quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Ícones da Igreja Ortodoxa em estilo anime causam indignação em religiosos russos


Hoje, apareceu na minha TL do Twitter uma matéria do Moscow Times em inglês (*não leio russo, vocês sabem*) comentando que uma conta de uma rede social russa chamada Vkontakte estava publicando ilustrações em estilo anime de ícones religiosos.  A maioria é simplesmente a colagem de um rosto, como o Viktor de Yuri!!! on ICE (ユーリ!!! on ICE), por exemplo, em um ícone pré-existente, por isso mesmo, eu amei essa Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, lindíssima.  Daí, a gente sabe que não é obra de um artista só.

Quero fazer uma camisa com essa ilustração.
Diferente do que ocorre na Igreja Católica Apostólica Romana, na qual é possível que qualquer artista faça uma imagem de santo, que ao ser abençoada, pode ser utilizada em cerimônias religiosas, na Igreja Ortodoxa a coisa é tratada de forma muito mais burocrática e regrada.  Por isso mesmo, há uma padronização muito maior da representação dos  santos.  Só pessoas autorizadas, que passaram por certos cursos de formação teológica, teriam o direito de fazê-los.  Estabelecido isso, uma rede de TV de uma região central da Rússia fez uma matéria (*que me cheira à sensacionalismo barato*) comentando os ícones, que estão circulando no Vkontakte desde 2014, e entrevistando religiosos, alguns deles indignados com o que consideravam um desrespeito.  

Ombreiras ainda estão na moda na Rússia, ao que parece.

Enfim, desde o fim da URSS, a região vem passando por um ressurgimento religioso com um nível de fanatização bem complicado.  Um rapaz, por exemplo, foi preso e condenado por estar caçando pokemons em uma igreja.  Um filme falando de um caso amoroso de juventude do último Czar da Rússia foi recebido com protestos por ser considerado um desrespeito, porque o monarca foi canonizado.  Não me surpreenderia se derrubassem essa conta da rede social e fossem caçar os responsáveis por ela.

Isso é simplesmente uma colagem.
Mas por qual motivo postei isso?  Primeiro, porque é interessante, mas por achar essa Virgem e o Menino linda e desejar descobrir quem é o artista responsável por ela.  Na matéria de TV aparece uma outra arte que parece ser da mesma pessoa, mas é rápido e eu não consegui achar na internet.

6 pessoas comentaram:

Fiquei curioso para saber sua opinião a respeito. Você só disse que achou a matéria que entrevistou os religiosos sensacionalista e falou sobre a forte religiosidade dos russos. O que você pensa sobre essas liberdades poéticas em cima da arte sacra cristã?
PS: isso me lembra um pouco aquela exposicse do Santander

Pelo visto ela não se ofende com isso, já que é "protestante" e, presume-se que guarda o Segundo mandamento. Só esquece que é um erro guardar apenas 9, vide Tiago 2:10.

Moisés, não vejo problema algum. Na Rússia, talvez esse tipo se liberdade possa ser um problema. No Brasil, temos sorte se ainda não ser.

Se vc procurar encontra meu texto sobre o Santander.

Sou Católico Apostólico Romano não só de nome, sou praticante e na boa...
Como sou "Geek" amo animes, coloquei a imagem como plano de fundo do meu celular.
PS: também achei a imagem lindíssima Valéria!

Como catolico praticante não vejo problema algum. Só teria se eu notasse algum desrespeito a minha religião. E a imagem é linda!

Related Posts with Thumbnails