terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Comentando a 84ª Cerimônia do Oscar



Ontem, a volta ao horário normal me derrubou e eu não consegui fazer um post sobre a cerimônia do Oscar mais óbvia e chata dos últimos anos. Para se ter uma idéia, eu que vi muito pouco dos filmes e torci menos ainda, tinha feito minhas apostas em 17 categorias. Acertei 15. Meu recorde histórico, por assim dizer, mesmo sem pegar todas as categorias e chutar. Errei fotografia e canção original (claro), pois tinha apostado em Rio. De novo, cortaram a apresentação das canções concorrentes, o que foi uma pena. Economizaram na música para que tivéssemos aquelas inserções chatíssimas de depoimentos? Pois é... E, sim, a melhor coisa do Oscar deste ano foi me apresentar a Speranza Spalding. Não a conhecia e já me tornei fã.

Para começar a tortura – que eu suportei até o fim – tive que aturar o Rubens Ewald Filho. Era o único streaming que estava conseguindo rodar com a minha conexão instável e, como vocês sabem, a Globo comprou os direitos da cerimônia do Oscar para que nenhuma outra emissora pudesse passar e ganhar na audiência. Na Toda Poderosa, a cerimônia do Oscar está em segundo plano em relação ao Fantástico e aquela latrina chamada BBB. Quando é que outra TV (Record, por favor!) vai tirar os direitos do Oscar da Globo? Há quem não goste do José Wilker, mas ele pelo menos não é pedante, racista e sexista como o Ewald Filho. Foram tantas bolas fora, tantos comentários infelizes que só a minha vontade de ver a cerimônia até o fim me segurou. O infeliz criticou os curtas de animação porque eram depressivos; disse que a Rooney Mara era uma péssima atriz; na homenagem aos mortos, ele simplesmente destacou que uma produtora era a "esposa do fulano" como se ele estivesse lá por causa disso; e pronunciou Dart Váder, assim mesmo com um "a" bem aberto. Foi muita bola fora...

Me lembro quando ele em um Oscar passado disse que a Penelope Cruz já tinha que ter contratado um coach (sim, usou essa palavrinha), porque o inglês dela era péssimo (e ela como atriz era tão ruim como a Rooney Mara, para ele, na época). E ele, ein? Pena que o computador não tivesse tecla SAP... Para piorar, ainda tinha o Billy Crystal, que nunca foi essa maravilha toda, e estava meio que tapando buraco este ano, depois que a primeira escolha, Eddy Murphy, foi afastada. O Oscar 2011 teve uma Anne Hathaway esfuziante e James Franco apático. Mas sabe que até dele senti saudades? Por que não chamaram a Anne Hathaway de novo? E o Hugh Jackman, o melhor apresentador do Oscar desde que eu me lembro de assistir a cerimônia? Ano passado, ele estava gravando Wolverine e este ano?


Bons momentos da festa? Emma Stone empolgadíssima, uma gracinha mesmo, apresentando pela primeira vez um Oscar. O Ben Stiller errou o tom, já que parecia mais um sujeito de luto do que alguém tentando segurar a fogueteira da Emma Stone. O Hollywood Reporter cogita que ela possa ser apresentadora da cerimônia no futuro. Entre as mulheres mais lindas da noite, destaco duas: Jessica Chastain que usava um vestido espetacular, Milla Jovovich de branco. Havia outras lindas, como Penelope Cruz. Não gostei da perna toda exposta da Angelina Jolie, mas o seu vestido preto era um espetáculo, também. Robert Downey Jr. e Gwyneth Paltrow brilharam. Que tal chamar a dupla para apresentar o próximo Oscar? Acho que seria uma ótima pedida.

Das premiações, esmigalharam os prêmios entre O Artista e Hugo, cada um com cinco. Foi o Oscar da Fantasia e da Nostalgia mesmo, com um filme mudo ganhando de novo o prêmio principal pela primeira vez desde que o cinema se tornou falado. E um filme francês! O Artista ficou com os prêmios de maior peso, como melhor filme, diretor e ator, coube a Hugo os prêmios técnicos. Tudo foi tão óbvio que só fiquei na dúvida em relação a dois prêmios: efeitos visuais e melhor atriz. Efeitos Visuais poderia ser dado para Transformers (e muita gente temia isso), Planeta dos Macacos (que merecia muito) e talvez desse o único prêmio para Harry Potter. Foi para Hugo. Já Melhor Atriz, temi que fossem inventar e privar a Meryl Streep de seu prêmio merecido mais uma vez. Ela levou. Não foi um momento tão fofo como no BAFTA, mas lá estava o Colin Firth para enfeitar o ambiente, também. ^____^


Meryl fez um dos discursos mais emocionantes da noite, agradecendo ao marido de mais de 30 anos e até ao cabeleireiro. Fez piada dizendo que não subirá de novo para receber o prêmio. Nunca diga nunca, Meryl. Mas não acho que ela alcance a Catherine Hepburn, porque ela precisaria de quatro prêmios de melhor atriz. Não vale contar com coadjuvante, não. Outro que pontuou alto foi o de melhor documentário curta que foi para Saving Face (entrevista com a realizadora aqui) . O filme fala da luta para restaurar o rosto de mulheres deformados por ataques de ácido no Paquistão. Vou procurar para assistir. Aliás, com a internet, esse material se tornou bem mais acessível, já que dificilmente sairá no Brasil. De resto, tudo no script. Não vi O Artista, não conhecia o Jean Dujardin, mas ele recebendo o Oscar também foi bem legal. E como ele é charmoso, não é? E o cachorrinho arrasou, também. :D

Espero, sinceramente, que ano que vem eu veja mais filmes, eu tenha mais gente para torcer, e os apresentadores sejam melhores. E espero muito, muito, muito mesmo não ter que aturar o Ewald Filho, porque aquilo é tortura demais!

4 pessoas comentaram:

Rubens Edwald Filho fala "Arry Potter". Sério. Minha mãe, que não fala inglês, consegue pelo menos pronunciar o "H" do nome e o cara não! Concordo que ele é pedante, mas eu também assisti ao streaming com os comentários dele, até a Globo começar a passar a cerimônia, pq minha namorada não entende inglês.

Quanto ao resto, concordo em tudo com você. Cerimônia chata demais, Billy Crystal chato demais, uns agradecimentos sem-graça (os que mais gostei foram da Meryl e do Cristopher Plummer), um clima esquisito, parecia que o pessoal estava impaciente pra que acabasse logo, sei lá.. mas, mesmo assim, assisti até o final e acertei 13 categorias, em 17. Tá bom. :)

Sim, ele não consegue pronunciar o H aspirado... Esqueci disso. :D Ele é horrível... Mas eu não tinha paciência para ir para a Globo, também. Está mais que na hora de alguém tirar essa cerimônia da Globo. Eu lembro que no ano de Guerra ao Terror, eu terminei baixando e vendo puro em inglês depois, mas este ano... Sem nenhum incentivo. ^____^

Não existem palavras que possam expressar o quanto eu odeio esse Rubens! Foi bom descobrir que vc também não gosta dele, pq eu me sentia um et pensando que ele fosse amado por todos! huahahaha
Graças a Deus eu vi na TNT com a teclinha SAP, só no som original... eu acho que se for pra ter tradução simultânea, tem que ser SÓ tradução! No caso da TNT eles fazem tradução junto dos comentários horríveis do Rubens, e pra mim isso vira uma poluição sonora infernal! (traduz primeiro e comenta depois, poxa vida!).
Do Oscar desse ano amei o Colin e a Meryl como sempre (e tem como não amá-los? *o*), amei o Christian Bale lindíssimo todo de preto, e a Octavia (que estava lindamente vestida)super emocionada recebendo o prêmio dele! (Jean e o cachorrinho arrasaram também!). Christopher Plummer recebendo o prêmio depois de tantos anos também foi emocionante... ainda bem que ele foi premiado em vida (melhor do que algumas injustiças que acontecem e as pessoas acabam sendo homenageadas só depois de mortas...)
Em resumo, achei a cerimônia boring, mas gostei dos premiados ^^
xoxo
Gabi N.

Eu já gostei de assistir a cerimônia do Oscar. Mas, hoje, só de pensar nas piadas conservadoras, na politicagem toda do negócio, e, claro, na tradução simultânea, perco completamente a vontade. Prefiro ler nos jornais do dia seguinte quem ganhou, embora não considere o Oscar lá muito como padrão de bom cinema.

Related Posts with Thumbnails