segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Helena do Studio Seasons aparece em novela da Globo sem autorização


Qual não foi a surpresa ao ver o pessoal comentando essa atrocidade no Facebook.  Eu vejo Além do Tempo, há três ou quatro posts sobre ela aqui no blog, só que assisto o capítulo sempre atrasado.  Enfim, hoje (14/12), o filho de Gema, Matheus, o rapazinho que é médium, presenteou-a com desenhos ao estilo mangá, explicou o que são os quadrinhos japoneses e coisa e tal.  A cena está aqui.  Até aí, nenhum problema ou desserviço, só que a maioria das ilustrações eram obra do Studio Seasons, mais especificamente do quadrinho Helena (*resenha*), publicado pela NewPop.  O traço da Simone Beatriz é inconfundível, estava lá, alguém teve a cara de pau e traçou por cima.


Será que a Globo não tem condições de contratar desenhista?  Precisa "maquiar " e usar sem autorização o trabalho de profissionais sérios? Montserrat, Simone Beatriz, Syvia Feer, toda a minha solidariedade para vocês que construíram sua carreira com muito esforço e não merecem esse tipo de tratamento. Vergonha!  Canalhice!  E deveria reder processo.

4 pessoas comentaram:

"Mas é só um desenho que estava na internet!"
"Nosso pessoal de produção é que fez. Nós nunca faríamos isso!"
Seria o tipo de coisa que que a Globo diria, se se dignasse a responder?

Isso é que nos entristece, além de nenhum apoio aos desenhistas brasileiros, as grandes empresas como a Globo são as primeiras a mostrar esse descaso.

Bom, é interessante que a Globo fale sobre os mangás para o pessoal que assiste ter mais conhecimento, mas de que adianta pegar os desenhos de outro artista sem autorização e ainda assinar com o nome do personagem da novela? Plágio é crime e dá em processo, não é? Aliás, mesmo se tivesse autorização, seria melhor mesmo se a Globo contratasse um artista que saiba desenhar mangá para quê as coisas ficassem mais tranquilas

Mesmo que a Globo resolvesse usar a arte de alguém ao invés de contratar uma pessoa para criar artes originais, o mínimo que se espera é que ela dê o devido crédito ao artista. O que não parece ter sido o caso. E com certeza, eles parecem não ter a mínima preocupação com isso.

Related Posts with Thumbnails