terça-feira, 29 de outubro de 2019

Hagio Moto recebe prêmio do Governo Japonês pela sua importância para a cultura do país


Hagio Moto recebeu uma das maiores condecorações que um artista pode receber no Japão, o prêmio de mérito cultural.  A premiação é concedida pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes Ciência e Tecnologia (*Sim, você pode ter um ministério juntando tudo isso, desde que ele funcione bem*) para aqueles que contribuíram para a cultura do país e, bem, Hagio Moto é uma das mais importantes mangá-kas do Japão, ainda que em nosso país nada de sua vastíssima obra tenha sido publicado.  

E, para quem nunca leu as entrevistas dela traduzidas, aqui, no blog, a mãe da mangá-ka era contra a sua carreira, tentou obstruí-la e enquanto viva (*não sei se já faleceu*), dizia para todo mundo que a filha era professora de artes, porque considerava uma vergonha fazer mangá.  enfim, segundo o Comic Natalie, a página da revista Flowers colocou no ar uma matéria sobre a premiação e os agradecimentos de Hagio Moto a todos os seus leitores e leitoras e ao comitê que decidiu honrá-la com a comenda.

1 pessoas comentaram:




Adorei a homenagem, espero que o governo premie outros mangakás (inclusive as colegas de Hagio do grupo do ano 24) , já que os mangakás hoje são os artistas-mor do Japão .










"a mãe da mangá-ka era contra a sua carreira, tentou obstruí-la e enquanto viva (*não sei se já faleceu* " (talvez esteja viva... lembremos que o Japão tem a maior população centenária do mundo! )

Related Posts with Thumbnails