quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Piu-Piu e Frajola: Assistindo os Clássicos com a Júlia


Ontem, Júlia me pediu para ver Piu Piu e Frajola. O clássico.  Era um episódio no qual a Vovó e Piu-Piu estavam indo para o Oeste.  Frajola era um índio.  Desta vez, havia vários gatos e suas montarias eram gatos gigantes (*estranho, mas de Pluto e Pateta são cachorros, tá valendo*).  Os gatos querem comer o Piu-Piu e pegaar o escalpo da velhinha.  

Vovó e Piu-Piu encontram um forte abandonado e (*sorte*) cheio de armas.  A dupla sorridente se encastela no forte e dizima os gatos-índios que eram os vilões.  Pense na História dos EUA, da Marcha para o Oeste e de como isso é complicado, mas, enfim, na época era somente um desenho infantil fofinho.  As personagens são dos anos 1940, Piu-Piu (Tweety) foi inventado em 1942 e Frajola (Syvester), em 1941.  Não sei de qual ano é o episódio, mas há uma lista dos clássicos aqui.

Este é um desenho educativo de verdade.
Não me lembrava de quão sádico era esse desenho. Não lembrava mesmo. Não sei se foi um episódio específico mais agressivo, agora, fez o Pica-Pau parecer bonzinho em certos momentos. Eu ri de nervoso e me sentindo meio culpada. Ela cansou no segundo, queria a versão nova higienizada. Essa não presta nem para rir, enfim.  Na casa dos avós, ela é mais indulgente e senta para a assistir Tom e Jerry com o meu pai.  Ele gosta, ela sabe disso, e senta para ver com ele e fazer bagunça.  Em casa, ela prefere mudar para outra animação, as facilidades do Youtube.

Quando o povo fala que "os desenhos de antigamente" eram melhores. Especialmente, gente velha como eu, ou mais velha, que foi bombardeada com Piu-Piu, Papá-Léguas, Pica-Pau, Pernalonga, enfim, essa pessoa está operando por pura nostalgia, sem nenhuma reflexão crítica, ou pedagógica. A sequência de desenhos da manhã da TVE é muito superior em termos educativos e mesmo de roteiro.

Um único episódio e um monte de brinquedos para comprar como resultado.
Agora, obviamente, se a gente pega um Patrulha Canina, que Júlia ama, coisa feita para vender brinquedos, a coisa empalidece em narrativa e roteiro. Sobra algo de educativo, muito pouco, verdade, que não consegue esconder o objetivo geral da coisa que é capaz de criar toda uma série especial dos cachorrinhos para vender em um único episódio. Sim, vendo Patrulha Canina meu nervosismo é outro...

1 pessoas comentaram:

Tom e Jerry tinha festival de crueldades!!! Curioso que essa dupla foi satirizada em "Os Simpsons" ....Itchy e Scratchy....

Related Posts with Thumbnails