domingo, 8 de fevereiro de 2015

Golgo 13 se encaminha para o seu final


Golgo 13 (ゴルゴ13) definitivamente não é shoujo, trata-se de uma série sobre um assassino profissional frio e lacônico, mas sabe quando uma notícia lhe pega desprevenida?  Por que?  Ora, Golgo 13 começou em 1968 e é a única série japonesa que conheço que funciona em sistema de estúdio, isto é, o Takao Saito é dono da personagem (*normal, até aí*) e montou o seu próprio estúdio que emprega desenhistas e roteiristas que produzem o material e são por ele supervisionados.  Sempre pensei em Golgo 13 como um material episódico que poderia rolar eternamente, não como uma série com princípio, meio e fim.  A série já tem mais de 170 volumes.




Parece que a notícia veio na edição da Big Comic de 25 de fevereiro.  O ANN também se recorda que quando do aniversário de 45 anos do mangá (*na Big Comic, eu presumo*), 51 artistas prestaram uma homenagem para Golgo 13 e o autor deu uma entrevista.  Nela, ele dizia ter um final preparado, mas que a série não era mais de sua propriedade e, sim, dos leitores.  Isto colocado, Golgo 13 continuaria enquanto seus leitores permanecessem fiéis.  Enfim, de repente, não termine nunca, ou, quem sabe, o autor tenha alguma cláusula para que a série se encerre caso tenha problemas de saúde ou venha a falecer... Uma coleção de volumes selecionados de Golgo 13 foi iniciada pela JBC anos atrás, acredito que não tenha dado certo.  Deve ter sido a mesma que foi lançada nos EUA e tinha 13 volumes.  De qualquer forma, se Golgo 13 pode terminar, Glass Mask (ガラスの仮面) e Ouke no Monshou (王家の紋章) também podem!

2 pessoas comentaram:

Eu gostei bastante dos volumes do Golgo 13 publicados aqui e tinha esperança que lançassem mais, mas parece que não houve interesse da editora. Baixas vendas? Preço do licenciamento alto?
Falta de transparência é um saco!

Pois é, Maurício, eu realmente acreditava na possibilidade de sucesso para Golgo 13, imagino que um pouco de divulgação ajudasse MAS nunca saberemos a real razão da suspensão.

Related Posts with Thumbnails