quinta-feira, 7 de março de 2013

RIP CDHM: Um Dia para Esquecer



Às vésperas do Dia Internacional das Mulheres, um fundamentalista, racista, homofóbico e contra os direitos reprodutivos das mulheres, foi eleito como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Eu assisti a votação on line, mas a sessão foi fechada ao público Em sessão fechada, com voto secreto, mas nem precisava! Além do óbvio estrago que causará aqui, e a Deputada Luiza Erundina foi correta ao dizer que "esta não é mais uma comissão de direitos humanos", este senhor irá também representar o Brasil no exterior.

Para quem acredita que vivemos uma “ditadura gay” e são os homossexuais que conspiram para que um pastor não assuma a presidência da CDHM, convém lembrar que ele é autor de várias pérolas como “A podridão dos sentimentos homoafetivos leva ao ódio, ao crime e à rejeição.” e  "sobre o continente africano repousa a maldição do paganismo, ocultismo, misérias, doenças oriundas de lá: ebola, Aids. Fome..." até "Sendo possivelmente o 1º Ato de homossexualismo da história. A maldição de Noé sobre canaã toca seus descendentes diretos, os africanos".  Ou seja, o sujeito pega o mito de Noé e a maldição lançada sobre um de seus filhos, que segue:
E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.  E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.  E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.  Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.  E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. (Gênesis 9:20-25)

Essa interpretação estapafúrdia – Canãa deveria ser um cidadão muito complicado, já que desejava sexualmente um sujeito altamente senil e, ainda por cima, seu próprio pai –  se assenta fortemente em uma homofobia doentia, em uma sexualidade perversa e em um racismo tão naturalizado que o cidadão nem percebe que existe.  Porque esse argumento de que os africanos descendem de Canãa e, portanto, foram condenados à escravidão, era argumento corrente durante a colonização da América para justificar a opressão aos africanos e seus descendentes.  Homofobia pode não estar tipificada como crime, e no que depender desse congresso nunca será, mas racismo é crime e inafiançável.

Agora, infelizmente, esse sujeito, como bom cristão fundamentalista (*estou lhe dando o crédito de realmente acreditar no que diz*) vai interpretar toda essa resistência da seguinte maneira: “Estou sendo perseguido em nome do Evangelho”.  Não estou criticando os manifestantes, eu mesma gostaria de estar lá, mas para Marco Feliciano e para sua claque, é lucro.  E qual a vantagem de presidir a CDHM?  Estar na mídia constantemente, reforçar sua imagem junto ao seu eleitorado e se projetar ainda mais.  Infelizmente, o PT vem vendendo comissões importantes para conseguir governar.  É decisão de partido, de cima para baixo, mas que contou com a conivência da oposição.  Ou vocês acham que DEM e PSDB não tem assento na CDHM?  Mas isso a PIG e os seus repetidores que babam de ódio pelo PT não vão comentar.  Vivemos tempos tenebrosos, mui tenebrosos...

Apesar da decisão do PT-Partido de em nome da tal governabilidade em ceder a presidência da Comissão para o PSC, abrindo caminho para a tragédia, é preciso registrar que houve deputados do partido que se colocaram frontalmente contra. Entre os parlamentares que abandonaram a CDH estavam Luiza Erundina (PSB-SP), Erika Kokay (PT-DF), Padre Ton (PT-RD), Jean Wyllys (Psol-RJ), Luiz Couto (PT-PB) e Janete Pietá (PT-SP). Que fique registrado que os membros da Comissão do DEM e do PSDB não se colocaram contra esta vergonha toda.


Precisava escrever um post sobre isso, estava entalada.  Se alguém me perguntar se continuarei votando no PT para o governo federal, direi que até que se ofereça uma alternativa real, continuarei, sim.   Sei que é possível ser pior, com Aécio ou qualquer coisa que o PSDB tiver para nos oferecer.  Eu não quero, por exemplo, ficar dez anos sem aumento no meu salário ou ver a privatização do ensino e outros serviços públicos.  Isso, claro, não quer dizer que eu vá fechar os olhos e me negar a criticar o PT.  Também não vou dizer que me sinto envergonhada como cristã, porque, bem, se um dia me sentir membro do mesmo grupo que Marco Feliciano ou Malafaia favor me internar, pois certamente enlouqueci.  Para maiores exemplos das atrocidades de Marco Feliciano, visitem o site da Cleycianne. Ela fez um levantamento das melhores falas e vídeos do novo presidente da  Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

8 pessoas comentaram:

I don't want to live on this planet anymore...

Valéria, achei muito bom o seu texto. Hoje eu estou tão revoltado com a eleição desse sujeito que o assunto vai e volta na minha cabeça (trabalho...trabalho...), e sinceramente, acho que você descreveu bem também as minhas razões para lamentar.Minha mãe participou do surgimento do antigo PT, em uma época na qual o partido se reunia para, literalmente, comer pão com mortadela (e não sem fazer vaquinha para promover o banquete!),então durante a infância eu convivi com a juventude do partido, todos sonhadores, uns pé no chão, outros radicais, outros "porra-loucas" e afins. Então você pode imaginar o nível do meu desapontamento com esse papel feio que o PT governo vem fazendo, através dessa política de base aliada.Hoje eu lamento não só pelo posicionamento infeliz desse homem em relação aos negros (eu sou afrodescendente), aos homossexuais (eu sou gay),às mulheres (por azões óbvias), etc etc. O soco na boca no estômago vem do governo que um dia foi oposição, não se opôr a uma atrocidade dessas. Já vinha desgostoso com eles há anos, mas acho que agora foi a cereja do bolo.

Gostei muito do que você falou sobre continuar votando neles, meio que por falta de opção. Entendo bem isso e sou da mesma opinião.

Mas que tá doendo aqui...tá.

Dói pela memória da minha mãe, pela memória de todos que defenderam a ideia de um futuro que não chegou,por todas as pessoas como eu ofendidas pelas colocações infelizes desse indivíduo. Dói pela liberdade, pelo respeito, pelo retrocesso do Brasil. E eu temo pelo futuro.


Valéria, fiz o comentário anterior na conta do meu marido, não vi que estava logado com ele, vou repostar usando a minha mesmo.

Na casa dos meus pais tb foi o mesmo processo, por isso me identifiquei com seu relato, Nando. Por aqui tb dói.

É triste se ver votando no menos ruim, principalmente quando esse é aliado o Sarney (se bem que, quem não é aliado dele?!).

Fiquei sem palavras. Já criaram várias petições em protesto a isso.
Assinei esta,que já tem 106 mil assinaturas: http://www.avaaz.org/po/petition/Imediata_destituicao_do_Pr_Marco_Feliciano_da_Presidencia_da_Comissao_de_Direitos_Humanos_da_Camara_Federal/?tPdRneb .
Espero que, se fizermos bastante barulho,consigamos mudar alguma coisa.

Compartilho e muito da sua revolta.

Por favor, me permita compartilhar aqui este link do Avaaz pela imediata destituição desse homem do cargo.

Quem achar que não é confiável (apesar de ser) pode apenas procurar pelos termos "imediata", "destituição", "Marco Feliciano" e "Avazz" no Google:

http://www.avaaz.org/po/petition/Imediata_destituicao_do_Pr_Marco_Feliciano_da_Presidencia_da_Comissao_de_Direitos_Humanos_da_Camara_Federal/?ajxMUab

Primeiro, o Renan Calheiros como presidente do Senado, agora esse sujeito na CDHM. Quando olho para Brasília, me dá desespero por viver no Brasil.

Estou de luto não só pelo Marco Feliciano ter sido votado como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (vejam bem, minorias! Como um dos homens com discurso mais preconceituoso contra minorias teve a coragem de se candidatar para tal cargo?), mas também estou de luto pois agora quem comanda a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle é o Blairo Maggi, ex-governador do Mato Grosso, pertencente a bancada ruralista e que ganhou do Greenpeace o prêmio "moto-serra do ano" devido a quantidade de desmatamento que o estado sofreu com as plantações de soja.
Para um país que tem uma das Constituições mais elogiadas pelos juristas mundo afora, logo se percebe que os direitos e garantias por ela protegidos não irão sair do papel tão cedo. Foi uma falta de vergonha do governo permitir que essa lástima acontecesse. Nesse momento, sinto-me envergonhada de já ter votado no PT, e mais envergonhada ainda pois, como você mesma colocou muito bem Valéria, na falta de um candidato melhor e para que não soframos um retrocesso ainda maior, acabarem tendo que votar neles novamente.
É realmente um dia de luto para todas as minorias e para os defensores dos direitos humanos e do meio ambiente.

Related Posts with Thumbnails