domingo, 28 de fevereiro de 2021

Comentando o episódio #8 de WandaVision: Mergulhando na dor da protagonista

Assisti ao episódio #8 de WandaVision agora pela manhã e decidi fazer uma resenha rápida para comentar algumas coisas.  Foi um episódio de revelações e flashbacks com algumas cenas carregadas de grande carga emocional, pois discutiram solidão, luto e o desespero de uma mãe diante do sofrimento de seus filhos.  Sim, está cheio de spoilers o meu texto, se você se importa, melhor não ler.  

Começo com as minhas pequenas duas decepções em um episódio excelente.  A primeira, não tivemos Monica Rambeau, a segunda, também não vimos Mercúrio, ainda que tenha sido revelado que ele era criação de Agatha Harkness.  E o capítulo foi TODO focado em Harkness e Wanda, com pouca participação de Visão e tudo em flashback.  Para quem não lembra, ou não viu, mas está lendo, quando terminamos o último capítulo, Wanda tinha caído em uma armadilha criada por Agatha que dera sumiço nos filhos da heroína.  Por causa de uma série de feitiços, Wanda estava incapacitada de usar seus poderes.  O que Agatha quer saber é como Wanda desenvolveu poderes tão grandiosos.  Alguém lhe ensinou?  Os poderes nasceram com ela?  O que teria detonado tamanho poder?

O episódio começa na famosa Salém, no século XVII, quando Agatha Harkness iria ser punida por suas colegas bruxas por ter quebrado regras importantes para o grupo.  So que o que as bruxas acabam conseguindo é ampliar os poderes da vilã.  Posso chamá-la assim?  Acredito que possa.  Depois disso, Agatha obriga Wanda a rever o seu passado, episódios traumáticos de sua vida, para tentar descobrir o que fez com que a heroína manifestasse poderes tão grandes.

Assim, vemos a família de Wanda e como as sitcom fizeram parte de sua infância e a ajudaram a aprender inglês, assim como se tornaram um porto seguro, um lugar de conforto, quando ela estava em sofrimento.  Tipo eu correndo para assistir Orgulho & Preconceito (1995).  Entendo perfeitamente.  Esses flashes do passado de Wanda são como uma tortura para a heroína, porque ela está revendo situações de dor profunda.  Após a morte de Pietro, Visão e Wanda terminam por se aproximar e o diálogo entre os dois é muito comovente.  A partir daí, eles se tornarão um casal como vimos nos filmes do cinema.  Outro salto e descobrimos que Wanda não roubou o corpo do amado, a quem queria dar uma sepultura digna, mas foi exposta ao seu corpo dilacerado e desmembrado, sendo preparado para testes e pesquisas.  

Tyler Hayward, que merece, sim, o título de vilão, acredita que enterrar Visão é um desperdício de dinheiro.  Ele não tem nenhum pudor em desrespeitar o testamento do herói, que não desejava ser transformado em uma arma.  Vi ali um revival das discussões de Jornada nas Estrelas ~A  Nova Geração~ sobre Data ter, ou não, direito sobre si mesmo, ou se seria propriedade da Frota Estelas (*Episódios The Measure of a Man e The Offspring*).  O vídeo com  a heroína roubando o corpo de Visão é falso, o que nos faz perguntar por qual motivo Hayward quer que todos pensem que ele é verdadeiro.  Por fim, uma Wanda alquebrada, engole sua dor e vai embora.

Ela tem um panfleto na mão, uma propriedade comprada por Visão em Westview, em um típico subúrbio de sitcom, e com um coração desenhado e a mensagem "Para envelhecermos juntos".  É aí que Wanda libera seu poder desconhecido, a magia do caos, que é capaz de manipular a realidade e criar vida.  Sim, ela tem um poder semelhante ao da Elza de Frozen e é capaz de recriar Visão e criar os gêmeos usando o seu poder.  Agatha Harkness fica fascinada, mas não sabemos o que ela pretende fazer com a informação, ou com Wanda, ou com os meninos.  Na última cena, ela está torturando os filhos da heroína e dá o nome de "Scarlet Witch" para a protagonista.

E foi isso.  Sem Monica, sem Darcy, sem Visão, sem Pietro, mas não desligue, porque temos uma cena pós-créditos que mostra o Visão branco, uma criação da S.W.O.R.D. que usa a energia de Wanda, capturada em um dos drones que eles enviaram para investigar Westview.  Não sei o que pode sair daí, salvo que aposto que os dois Visão irão se tornar um só.  E foi um episódio emocionante com várias cenas muito boas.  Eu fiquei tão empolgada que comecei a rever A Era de Ultron.  É isso! Que venha o último capítulo.  Ah, sim, um detalhe.  Os dois filmes que estavam sendo exibidos no cinema quando Wanda cria sua Westview não são contemporâneos de I Love Lucy!, mas de 1962 (Big Red) e 1960 (Kidnapped), respectivamente.  E, sim, a participação especial no último episódio.  Muita gente acredita que será o ator Dick Van Dyke, que aparece nos episódios que Wanda estava assistindo neste episódio.

1 pessoas comentaram:

Há quem diga que o Paul Bettany estava se referindo a ele mesmo quando disse que teria o prazer de contracenar com um grande ator com quem sempre quis trabalhar... Seria uma grande trollagem para alimentar teorias entre os fãs durante a temporada.

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