domingo, 23 de março de 2014

9 Anos de Shoujo Café


Ano passado descobri que o Shoujo Café foi criado em 23 de março de 2005.  Se não me engano, o Diego Hatake me perguntou e fui procurar a data do primeiro post.  Enfim, faz um bom tempo que estamos por aqui.  Nesse período, vários blogs já nasceram e morreram, alguns deixando muitas saudades.  Quando o blog foi criado ele tinha como objetivo divulgar notícias de sites estrangeiros, normalmente em inglês e italiano, sob uma ótica feminista.  Sentia falta de sites de notícias em português focados em shoujo e josei, aliás, ainda sinto.  No início, era tudo muito pobre, eu nem colocava imagens, queria mesmo só passar a informação.

Mais tarde, graças a uma indicação do Lancaster, cheguei ao Comic Natalie, site japonês que é fonte de grande parte das minhas notícias.  Outro site que ajuda muito o Shoujo Café é o francês Manga News.  Descobri que os sites franceses, ás vezes, são mais rápidos que o CN e servem de fonte para o badalado Anime News Network, outra das minhas fontes importantes.  Com o fechamento do Pro Shoujo Spain, não tenho mais fonte recorrente em espanhol. 


De site de notícias, o Shoujo Café cresceu um pouco mais, passei a publicar resenhas diversas – mangás, animes, filmes, livros, documentários, novelas – e alguns textos de opinião.  Eu não consegui evitar, claro... Nos últimos meses, por conta da gravidez e da Júlia na minha vida, o blog ficou mais lento.  Menos resenhas, menos traduções de artigos, menos notícias, menos tudo!  Fora o Shoujocast que congelou... :( Mas, ainda assim, vocês continuam visitando o blog e eu agradeço!

Há quem acredite – e na página do Facebook volta e meia o pessoal solta isso – que o Shoujo Café é feito por uma equipe.  Não, pessoal, o site é feito por uma pessoa só, a Valéria.  Até gostaria de ter gente escrevendo para o blog sobre coisas que eu entendo pouco ou nada, como moda e música, mas até para organizar essas coisas me falta tempo.  Se vocês, por exemplo, olharem o banner rotativo, verão que ele está defasadíssimo.  Até tentei atualizar, mas o blogger mudou o sistema e eu não consegui e nem tive tempo e energia para procurar saídas... Se alguém puder me ajudar, agradeço muito mesmo!


Ano que vem, espero poder comemorar uma década de blog em alto estilo, com template nova (*Aceito de presente, viu?*), com mais mangás shoujo no mercado nacional, podendo ir ao cinema e resenhar os filmes, com menos notícias ruins para comentar, comentando as estripulias da Júlia, Sailor Moon caminhando para o final da sua publicação no Brasil, etc. Espero que o blog continue ainda por muitos anos, que continue relevante de alguma forma.  E, mais uma vez, agradeço a visita de vocês, os votos no Top Blog 2013 e tudo mais.  É isso! 

11 pessoas comentaram:

Parabéns pelos 9 anos! Eu tenho um blog mas ele tem o quê; 4 anos? 3, se bobear? HUSAHUSHAUSHAUSHAUS Nunca pensei que chegaria a passar mais de um ano sequer com um blog, então me pergunto qual é a sensação de rever os anos que se passaram com o Shoujo Cafe seu e ver que foram longos 9 anos! Desde que eu comecei a acompanhar o blog vários posts legais e informativos sobre assuntos que eu gosto, ou até sobre coisas que eu não sei mas que ficou um pouco mais claro com um texto feito aqui passaram; e eu meio que sabia que era só uma pessoa que escrevia HSUAHSUASHUASHUHUASAS
Parabéns mais uma vez e espero que continue com o blog :D Gosto do template daqui, nem notei esses bugs que citou xD Té mais!

Nove anos. Tem muito blog que não aguenta nem metade disso... E que venham muitos mais, porque esse é realmente um espaço muito interessante dentro da blogosfera, por mais que muitos tenham saído dela para os Tumblrs e Pinterests da vida. Eu infelizmente não lembro exatamente quando foi que vi este blog pela primeira vez, mas é interessante ver como passar por aqui se tornou algo tão normal, tanto que nem lembro quando começou. Enfim, parabéns e que continue com o ótimo serviço que faz para o(a)s fãs de shoujo, mesmo que ultimamente esteja lento, mas acho que todo mundo sabe que é por um bem maior. By the way, confesso que invejo sua habilidade de trabalhar e lidar com o blog, eu quase morri com o TCC e com o meu blog, tive crises sobre como lidar com os dois, nunca conseguia... T^T E é isso. Obrigado por nove anos de sugestões de mangás, reflexões e tudo o mais. =*

Parabeens Val!
Leio o blog desde que eu ainda estava no colegio! Muito tempoo!
Beijao!<3

Parabéns Valéria! É como o Diego falou, fazer 9 anos de blog não é para qualquer um(a). Desejo que você consiga manter o blog por muitos anos, que o ritmo volte a ser mais rápido e que dê tudo certo com a Júlia e o maridão. Juro que se eu tivesse algum talento com o Photoshop eu te fazia um novo template hehe Que tal lançar um pedido lá comunidade do face de novo template para o blog? Abraços e tudo de bom pra ti.

9 anos de Shoujo Café! \o/ Parabéns, Valéria! \o/
Minha história com o Shoujo Café é parecida com a do Diego Hatake. Valéria, seu blog (e o Shoujocast *saudade*) estão no topo dos sites que visito. Adoro o Shoujo Café e quero deixar meu muito obrigada pelo maravilhoso espaço que você mantém com esforço e carinho, pelos excelentes textos de opinião e pelo serviço único aos fãs de shoujo e josei! Muito obrigada! ^_^
Vida longa ao Shoujo Café!!

Parabéns pelo blog, Valéria!!!
Eu adoro passar por aqui! É sempre um momento bom do dia!
Obrigada por sua dedicação em mantê-lo, apesar da falta de tempo e da rotina.

Sinto falta do shoujocast! Sei que um dia vcs vão voltar (adorei os especiais sobre Hanadan...foi inesquecível!!!)5233
bjs!

Parabéns, Valéria!!

Acompanho o blog já faz um tempo, e sempre que posso, procuro visitá-lo todos os dias. Gosto muito do Shoujo Café, não apenas pq tem notícias e resenhas sobre mangás shoujo e josei (e eu sinto falta disso em blogs em português), mas porque vc aborda muitas questões interessantes, voltadas, principalmente, para o público feminino. Como disseram, nove anos não é pouca coisa (definitivamente né! haha), e espero que o Shoujo Café ainda tenha muitos anos pela frente. (quem sabe não tenhamos uma participação especial da Júlia?) Obrigada por tudo e, novamente, parabéns. ;)

Parabéns, Valéria!
Acompanho o seu blog desde 2006.
Entro nele quase todos os dias. Muito obrigado por nos presentear com ótimos posts.

parabéns acompanho seu blog faz um ano mas me sinto muito bem lendo os posts sentindo o que vc quer passa para nos^^ muito obrigado por continuar o seu trabalho de blogueira !!! pena que ultimamente to muito pouco no pc pelo menos uma vez por semana entro no seu blog^^.
kissus You Like?

Parabéns pelos 9 anos de blog.
Saudades do shoujocast.

Related Posts with Thumbnails