segunda-feira, 24 de março de 2014

Comentando o último capítulo de Ace wo Nerae!


Parei para ver o último episódio de Ace wo Nerae! (エースをねらえ!)  e rascunhei este texto em poucos minutos.  Ele é fruto da emoção que sempre me causa ver e rever esta série que é uma das minhas top favoritas de sempre.  O último capítulo estava no meu HD fazia muito tempo, quer dizer, não muito, porque terminaram de legendar os últimos quatro episódios recentemente.  Acho que foram mais de 13 anos, três ou quatro fansubers, começando pelas Techno Girls, até que alguém conseguissem fechar os 26 episódios da primeira série.  Eu não vou me estender muito, como eu esperava – e sabia, porque tenho o mangá – o final foi épico.  

Para quem não conhece a série, Ace wo Nerae! acompanha a carreira como tenista  da jovem Hiromi Oka, da sua entrada no colegial, quando era uma menina comum, até o estrelato mundial. Até que chegue lá temos muito suor, lágrimas e sangue.  Quando começamos o capítulo, os treinadores estão selecionando os atletas, cinco rapazes e cinco moças, para competir no campeonato nacional juvenil.  As personagens estão em uma espécie de concentração, treinando e se preparando.  



O grupo dos garotos está fechado, mas os treinadores acreditam que só quatro meninas merecem ir, as demais, estão todas no mesmo nível e bem abaixo das quatro top.  Jin Munakata, treinador de Hiromi Oka, quer que sua pupila entre no grupo, os demais treinadores discordam e ele ameaça abandonar o campo de treinamento e seus outros atletas.  Pressionados, um dos treinadores faz a proposta final: Hiromi poderá entrar no grupo se derrotar Ryuuzaki Reika.  Ryuuzaki, ou Ochoufujin, é simplesmente a maior promessa do tênis feminino do Japão e foi a inspiração de Hiromi para começar no esporte.

Ochoufujin nunca foi derrotada por Hiromi, a menina nem chegou perto de vencer a atleta, ainda que a própria Ryuuzaki já tenha percebido o grande potencial da colega de equipe.  Mas Hiromi aceita o desafio e segue em frente.  Aí, temos um jogo épico.  Ochoufujin parece muito superior no início, mas Hiromi persevera, o jogo se torna atroz, o calor é forte.  Ochoufujin tem câimbras, Hiromi machuca seriamente a sua mão direita. Ambas as jogadoras desejam vencer e a partida se estende já por quatro horas. E tome cenas antológicas, jogo de câmera, luz, cor, sombra, olhares vidrados, suor, sangue e  o impecável cabelo de Ochoufujin se desmanchando. 


Por fim, o treinador que tinha proposto o jogo vai até Munakata e pede que ele interrompa a partida, pois uma das atletas pode se machucar seriamente e ele já entendeu, porque o jovem técnico confia tanto da capacidade da menina.  Munakata simplesmente – sim, com sua voz profunda e solene – diz que ninguém tem o direito de interromper uma partida como aquela.  E não tem mesmo!  Por fim, Hiromi, com sua mão sangrando em bicas, vence.  Reika lhe dá os parabéns dizendo que aquela derrota foi melhor do que qualquer de suas vitórias.  

Se eu tivesse emendado vários episódios, aposto que teria chorado, porque, sim, Ace Wo Nerae! é um dos melhores animes que já vi, uma série que mobiliza, comove, arrebata, o shoujo anime de esportes por excelência.  Brilhante!  Sumika Yamamoto criou uma série fantástica, mas  a equipe de animação – Osamu Dezaki, Akio Sugino e outros – deram um tempero todo especial para o mangá, a começar pelo tema de abertura.  Agora, é torcer que um dia alguém legende a segunda temporada e os OAVs da série.


Ah, sim!  Para quem não sabe, Ace Wo Nerae! foi a fonte principal de Gunbuster ~Top wo Nerae!~  (トップをねらえ!) um dos grandes animes da Gainax.  Trata-se de uma homenagem do início ao fim.  E, o mais surpreendente, é um anime que tem momentos excepcionais e que entrou na história como uma das melhores produções da Gainax.

O mangá de Ace Wo Nerae1 foi publicado na Margaret entre 1973 e 1980.  Teve duas séries para a TV, a primeira com 26 episódios (1973/74), a segunda com 25 episódios (1978/79); um movie animado resumão em 1979; uma série com 13 OAVs em 1988; outra série de OAVs com 12 episódios em 1989; e um dorama com 10 episódios em 2004.  O dorama usou a música de abertura clássica cantada por Aya Ueto, que também interpretou Hiromi.  O mangá também inspirou videogames e várias citações em outras obras.  Gunbuster foi só a maior homenagem, não a unica.

4 pessoas comentaram:

Realmente, essa série é muito boa! Adorava a arte que o Osamu Dezaki e o Akio Sugino fizeram na primeira temporada e os OVAs também foram muito bem produzidos. Eu tenho a série completa gravada em DVD, só que ela está dublada em espanhol e com os nomes americanizados (argh!). Os OVAs tem as partes que mais me emocionam.

(SPOILER)


Os episódios que se passam logo depois da morte de Jin é muito marcante pela crueza e o realismo. Eu me acabei de chorar quando vi o desespero da Hiromi. Outra cena que para mim é muito marcante é quando uma Ranko seriamente machucada perde, depois de um jogo terrível, para a Madame Butterfly (desculpe-me, mas me acostumei a chamá-la assim :S . Quando as duas se reencontram depois da partida, ela dá uma lição de superação que eu acho que nunca irei esquecer.
Misericórdia, acho que já falei demais. Espero não ter sido indiscreto revelando esses detalhes. Um abraço!

Já sei qual é o outro anime que verei nessa temporada de abril junto com Jojo's Bizarre Adventure Stardust Cruzaders. Não aguento esses animes moe de garotas de aparência pré-adolescente extremamente erotizadas que parecem ter sempre 10 por temporada, cadê os animes com história?

Verei esse anime também pela necessidade de saber que tem anime de esportes bons voltados ao público feminino. Acho lastimável o fenômeno dos animes de esporte que leva muitos garotos a se interessarem pelos mesmos não se repita com as garotas. Estava debatendo com isso com meu namorado um dia e ele disse que isso se devia aos esportes femininos gozarem de menos prestígio que os masculinos, pois as mulheres não teriam força física para fazer grandes façanhas que tanto chamam atenção nos esportes. Ele ainda ressaltou que os poucos esportes femininos que tem tanta atenção da cobertura esportiva são aqueles que tem belas mulheres em trajes colados como vôlei...

Como eu faço pra baixar da internet ace só nerae? Jah tentei em vários sites americanos, e esse site tecno girls não tem download...

Como faço pra baixar esse anime? Jah tentei em vários sites americanos, incluindo o chauthanh , e esse tecno girls não tem pra baixar...

Related Posts with Thumbnails