sexta-feira, 11 de junho de 2021

Por que a moda avançada de Sailor Moon nunca deixará de atrair novos fãs

O site Dazed publicou uma longa matéria sobre a moda em Sailor Moon, a série dos anos 1990, e a fascinação que ela exerce sobre os fãs até hoje com a proliferação de contas no Tik Tok, Isntagram e Youtube falando do assunto.  O texto fala, também, da paixão de Naoko Takeuchi por moda. Achei que valia a pena e traduzi.  Para quem quiser ler o original, ele esta aqui.  E, para quem não sabe, os novos filmes de Sailor Moon estão na Netflix e espero que façam sucesso.

Por que a moda avançada de Sailor Moon nunca sairá de moda

Quase 30 anos depois que o programa estreou na TV, seus super fãs estão recriando suas modas favoritas no TikTok e no Instagram

"Eu sou a Guerreira da Lua que luta por amor e justiça!" Assim grita Sailor Moon, o personagem homônimo do mangá de sucesso e série de anime Sailor Moon, para as forças do mal que atormentam seu universo. Pouco depois, ela começa a entrar em batalha junto com seu fiel grupo de sailors – tudo isso enquanto parece surpreendentemente elegante.

Quase 30 anos depois, quando Usagi Tsukino (alter-ego de Sailor Moon) e suas companheiras saltaram das páginas do mangá e para as telas de televisão ao redor do mundo, as personagens icônicas de Naoko Takeuchi têm sido infinitas fontes de inspiração para os fãs da série. Mas, agora é a moda delas que está tomando o centro do palco. Os alter-egos civis das sailors estão vendo um ressurgimento da popularidade nas mídias sociais de hoje como fontes genuínas do street style contemporâneo. A nova geração de 'Moonies' (o nome carinhoso dos fãs de Sailor Moon) está prestando muita atenção para as roupas que as sailors usam entre uma luta com monstros e os beijos nos meninos nas ruas de Tóquio.

É fácil ver o por quê. Desde o início, Sailor Moon sempre foi um programa sobre moda. Ao contrário de outras séries animadas da época, o elenco principal formado por Usagi, Rei (Sailor Mars), Ami (Sailor Mercury), Minako (Sailor Venus) e Makoto (Sailor Jupiter) possuía uma lista sempre rotativa de peças de roupa que eles revezavam a cada episódio: desde os vestidos queridinhos de todos, cardigans, tops e saias godê até blusas com gola de tartaruga, blazers e camisas de botões. A criadora da série Takeuchi também foi notavelmente inspirada pelos programas de alta costura de seu tempo, copiando peças exatas de Dior, Mugler, e mais para os muitos vilões da série. Roupas tão emocionantes e dinâmicas foram revigoradas pelo estilo ilustrativo colorido da Toei Animation, que continua inspirando o reboot de Sailor Moon Crystal chegando à Netflix ainda este ano.

"Os desenhos de (Takeuchi) para cada personagem da série mostram não apenas a extensão de seu talento como uma potência criativa, mas também seu amplo escopo de interesses (da moda)", diz a YouTuber Lisa Fevral, que cria vídeos que examinam as escolhas de estilo pessoal de cada Sailor Guardian. No geral, "Sailor Moon está cheio das melhores tendências dos anos 90 e inspirações de moda", ela argumenta. "Acho que o que ressoa com as pessoas até hoje sobre a moda da série é o quão real ela parece."

"Não há limite direto para quem pode usar o que no mundo de Sailor Moon, desde que você saiba como usá-lo"

Vídeos do YouTube surgiram em todos os lugares com fãs e criadores de conteúdo demonstrando como replicar as roupas clássicas dos anos 90 da moda de Tóquio vistas em Sailor Moon. Fevral acredita que "o estilo do elenco principal é elaborado de uma forma que não aprisiona os personagens", e que se presta bem à natureza supérflua do street style na Gen Z de hoje.

Sailor Moon sempre brincou com textura, silhueta e gênero de forma autêntica ao longo de sua história. "Algumas meninas são mais propensas a usar um vestido de alcinha (slip dress) do que outras, mas você ainda pode encontrá-las tentando algo novo em alguns episódios", diz Fevral. "Isso é mais realista e interessante do que fazer um elenco cheio de estereótipos que as fariam parecer caricaturas de quem essas meninas realmente são." As sailors Makoto e Rei eram frequentemente vistas misturando roupas masculinas, como roupas esportivas inspiradas no hip hop com paletas de cores femininas, bem como mais tarde as queer Sailor Netuno e Sailor Urano – esta última usando exclusivamente roupas masculinas enquanto estava em modo civil.

Haruka (Sailor Urano) tradicionalmente vestia ternos marrons clássicos (desenhados e animados à perfeição sob medida), e assumiu os feitios masculinos do estilode Shibuya com sua clássica camisa branca oversized e bandana vermelha amarrada ao redor do braço, uma roupa que Fevral menciona como "icônica" e um dos looks favoritos dos fãs. "Gênero não faz diferença", diz Haruka em um determinado ponto para as outras sailors depois que elas a confundem com o homem no modo civil. "Se você acha isso, você não pode proteger aqueles que você ama." Não há limite direto para quem pode usar o que no mundo de Sailor Moon, desde que você saiba como usá-lo. 

TikTok e Instagram são as mais recentes plataformas a verem Sailor Moon chegar como uma tendência de street style. Com a maioria dos looks das Guerreiras da Lua agora arquivados pela conta do Instagram @sailor_fashionistas, a criadora Ella Cheng pegou a inspiração de estilo infinito para seu TikTok e Instagram. Quando ela começou a criar conteúdo, muitos de seus seguidores pediram recriações da moda anime, "então eu imediatamente pensei em Sailor Moon", diz Cheng. Embora os vídeos de Cheng sejam  fragmentos fofos de 30 segundos de recriações da moda, há muito trabalho por trás deles com a agora alta demanda por conteúdo de Sailor Moon. “Comecei a pesquisar e a planejar o Sailor Moon (recriações) dois meses antes de o primeiro post ir ao ar.” Isso ocorre porque Cheng passa o tempo vasculhando a internet em busca de réplicas das roupas e "se não houver nada disponível no mercado", ela acrescenta, "eu teria que fazer do zero".

Mas, é um trabalho de amor para Cheng. “Eu sou uma grande fã de Sailor Moon desde que era uma garotinha. Sempre que há uma colaboração de Sailor Moon com marcas que conheço, eu sempre vou e compro a coleção inteira. ” Marcas como ColourPop e Kith Women são apenas algumas das marcas recentes que aderiram à tendência Sailor Moon, com ambas as coleções, sem surpresa, esgotadas em minutos. Fevral e Cheng concordam que o estilo Sailor Moon é tão atraente no mundo de hoje devido à sua diversidade de escolha. “A maioria de suas opções de roupas tem sua própria paleta de cores e maneiras exclusivas de estilizá-las que refletem suas personalidades”, explica Cheng. “Essas peças fazem esses personagens parecerem reais e tornam seu guarda-roupa acessível”, acrescenta Fevral, observando como essas parcerias com a marca Sailor Moon se esgotam tão rapidamente.

Com mais jovens criadores de conteúdo surgindo todos os dias recriando e arquivando a moda de Sailor Moon, isso apenas reafirma o que Moonies em todos os lugares já sabiam: atemporal, dinâmico e às vezes estranho - Sailor Moon nunca sairá de moda.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails