sábado, 16 de fevereiro de 2013

Comentando a Pesquisa do Shoujo Café - Parte I


Estou atrasada com os posts comentando a pesquisa 2013, mas é misto de falta de tempo, desorganização e a dificuldade em visualizar a tabela com as respostas.  Decidi, então, para não ter que imprimir mais de 300 páginas cortar as colunas e tentar comentar uma a uma ou o que fosse necessário. A pesquisa é uma amostragem, acredito que 10-20% das pessoas que costumam acessar o Shoujo Café responderam.  É o normal, aliás.
Pois bem, o primeiro gráfico (*clique para ampliar*) tem as porcentagens referentes à idade média dos freqüentadores do blog.  Das 261 pessoas que responderam a pesquisa, ainda que não todas as perguntas, a maioria é muito jovem, 66% tem entre 15-25 anos.  Acredito que seja a idade média do público que lê mangá e navega na internet em busca de alguma informação.  O público mais jovem e mais velho, também freqüenta o blog, claro, mas são os jovens (*adolescentes e adultos jovens*) que marcaram maior presença na pesquisa.  A maioria deve estar no colegial e na universidade.

O segundo gráfico (*clique para ampliar*) aponta que a maioria absoluta do meu público é feminino. Não me surpreende, afinal, o blog é de nicho e eu não nego isso, mas reafirmo em todos os posts.  Curiosamente, recebo muito mais comentários masculinos do que a proporção deveria marcar.  Isso, porque os homens são mais ativos na internet, no sentido de culturalmente serem ensinados desde cedo a acreditarem que suas opiniões são, sim, importantes.  Então, meninas, acreditem que o que vocês pensam é importante e possuem todo o direito de comentar e opinar.  Duas pessoas se identificaram como “indefinido”, talvez não se sintam amarradas por rótulos ou seja crítico a eles.  E é isso que são, rótulos, mas eu precisava perguntar, até para confirmar aquilo que eu já sabia.
O terceiro gráfico (*clique para ampliar*) aponta que a maioria absoluta – 85% dos que responderam – diz comprar mangás no Brasil.  O problema é que não sei bem se estão se referindo ao hoje/agora ou desde sei lá, quando os primeiros mangás saíram por aqui.  Escrevo isso, porque “Qual/Quais mangás você coleciona?” e a confusão foi grande.  A pergunta está no presente, mas a maioria achou que era para listar TUDO o que já compraram de mangá que saiu no Brasil.  Talvez, eu não tenha me explicado direito... de qualquer forma, descartei os mangás encerrados, os shounen e seinen, abrindo exceção para alguns títulos que tem um público que periga ser majoritariamente feminino, e foquei nos shoujo em andamento ou que terminaram agora.  Eis a lista:

SHOUJO/JOSEI
Sakura Card Captor = 90
Kimi ni Todoke = 89
Black Bird = 71
Kaichou wa Maid-sama = 68
Nana = 47
Otomen = 44
Vampire Knight = 42
RG Veda = 40
Gentlemen’s Alliance Cross = 23
Zone-00 =5
7 GHOST = 5
D.N. Angel = 2
Trinity Blood = 2

SHOUNEN/SEINEN
Kuroshitsuji (Black Butler) = 37
Arata Kangatari = 13
Mad Love Chase = 13
Hetalia = 10

A tirar pelas repostas, a reedição de Sakura deve ser um sucesso.  Trata-se de um dos mangás mais queridos pelo público brasileiro e é muito queridos, também, no Japão.  O mesmo valeria para Kimi ni Todoke, Black Bird e Kaichou wa Maid-sama.   Otomen e Nana, ambos interrompidos, tem um público regular e que supera o de Vampire Knight.  É mais ou menos o que eu imaginava, ainda que a pesquisa em si seja muito limitada.  Só para constar, One Piece teve 35 ocorrências e Naruto, 21.  Será que One Piece conseguiu emplacar dessa vez?  Monster e 20th Century Boys foram muito bem votados, igualando títulos como Otomen e Nana.

2 pessoas comentaram:

Adorei ver essa primeira parte do resultado da pesquisa!
É tão bom saber que a reedição de Sakura está fazendo sucesso! Acho que por ter sido o primeiro mangá que eu colecionei e pela história ser tão fofa, tenho um carinho especial por ele.

E quando respondi a pesquisa, esqueci totalmente de colocar os mangás da NewPop que estou comprando atualmente. x_x Mas acho que isso se deve ao fato da editora não ter um período certo de lançamento...

Olha eu no meio dos 66% das pessoas q responderam a pesquisa , 16 aninhos indo para 17 xDD, eu tinha ficado bem confusa com pergunta "Qual/Quais mangás você coleciona?" se so valeria mangas em andamento ou parados, ou ainda se so podia ser shoujos(ate coloquei alguns shounens e shoujos finalizados ha uns anos no brasil, porem resolvi comprar recentemente,o que acontece algumas vezes)enfim super curiosa sobre o resto da pesquisa e em especial o top 10 de shoujos mais pedidos *-*

Related Posts with Thumbnails