quinta-feira, 31 de março de 2016

“Quando foi a última vez que você agradeceu alguém importante em sua vida?”



O site IPC Digital, fez um post sobre um curta metragem do “Itsumo Arigatou Project” (Projeto obrigado sempre), produzido pela empresa Kao.  A questão a ser respondida é “Quem faz o trabalho mais pesado? Homens ou mulheres?”.  Vale a pena assistir.


obrigado legendado por mia-1972

Com muita sensibilidade e senso prático, o pequeno vídeo questiona aquelas concepções estereotipadas sobre os sexos, os tais papéis de gênero. Em um primeiro momento, eles pesam as bolsas e sacolas de 100 homens e 100 mulheres pelas ruas de Tokyo. Eles mostraram que as mulheres carregam em média 7,2kg, duas vezes mais peso que os homens. Algumas mulheres, 18% das entrevistadas, carregavam mais de 15kg. Quem é o sexo forte?


Depois, eles focam em um casal com um filho pequeno, um menino que deve ter a idade da minha Júlia. O que a mãe leva na bolsa normalmente? E o pai? A partir daí, eles filmam um dia da vida da esposa, todo o trabalho doméstico que ela realiza, o cuidado com o filho, as compras para a casa e mostram para o cidadão. O resultado, claro, é surpreendente.

O fato é que aqui, ou no Japão, e provavelmente em boa parte do mundo, as mulheres trabalham muito mais que os homens. Trabalham dentro e fora de casa. Sendo que o trabalho doméstico é sem começo, sem meio, ou sem fim. Ele não termina nunca. Ainda assim, quando uma mulher é SOMENTE dona de casa, não raro ouve que “não trabalha”, como se algo assim existisse na vida de uma mulher. Enfim, vale a reflexão do vídeo. Seria interessante ver projetos assim aqui, em nosso país.

2 pessoas comentaram:

Recentemente, estive participando de discussões sobre algumas questões ambientais, como reuso de água. Para meu espanto, a grande polêmica entre o grupo foi o fato de eu ser o responsável por lavar a roupa em casa. Parecia coisa de outro mundo para as pessoas.
Sinal de que o machismo ainda impera nas relações.
Mesmo que a mulher trabalhe fora, a responsabilidade pelo trabalho doméstico ainda recai "naturalmente" sobre a mulher.
Triste.

Related Posts with Thumbnails