segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Curiosidade do Mercado Espanhol de Mangá


Pode parecer que não faz sentido um post como este, mas acho interessante comentar as informações trazidas pelo Pro Shoujo Spain por vários motivos.  Vejam só;

1. As bibliotecas públicas da Catalunha publicam um ranking dos quadrinhos mais emprestados/lidos.  Há rankings assim no Brasil?  Acredito que não.
2. Um shoujo mangá, The Gentlemen's Alliance Cross (紳士同盟† - Shinshi Dōmei Kurosu), é o quadrinho  mais lido.  E são sete mangás no top 10, dois deles quadrinhos femininos.  E, uau!  Arina Tanemura na frente de Death Note. ^___^ 
3. Nodame Cantabile (のだめカンタービレ) é o quarto quadrinho mais lido, mas o PSS ressalta que a série tem baixíssimas vendagens na Espanha.  Sim, por lá, como na maioria dos países, as editoras informam quando um material vende bem ou mal.  A questão que o pessoal do PSS levanta é "Por que tanta gente lê Nodame das bibliotecas e não compra a série?".  
4. O mercado espanhol é bem parecido com o nosso em algumas coisas e, com a crise econômica, houve cancelamentos, diminuição de lançamentos e atrasos.  Os shoujo e josei têm sofrido muito com esse encolhimento.
5. Estão vendo Emma ali?  Não é shoujo, nem josei, mas deve ter um público feminino muito bom.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails