sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O Perigo das Leis Homofóbicas para nós fãs de anime e mangá



Hoje, pela manhã, me deparei com a seguinte notícia “Câmara de São José dos Campos (SP) proíbe materiais que possam 'induzir' crianças à homossexualidade nas escolas municipal, estadual e particulares da cidade”. Antes que alguém se pergunte o que isso tem a ver com o Shoujo Café, pare e pense no absurdo que leis como essas são. Em primeiro lugar, trata-se de censura. Alguém, ou uma comissão, vai julgar o que representa um risco para as nossas crianças. E risco de quê? De que elas se tornem homossexuais; assim, porque vocês sabem que é muito fácil se tornar gay. Por este raciocínio, eu, que “estou” heterossexual por toda a minha vida, poderia optar por ser gay, começar a sentir desejo por mulheres e mesmo repulsa por homens, assim como um homossexual – homem ou mulher – assumido poderia optar por ser hetero. Facinho, facinho. Mas, nas palavras do próprio vereador que propôs a lei, vereador Cristovão Gonçalves (PSDB), “O “kit gay” do MEC, por exemplo, não é educativo e induz à prática homossexual. O material mostra claramente dois meninos se beijando. Os “bancos das nossas escolas” devem ser preservados. Nossas crianças têm o direito de receber uma boa educação”. Segundo ponto, ter contato com a homossexualidade é uma ameaça às nossas crianças, é algo contrário à “boa educação”. Isso, sem considerar que o kit contra a homofobia, ou “kit gay” nas palavras de seus detratores, seria distribuído para adolescentes do Ensino Médio, não crianças, e que as histórias representavam adolescentes. Vejam a extensão da intervenção... Tais leis evidenciam o backlash (retrocesso) que vem marcando o Brasil nos últimos meses, e de como isso vêm se materializando em leis. Espantosamente, é do Estado mais desenvolvido da federação, São Paulo, que vêm as notícias e leis mais assustadoras. Essa vem se somar ao Dia do Orgulho Hetero, como se nós, heterossexuais, não tivéssemos todos os dias do ano para nós... Eu nunca fui agredida por ser heterossexual na minha vida.

Mas em que isso nos incomoda ou pode incomodar como fãs de anime e mangá? Vejam bem, tanto quadrinhos como desenhos animados são considerados, especialmente por espíritos reacionários, como “coisa de criança”. Vamos supor que um iluminado desses, especialmente se leis do mesmo gênero começarem a ser aprovadas pelo Brasil, cisme que um mangá ou um anime X ou Y, possa ser um promotor da homossexualidade entre nossas crianças, um propagador da “má educação”, já que a boa exclui qualquer referência à homossexualidade, bissexualidade ou qualquer coisa que não seja heterossexualidade compulsória. Alguém que lê pode estar pensando “Essa yaoísta corruptora de menores (*já me acusaram disso em um fórum desses da vida alguns anos atrás, porque eu empresatava mangás para os meus alunos*) está querendo defender esses mangás e animes de boyla!” Um... Será que um Shun com sua armadura cor de rosa, ou algumas personagens de mangás shounen com aparência andrógina não poderiam entrar na linha de tiro? Pensem em um Ranma ½, por exemplo, com sua protagonista que “vira mulher” e é cortejado por vários homens.

Esse tipo de legislação é muito perigosa, começa falando em escola, mas pode ultrapassar os muros da mesma, pois HQs estão cada vez mais presentes nas bibliotecas escolares (*mesmo sendo alvo de perseguição e intolerância*) e mesmo em sala de aula. Além de ser censura na sua expressão mais fundamentalista, ainda mostra o avanço das forças reacionárias neste país. Se todos os cidadãos e cidadãs que prezam pelo Estado laico e democrático não tomarem posição, poderemos terminar muito mal. Será que o prefeito vai vetar? E muita gente achando que só o Governador de Tokyo é um problema...

8 pessoas comentaram:

engraçado como os legisladores brasileiros conseguem ferir tão cruelmente a constituição, nossa carta magna, que proíbe a censura. É como se voltasse-mos a um tipo de militarismo e pessoas retrogradas como estes legisladores simplesmente pisassem na constituição de 1988. Afinal o que diz o inciso IX do artigo 5º: "IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de COMUNICAÇÃO, independentemente de censura ou licença."
Logo pessoas assim estarão ferindo totalmente aquilo que reje nossa sociedade.
Algumas vezes (para não dizer a grande maioria) sinto vergonha do legislativo. Isso porque estou cursando direito e terei durante minha vida, que lidar com as leis que esses boçais criam e tentam aprovar... É assim que acham que o Brasil vai pra frente neh?

Bom, o Cristovao sempre se gabou de defender a educaçao, mas nao sei pq nao me surpreendo com tanta ignorancia.
Ou talvez com essa perda do ritmo do movimento homossexual ele esteja querendo pegar onda nessas pesquisas que aprovam insatisfaçao da maioria com homossexuais na tv e midia em geral. Eu fico realmemte decepcionado em basear a CENSURA em tanta besteira. Nao exijo q amem os gays mas nao pensem que é sacanagem/perversao ou mas influencias q eu fico realmente puto.

Se for avaliar desse modo, então um homoxessual pode muito bem denunciá-lo de preconceito. Pois, obviamente, ele expressou sua repulsa com relação aos homoxessuais, um comportamento homofobico. Mostrando claramente que ele vê o homoxessualismo como uma doença. Não sou gay, mas acho que não importando a opção sexual de alguém a pessoa continua sendo um ser humano que sabe muito bem a diferença do certo e do errado e tem o direito de viver a vida como bem quiser. Não é justo que por puro precoceito eu seja obrigada suportar uma censura com relação a meus hobbies pessoais e fico feliz de não ser a única a pensar assim.

Legal mesmo o seu post, na verdade eu nunca havia visto esse ângulo da situação! Espero sinceramente que esse preconceito bobo e infundado não continue a ser espalhado, a ponto de prejudicar até mesmo nós otakus, que independente de sexualidade, temos o direito de assistir aos nossos animes em paz!

Eu não sei direito que tipo de atitudes concretas tomar quanto a isso, Valéria. Além de procurar mostrar nossa visão sobre.

Pra mim esse é o tipo de ideia que políticos propagam para desviar a atenção de assuntos realmente urgentes (porque esses não faltam em cidade alguma). Preferem fazer polêmica sobre tal pois o Brasil é um país extremamente conservador, então é um prato cheio. Sério, isso não leva a nada, mas tem gente que acha que sim, porque vê na homossexualidade um mal.

Excelente post, Valéria! Se antes eu já era tua fã, agora fiquei mais ainda! :D

Um ponto positivo é que, ao menos em relação ao Dia do Orgulho Hétero criado pela Câmara de Vereadores do Município de São Paulo, o projeto de lei foi vetado pelo Kassab (não vi a justificativa do veto). Pela Constituição, o veto do prefeito só pode ser derrubado caso mais da metade de todos os vereadores discordem dele. Quanto à lei de São José dos Campos, pelo que conheço do meio jurídico, é bem capaz de ela ser declarada inconstitucional - mas até lá vai haver um percurso longo e a mídia provavelmente não vai dar a devida atenção.

@Ise Love: o ponto "ruim" é que os vereadores, deputados e senadores têm inviolabilidade de opiniões - ou seja, eles não podem ser punidos por discriminação enquanto ocuparem o cargo (e desde que a opinião seja emitida no exercício desse cargo).

Related Posts with Thumbnails