domingo, 11 de novembro de 2012

As Personagens Masculinas Tipo dos Shoujo Mangá: (Mais) Um Esboço



Mês passado fiz um texto sobre as personagens tipo femininas dos shoujo mangá e algumas das observações que fiz por lá valem aqui, claro. Bem, hoje, parei para tentar esboçar algo semelhante, mas pensando nas personagens masculinas. Cheguei à conclusão que é um exercício mais complicado, porque percebo que no caso dos garotos de shoujo alguns tipos se misturam com muito mais freqüência do que com as meninas que normalmente são as protagonistas das histórias, afinal, é para elas que as autoras escrevem. É preciso lembrar que os meninos de shoujo mangá são uma idealização, em alguns casos tão perfeita que é quase irreal. Por exemplo, não lembro de garoto interesse romântico da protagonista que não seja bonito. É pré-requisito básico.

Dito isso, rascunhei alguns tipos gerais e vou tentar defini-los e citar exemplos. Se alguém tiver contribuição, correção, ou sugestão, pode usar os comentários. Mais exemplos, também são bem-vindos. Nada aqui é definitivo ou irretocável. Vamos lá:



- Bom Moço – atencioso, responsável, bom aluno, estudioso e equilibrado. A protagonista pode gostar dele em segredo, mas, não raro, ele se declara e tenta começar um relacionamento com uma mocinha às vezes problemática. Pode vir na variante rico ou atleta, ou os dois, mas o bom moço pode ser também o garoto de classe média, vizinho da heroína, ou que se mudou para vizinhança. Fora do shoujo escolar, pode ser o príncipe ou um guerreiro poderoso disposto a dar a sua vida pela heroína. Exemplo desse tipo de personagem é o Yamato de Suki-tte Ii na yo。(好きっていいなよ。). Mesmo o bom moço pode ter seus segredos e traumas. Ao longo da série pode passar por alguma crise, mas vai voltar a se equilibrar antes que o mangá termine. Outro exemplo de bom moço é o Arima de Kare Kano (彼氏彼女の事情, Kareshi Kanojo no Jijō).



- Protetor  – alguém pode perguntar se não seria uma variante do "bom moço", talvez seja, mas o fato é que desde pelo menos A Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), temos um tipo de personagem masculino de shoujo que é basicamente a sombra da heroína.  Poderia chamá-lo de "André-like" que não seria problema algum... Ele a ama, faz de tudo para protegê-la sem ser notado, é socialmente inferior a ela ou está impedido por algum motivo de amá-la.  Em alguns casos, a heroína também o ama, em outros, ela passa boa parte da série desejando outra pessoa para a angústia do protetor.  Pode terminar com a heroína ou ajudá-la a ficar com seu verdadeiro amor, mas, não raro, acaba dando sua vida por ela.  É o tipo menos egoísta possível, ainda que possa em algum momento ter uma reação explosiva.  Exemplo mor já foi citado, mas há outros, como o Yurios de Paros no Ken (パロスの剣) e o Seiran de Saiunkoku Monogatari (彩雲国物語).



- Imaturo – é o sujeito com problemas para se encaixar e/ou se aceitar, podendo ser o tipo antissocial ou o bom selvagem. Emocionalmente ou sexualmente imaturo, em alguns casos ele é o melhor amigo que se torna interesse romântico da protagonista. O imaturo pode parecer agressivo ou arrogante ou desastrado, às vezes, mas normalmente não sabe como interagir com outras pessoas, especialmente mulheres. Pode ser um fardo na vida da heroína, mas, via de regra, amadurece e se torna um sujeito mais ajustado. Exemplo de imaturo antissocial é o Rui de Hana Yori Dango (花より男子); do complexado é o Ootani de Love☆Com (ラブ☆コン); de bom selvagem é o Haru de Tonari no Kaibutsu-kun (となりの怪物くん); de desastrado temos o Imperador Ryuuki de Saiunkoku Monogatari(彩雲国物語), que tem fama de playboy preguiçoso, mas não é.



- Oresama Guy – Inteligente e talentoso, sempre rico (*milionário até*) se comparado com a heroína, é arrogante e se acha superior a todo mundo ou a maioria das pessoas. Pode ser o garoto mimado, ou alguém pressionado pela família, normalmente, seus pai, mãe, ou ambos, irão aparecer na história.  Sua relação com a heroína é sempre atribulada, não raro por falsos julgamentos de parte a parte, bem no estilo Orgulho & Preconceito. O caso mais notório é o Domyouji de Hana Yori Dango (花より男子). Mas temos, também, Walts wa Shiroi Dress de (円舞曲は白いドレスで) que tem um oresama guy dos mais interessantes, Masaomi Kidoin. É o tipo de interesse romântico que se a heroína não se impõe, vai tratá-la feito lixo, ainda que supostamente a ame. O oresama guy mais antigo que me lembro, Irie de Itazura na Kiss (イタズラなKiss), é desse tipo. Mais recentemente, um oresama guy de muito sucesso foi o Chiaki de Nodame Cantabile (のだめカンタービレ), neste caso, o caráter imprevisível, obsessivo e brilhante da protagonista, mudaram a vida do rapaz... que quase enlouqueceu no processo. Não é raro o oresama guy ser muito popular entre as garotas, mas tão virgem quanto a protagonista.


- Bad Boy – pode ser mocinho, ou mesmo o vilão. Sujeito que parece ou é violento, sem limites, insensível e não raro tem péssima fama entre os colegas (*em caso de shoujo escolar*), companheiros e inimigos (*em outros tipos de história*). Pode ser um solitário, ter uma gangue de seguidores, ou alguns poucos amigos fiéis. Ao contrário dos outros tipos, o bad boy normalmente é sexualmente experiente e pode ser agressivo e possessivo em relação à heroína. Shinju Mayu tem uma galeria desses tipos... Pode, também, ser injustiçado pelo “sistema” e caberá à heroína perceber que tem um bom coração em uma pequena atitude do moço, como cuidar de um animal ferido ou ajudar um desconhecido em dificuldades. Exemplos de bad boys com bom coração ainda que com problemas internos a resolver são os irmãos Kyo e Sho de Black Bird (ブラックバード); de injustiçado pelo sistema temos Rei Kashino de Mars (マース); e de possessivo e sexualmente agressivo podemos citar Uon Hakuron de Haou Airen (覇王•愛人).



- Playboy – rico, boa gente, galante e cercado de mulheres. Já teve muitas namoradas, mas nunca se apaixonou de verdade por nenhuma. Pode ser um galinha desmiolado ou alguém que mantém uma fachada por proteção ou rebeldia. Não raro é inteligente, ainda que não muito aplicado, ou grande atleta ou um guerreiro poderoso. Pode se fingir ou ser preguiçoso, cabendo à heroína colocá-lo nos trilhos.  Não confundir com o bad boy ou com o oresama guy, pois o playboy normalmente é querido e estimado pela maioria das personagens. Ao conhecer a heroína, normalmente tenta avançar o sinal e tratá-la como as outras moças. Ou apanha, ou se mete em uma grande encrenca por causa disso. Exemplo de playboy é o Príncipe Kail de (天は赤い河のほとり Sora wa Akai Kawa no Hotori).



- Os caras da Kayono – pegue qualquer mangá dessa autora e você terá o sujeito lindo, elegante, vestido na última moda, inteligente, não raro prendado (*cozinha, lava, passa, costura, etc.), atleta de primeira linha, praticante de artes marciais, poliglota e sexualmente experiente. É tudo tão superlativo que, obviamente, só pode ser comédia. ^___^



- E há em algumas histórias os meninos que orbitam em torno da heroína ou do seu interesse romântico. Daí, temos o amigo otaku ou nerd, de bom coração, mas desastrado. Normalmente, será o único garoto em shoujo mangá que pode ser desenhado gordinho ou com óculos engraçados. Pode ser apaixonado pela heroína ou terminar com a melhor amiga dela ou com sua irmã menor. Exemplo desse tipo de personagem é Subaru Yagi de Hot Gimmick (ホットギミック) e o Kelvin (Gurio Umino) de Sailor Moon (美少女戦士セーラームーン). E há o amigo piadista ou galinha do amado da protagonista e que pode se tornar seu amigo, também. Exemplo nesse caso é o Hideaki Asaba de Kare Kano (彼氏彼女の事情).

Esqueci de algum tipo? Vocês têm alguma sugestão?

GOSTOU?

17 pessoas comentaram:

Gostei muito, Valéria! Especialmente dos "homens da Kayono"! XD Eles realmente não se encaixam em lugar algum! Onde mais encontrar um herói que além de lindo, sexy, experiente, bem vestido e ainda sabe fazer maquiagem?

Acho que praticamente todos os heróis que me lembro se encaixam em alguma categoria... talvez o Asuka de Otomen não, mas ele é mais heroína mesmo...XD

E,nos raros casos em q o homem é o protagonista da história? Como Aishiteruze Baby, Otomen, etc. O Kippei até faço uma ideia, mas o Asuka m parece um protanista q ñ se encaixa totalmente em nenhuma dessas categorias, ou melhor até encaixa, mas ficam faltando mtas particularidades dele. =P Se pensar bem é mto raro a protagonista ficar com um cara "feio" , no máximo ela fica com alguém meio comum, mas na média. Mas, por outro lado nunca vi um herói com namorada feia tbm. ¬¬ Axei bem interessante parar pra pensar nisso, adorei sua postagem. XD

Ótima postagem, Valéria! Será que há a possibilidade de expandir a série para, não sei, visuais ou ambientações padrão?

O Asuka, seria um bom rapaz com reputação de protetor, acredito.

Oba minha parte favorita dos shoujos, os homens. Adoro os irmãos Seiran e Ryuuki, tenho paixão pelo Rui, estou gostando muito do Yamato e do doido do Haru. Infelizmente não conheço nenhum homem da Kayono, mas se você souber onde tem um por favor me avise. Não sei quem é o loiro bad boy mas me interessei muito, e olha que os loiros nem são os meus preferidos. Quanto aos outros exemplos: acho o Li-ren de Hanasakeru Seishounen uma mistura de protetor e oresama guy; o Tomoe de Kamisama Hajimemashita é bad boy e protetor; acho que a família Souma em peso é imatura. Minha irmã acha que o Momo de Kimi wa Pet é um protetor.

É difícil classificar os carinhos de mangá shoujo.

Masumi Hayami de Glass Mask seria um oresama guy?

Muito interessante essa listagem, Valéria. Eu tinha reparado nesses padrões, mas não sabia o nome específico para cada um deles.
Ultimamente, ando percebendo um crescimento da presença dos bad boys e oresama guys nos mangás, o que é curioso. Principalmente bad boys; e mesmo que ele não seja o interesse principal da mocinha, a torcida acaba se voltando para o casal, como Leon e Sora de Kaleido Star. Estou correta? Abraços.

Mahoutsukai Tai é shoujo, não é?
(eu achava que sim, mas no baka-updates não diz que é, enfim... é uma pena q só tem 3 cap. na net. =~~)
Pq lá tem o Takeo, ele seria o amigo nerd se não fosse o interesse romântico da protagonista, não?
(Pra quem falou que nunca viu heroína com par feio, eu achei ele feinho, em certas cenas parece o Cebolinha adolescente)
Engraçado, parece que nos anos 90 havia uma maior variedade na aparência dos personagens.
Agora td mundo é bonito... até vilão! XD

lala, Mahou Tsukai Tai! teve dois mangás, um shoujo e outro shounen. O shoujo tinha mais uma personagem masculina que não consta no anime. E a dinâmica é diferente. O character design do anime e sua história são muito mais próximas do mangá shounen.

Valéria, o Tamaki de Ouran seria um ore-sama de fachada, com vida de playboy e na realidade um bom moço? (realmente não sei onde colocá-lo) XD

Gabi, eu enquadraria o Tamaki como playboy.

Haha bem interessante. Shojo não é muito a minha praia mas gostei muito de Sayunkoku Monogatari e Otomen.

Ficou faltando o amigo supostamente gay ou travesti que acaba se apaixonando pela heroína, como o Nuriko e o Hotohori de Fushigi Yugi.

Nos playboys eu colocaria o Ranmaru de Yamato Nadeshiko Shichi Henge.
Nos "Caras da Kayono" quando começou a descrição eu lembrei do Tsuruga de Skip Beat, mas acho que ele se encaixa melhor em playboy também.

Senti falta do rapaz andrógino e misterioso!

nossa, me deu vontade de voltar a ler os mangás de Shinjo Mayu e Kayono...
*___* poxa, esses tipos de mangás não vem pra cá... único q tem até um pé no estilo é Black Bird...
Seria ótimo se lançassem mangás dessas autoras por aqui.

Olá, você esqueceu o típico garoto "frio", os olhos sem expressão, geralmente forte, que não tem emoções, e sempre fica na dele, é meio quieto e misterioso (e muito gato, o meu tipo *.*)
Um típico garoto assim é o Takenaga do anime Yamato Nadeshiko Shichi Henge (The Wallflower) e o Ryu Sanada do anime Kimi ni Todoke.

Adoro este tipo de garoto!!! ♥♥♥ @.@

Quando ele se apaixona, se mantém fiel a pessoa amada, e faz de tudo para que ela não se "machuque" com ele. @.@

Mas o seu post e o seu site está de parabéns!!! :-)

Obrigada, Anita!

No entanto, esse "garoto frio" me parece uma das possíveis variações do Ore-sama Guy.

Amei esses seus posts! Juntando todos dá um ótimo artigo (e uma referência divertida). Agora todo shoujo que eu ler vou lembrar daqui, hehe.

Mas olha só, tava aqui pensando se existe o tipo Príncipe ou Black Príncipe, assim como Sata Kyouya de Wolf Girl & Black Prince, mas como não lembrei de outros personagens assim, achei que não se encaixaria. O que você acha?? :3

E parabéns pelo post! Tá ótimo!! Deu até vontade de bolar algo parecido para guy's de otome games... :X

Abraços!! o/

Related Posts with Thumbnails