sábado, 3 de março de 2012

Grupos Conservadores pressionam Archie Comics por causa de personagem homossexual



Tempos atrás, fiz um longo post chamado "Sobre Casamento Gay nos Quadrinhos Americanos e o Backlash na TV Brasileira". Lá eu comentava da coragem (*nos dias de hoje parece ser mesmo*) da Archie Comics em inserir uma persoangem gay em seu universo, desenvolver sua personalidade, a ponto de criar condições para que ele pudesse se casar na revista. E um casamento interracial, ainda por cima! Life with Archie não é o universo padrão das personagens, mas um universo que visa, acredito eu, um publico ligeiramente mais velho que o padrão das revistas da editora. Pois bem, segundo o ICV, a American Family Association/OneMillionMoms exigiram que rede Toys R Us retire as revistas com a personagem das prateleiras. Segundo a associação, as crianças estão sendo expostas à materiais com casamento gay em lojas de brinquedos, levando à discussões prematuras sobre orientação sexual. Sei... Imagino que se a tal rede aceitar, a pressão se estenderá por outras lojas e livrarias. Segundo o ICV, o grupo já fez campanhas semelhantes antes e um dos alvos foi as propagandas do anime Card Captor Sakura que, segundo essas associações, fazia apologia à bruxaria.

A resposta do CEO da editora, entretanto é exemplar: "Nós continuaremos defendendo Life with Archie #16. Como eu já disse, Riverdale é um lugar seguro e convidativo que não julga ninguém. É uma versão idealizada da América que temos esperança de ver existindo um dia. Sentimos muito que a American Family Association/OneMillionMoms veja de forma tão negativa o nosso produto, mas eles têm todo direito de terem a sua opinião, da mesma forma que nós temos o direito de sustentarmos a nossa. Kevin Keller sempre será parte de Riverdale, e ele terá uma vida feliz, longa e livre de preconceitos, ódio e de pessoas de mentalidade estreita." Ouch! Em nosso país certamente a resposta seria outra. Pediriam desculpas às duas associações e , talvez, matassem o Kevin Keller... ou ele bateria a cabeça e viraria hetero. ^____^

2 pessoas comentaram:

Algumas pessoas estranham que eu elogie os EUA em posts que falo sobre conquista de direitos LGBT, mas é por essas e outras razões que eu falo. Lá certas empresas, e pessoas, não fazem questão nenhuma de esconder sua posição à favor desses direitos, e a Archie Comics é um grande exemplo. Isso eu devo reconhecer dos Estados Unidos, já que aqui continua tudo sendo "piada".
O que me consola nessa história, além dessa brilhante resposta dos CEO, é saber que a One Million Moms é praticamente vista como piada, especialmente depois do incidente em que eles se manifestaram contra a JC Penney que resolveu contratar a Ellen DeGeneres como garota propaganda da empresa, não sei se acompanhou tal história... Espero que tal manifestação também não signifique grande coisa.

Caio da revista da Tina compara com a realidade brasileira e corta os pulsos =/

Related Posts with Thumbnails