domingo, 26 de novembro de 2017

A Divina Comédia Mangá: Go Nagai não para de me surpreender


Estava passando pelo Manga Mag e eles estavam anunciando a nova edição francesa do mangá da Divina Comédia de Go Nagai.  Como assim Go Nagai fez um mangá da Divina Comédia de Dante????  Sim, ele fez.  Descobri que Go Nagai também fez Os Três Mosqueteiros... Enfim, o mangá Dante Shinkyoku (ダンテ 神曲) foi publicado em três volumes (*claro*) no ano de 1994.  Não achei a revista, talvez, tenha sido publicado encadernado direto.  Agora, os franceses estão dizendo no MM que o título original é Mao Dante (魔王ダンテ).  



Por conta desse erro, demorei demorei bastante para achar a informação correta, tive que ir na Wikipedia japonesa, porque não é o título,  Mao Dante é de 1971, pode até indicar que o artista estava interessado na Divina comédia desde então, mas trata-se da série considerada precursora de Devil Man (デビルマン), um dos grandes sucessos de Go Nagai. Nada a ver diretamente com um dos clássicos fundadores da literatura italiana.  Só para constar, tem scanlations de Dante Shinkyoku, segundo o Mangaupdates.  Enfim, Go Nagai é genial, a criatividade desse homem é um negócio sem limites, mas imaginá-lo desenhando um clássico como A Divina Comédia foi algo inesperado para mim.



A Divina Comédia foi escrita por Dante Alighieri provavelmente entre os anos de 1307 e 1321.  Em italiano, não em latim e conta a história do poeta que visita o Inferno e o Purgatório guiado por Virgílio, o poeta romano, e, por fim, o Paraíso, onde é guiado por sua musa, Beatriz, a mulher que ele amava e havia falecido.  Toda a Divina Comédia é baseada no número três e seus múltiplos. Trata-se de uma obra com forte teor político, já que Dante coloca vários desafetos no inferno, por exemplo. Há um bom artigo sobre A Divina Comédia neste site.  Eu fiquei curiosa em relação ao mangá.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails