domingo, 10 de junho de 2018

E se fizessem um anime sobre o Império bizantino?


Tente lembrar das suas aulas de História, o Império Romano em crise se dividiu em dois no ano de 395.  Enquanto a parte ocidental caminha para o seu colapso, a parte oriental viveu muito bem e sobreviveu um outro tanto até 1453.  O colapso político não significou o fim da influência bizantina que pode ser vista, por exemplo, na sobrevivência das Igrejas Ortodoxas (*Grega, Russa, Ucraniana etc.*).Um dos meus sonhos é visitar Santa Sofia.  Não sei se um dia irei realizá-lo.


Um medievalista, ou algum apaixonado pelo Império Bizantino, pegou a música de abertura de Evangelion "A Cruel Angel's Thesis"  ("Zankoku na tenshi no teze") e colocou uma animação sobre o Império do Oriente.  Segundo o dono do canal, deu um trabalhão e eu acredito.  Agora, ele faz piada com o fato de pouca gente entender o que está escrito, porque boa parte do texto que aparece está em grego.  Está aí embaixo:


Enfim, eu adoraria ver mais material sobre o Império Bizantino.  Filmes, minisséries, animes.  Tanta coisa legal, especialmente, se eu penso nas mulheres, como Pulcheria, Teodora, Irene, Ana Komena... Ou algo relacionado, como a conversão dos russos ao cristianismo, que se iniciou com a ação de Olga de Kiev, que era regente de seu filho. E, sim, podia ser sobre algum homem, também, claro... Justiniano e Teodora dariam material para uma ótima série.  Fora que é cansativa a representação dos bizantinos no cinema, quando aparecem são traiçoeiros e decadentes.  Vide O Incrível exército de Brancaleone (*um clássico*) e o "é ruim, mas eu gosto" A Última Legião.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails