segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Autor de Ashita no Joe confessa que nem ele tem certeza da morte do protagonista


Ashita no Joe (あしたのジョー) é uma das séries mais espetaculares que o Japão já produziu.  Publicada entre 1968 e 1973, acompanha o jovem Joe, um adolescente delinquente de sua vida sem rumo até se tornar um dos maiores boxeadores de todos os tempos.  Reunindo todas as virtudes dos shounen mangá, a série termina com uma grande luta e a dúvida que acompanhou os fãs: Joe morreu no final, ou não?  Enfim, o Manga Mag trouxe uma matéria comentando que nem Tetsuya Chiba, o desenhista da série sabe até hoje se Joe sobreviveu.  Não havia indicação no roteiro do já falecido Ikki Kajiwara.  Enfim, a revelação foi feita em uma nota manuscrita do próprio Chiba enviada para o programa  Shouwa vs Heisei Anime & Tokusatsu & Manga Heroes – Heroines Top 20.  


Agora, o que mais me deixou curiosa é saber que lista de heróis e heroínas mais importantes da Era Shouwa (1926-1989) e Heisei (1989-até hoje) saiu desse programa.  Foram milhares de votos.  Na página do programa não há nada, ou o que há está em formato imagem, o que dificulta a tradução para mim.  O Manga Mag só publicou o top 5 Shouwa: 1) Son Goku (Dragon Ball), 2) Lupin (Lupin III), 3) Ultraman (Ultraman), 4) Doraemon (Doraemon) e 5) Joe YABUKI (Ashita no Joe).  SSe alguém souber de um site que tenha a lista discriminada em japonês ou tenha traduzido, eu agradeço.

4 pessoas comentaram:

Note que enquanto Tooru Rikishi recebeu um mega-funeral quando seu personagem morreu, os Japoneses nunca fizeram o mesmo para Joe Yabuki. O significado é bem claro: no entender deles, ele não morreu. Pode ter se estropiado todo para vencer, pode até jamais poder lutar de novo, mas morrer ele não morreu. ;)

Perdeu. Essa é parte legal, o anime é realista, a vida é dura e mesmo você se esforçando ao máximo, nem sempre tu consegue o que quer.

Ashita no Joe é espetacular,a obra mais realista e dura q já consumi

Related Posts with Thumbnails