Há revistas shoujo, como a Flowers e a Petit Comics, só para citar algumas, que estão agrupadas em josei. Eu até defendo que a Petit Comics, com suas protagonistas adultas e conteúdo sexual explosivo, seja considerada josei, mas não é assim que ela é tratada no Japão. A Flowers, que deve ser uma das revistas femininas com o cast de autoras mais seleto, é, assim como a Melody, uma revista shoujo, não é josei. Outro ponto, é que nenhuma das revistas shoujo da Akita Shoten está listada (Petit Princess, Princess, Princess Gold), mas as josei (For Mrs., Elegance Eve), estão. As revistas de horror/terror/suspense, como a Mistery Bonita, também não aparecem. Não sei o quanto o catálogo é completo para shounen e seinen, mas para shoujo, principalmente, ele é muito incompleto. Para o acesso às vendagens shoujo/josei, clique nas imagens abaixo.

2 pessoas comentaram:

Gente, eu ia morrer sem saber que a ARIA é josei... XD Espero que a revista faça sucesso, a história Pika Ichi das irmãs Aki Mochida e Maki Yoko é bem legal.

Aí é que está... Aria é revista shoujo. A lista de revistas josei está toda errada. :P

Related Posts with Thumbnails