terça-feira, 24 de abril de 2012

Dez passos para criar um anime de sucesso (ou Tristes tempos os nossos!)



Uma pesquisa foi feita no Japão com 4743 que votaram em características que poderiam tornar um anime um sucesso. Bem, eu não esperava lá grandes coisas de pesquisas assim, mas como o top 10 (*de trinta*) foi pior que a encomenda, decidi postar. Eu não tenho condições (*leia-se domínio do japonês*) de traduzir tudo, então peguei o que o Sankaku (+18) traduziu (*e eu chequei com o tradutor e mudei algumas coisas*). Vamos lá:

1. Não destrua o original! – 632 votos
2. Torne a arte bonitinha – 538 votos
3. Tenha uma abertura atraente – 494 votos
4. Tenha um elenco top de dubladores – 492 votos
5. Mostre algumas cenas de batalha legais – 306 votos
6. Inclua algumas viradas de roteiro inesperadas – 280 votos
7. Tenha um encerramento atraente – 249 votos
8. Inclua erotismo com moderação – 173
9. Use muitos elementos moe – 161
10. Encha o anime de meninas bonitinhas – 145

Se pegarmos os números 2, 9 e 10 temos a mesma premissa: pense no público otaku hardcore. O roteiro parece estar subordinado às necessidades mercadológicas de grupos de fãs consumistas (*e com muitos problemas*). E isso vem acontecendo com os poucos animes shoujo/josei, também. Comentarei em breve o mangá de Sakamichi no Apollon e voltarei a tocar no assunto. O 1 tem sentido e não tem. A adaptação deve ser fiel ao original? Qual o limite criativo? Eu cito Shoujo Kakumei Utena. Gosto muito do mangá, mas a série de TV conseguiu ser mais criativa, ousar mais, prender pontas soltas e deixar muita coisa em aberto, para a agonia de quem prefere tudo muito explicadinho. Eu não teria dúvidas entre o original e o anime, ficaria com o segundo. Há, claro, casos como a Rosa de Versalhes que traem muito o original e, ainda assim, são grandes animações... Mas isso é exceção.

O 3 e o 7... Será que as duas músicas precisam ser atraentes? Em qual sentido? Será que isso torna um anime bom? E a 5? Há animes que são excelentes e que não têm cenas de batalha... Viradas de roteiro (6) podem ser legais, mas desde que não comprometam o andamento da série. O inesperado nem sempre funciona a favor do conjunto final... Top elenco de dubladores (4)... Eu quase incluí com o 2, 9 e 10, sabem por qual motivo? Simplesmente, porque isso me cheira a necessidade de certos otakus de ficarem babando em cima das pobres dubladoras... Enfim, queria poder traduzir tudo. Senti falta de roteiro consistente, personagens que realmente tenham função na trama, e outras coisas que realmente contam para me prenderem a um anime... E, sim, eu gosto de K-On!, mas é o típico anime "slice of nada", como diz a Tanko. O problema é este tipo de anime se tornar mainstream. E vocês, o que acham?

7 pessoas comentaram:

Eu acho deprimente, na boa.

Não vai sair um Osamu Dezaki novo desse lodaçal, vai por mim.

Detesto esse tipo de anime produzido pra agradar todo mundo, eu vivo de procurar animes experimentais, mas são muito poucos ou não tenho como ter acesso.

galera, não importa como mas eu vou dar um jeito de criar meu próprio anime, eu tenho um anime que eu mesmo criei na minha cabeça,já anos que eu penso nos detalhes dele, eu já assisti muitos animes,sei do que precisa pra um anime ser bom,espero q meu sonho se torne realidade algum dia,eu seria a pessoa mais feliz do mundo

Galera eu tenho um sonho de criar um anime,já faz alguns anos que eu venho criando ele na minha cabeça,tenho várias idéias e sei o que precisa para um anime ser bom, eu espero que algum dia eu consiga fazer meu próprio anime, eu seria a pessoa mais feliz do mundo

Boa sorte amigo! Espero um dia ver esse seu anime, eu também tenho esse sonho de criar meu próprio anime já tenho a maioria da história em minha cabeça, mas...criatividade é a minha maldição, eu tenho várias ideias a cada dia mas, quando vou botar em prática *puff* como num passe de mágica tudo que eu pensei,escrevi e idealizei some de vez, e ainda por cima minha família não acredita nessas coisas e dizem aquele velho refrão de pais responsáveis: vai estudar pra entra em uma faculdade e encontrar um trabalho que realmente dê dinheiro ,aí sim você pode se preocupar com essas coisas.
Mas sério cara,Boa sorte pra você! Tu consegue!

Related Posts with Thumbnails