segunda-feira, 11 de julho de 2011

Comentando o Manaus Comic Con



Este final de semana – 09-10/07 – estive no 1º Manaus Comic Con, evento promovido pela loja Zona Negativa e pelos formandos do curso de Pedagogia da UEA. Em primeiro lugar, fiquei muito honrada e feliz pelo convite. Todos foram muito acolhedores, o Evaldo, da Zona Negativa, fez todo o possível para que a minha estadia fosse a melhor possível. O pessoal da organização – e que não lembro o nome de todos, infelizmente – foi muito atenciosos e a estrutura da UEA, especialmente o auditório, era excelente.

A proposta do evento era ser plural, sem focar em comics ou mangá, e informativo, com ênfase nas palestras, espaço para discussão, enfim, o tipo de coisa que falta em muitos eventos. Foi por conta disso, que eu fui parar lá, mas havia outros palestrantes locais falando de fanzines, com o Mario Orestes, que falou da História do Clube dos Quadrinheiros de Manaus, e o Alexandre Callari, do blog Soc!Tum!Pow!, que falou de Super Heróis no Cinema. Acredito que o ponto alto do evento, foram mesmo as palestras. Na minha, que foi no domingo, entre 15h e 17h, havia bem umas 50 pessoas. Mesmo depois de encerrada, muita gente ficou para perguntar. Foi uma experiência bem gratificante. E, depois, fui entrevistada por blogs e mesmo TVs locais. Um deles, o Maodita, já colocou a matéria no ar.

Interessante é que foi o evento onde vi a maior cobertura da imprensa. As TVs locais, falei com a Record, inclusive, e vários sites especializados, estiveram lá. No entanto, o público ficou bem abaixo do esperado. No primeiro dia, houve um problema, já que a Universidade manteve inscrições de cursos concomitantes ao evento, ou seja, muita gente circulou na área do Manaus Comic Con, mas não eram pagantes do mesmo. O restaurante terceirizado da universidade também funcionou, atrapalhando o pessoal que venderia lanches no evento. Ainda assim, houve área de games, música, exposições, oficina de quadrinhos e algumas poucas bancas vendendo revistas e alguns itens, como aquelas touquinhas que os fãs adoram usar em eventos de anime.

Se eu tivesse que apontar defeitos, o primeiro seria a falta de lojas no evento. Mais produtos à venda poderiam atrair mais público. Salas de exibição, e não falo somente de animes, mas de material variado, até documentários amadores ou estudantis sobre temas relacionados a quadrinhos, também poderiam ter chamado mais atenção. E, sim, um concurso de cosplays melhor estruturado seria legal. Eu gosto de cosplays, e não precisa ser de anime ou mangá, e acredito que esse tipo de coisa abrilhante qualquer evento. Eu mesma fui ao Kodama quase que somente por causa dos cosplays por vários anos...

O evento também me possibilitou encontrar pessoalmente três pessoas que eu conhecia da net, o Diego Hatake (*Foto*), que já gravou Shoujocast conosco aqui; o Gyabbo (*Foto*); e a EloraDhanan. E como esses meninos – o Diego e o Gyabbo – são tímidos, gente! ^__^ Com o Diego, até que conversei bastante, tiramos fotos, o Diego e a EloraDhanan (*Foto*)me levaram para conhecer o Largo São Sebastião e eu pude visitar o belíssimo Teatro Amazonas. Aliás, a maquete de Lego do teatro é um show. Meu marido tinha visitado Manaus uns anos atrás e elogiado bastante o Teatro. Pena que não pude ver o rio, pois tudo foi muito corrido, mas o Evaldo e o Marcelo (*que nos levou e trouxe na maioria das vezes*) me levaram para provar os peixes locais no sábado e, bem, a comida foi deliciosa. Ainda matei a saudade da Pizza Hut. A última vez que comi a pizza de lá tinha sido em Porto Alegre em 1996... E o papo foi ótimo.

E cá estou eu de volta em Brasília. Fui de madrugada e voltei de madrugada. Assim, não tive como ver o rio ou a floresta nem de cima... Gostaria de voltar pelo menos mais uma vez, mas como turista mesmo. ^__^ Ah, sim, convém anotar, minha conexão 3G funcionou muito bem em Manaus, nem se compara ao drama que é conectar na minha cidade natal, São João de Meriti. O Gyabbo fez uma matéria sobre o evento, ela está aqui. Espero que o próximo Manaus Comic Con possa ser melhor que esse, mantendo os acertos, corrigindo os problemas, e com mais experiência, e que eu possa voltar. Aliás, eu agradeço muito o convite. Depois eu coloco a minha palestra on line, junto com algum vídeo.

1 pessoas comentaram:

Acho que nada nesse texto me deixou mais feliz do que ver você falando que sua internet funcionou bem por aqui! HUAHAUHAHAUHAHUAHA!
Foi um prazer ter sua presença por aqui, a palestra foi muito boa, creio que deu a muita gente o que pensar. Nos vemos outra vez, seja você por aqui pra conhecer o resto da cidade, ou eu dando um pulinho aí em Brasília. Abraços!

Related Posts with Thumbnails