segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Brasília ganha uma biblioteca de mangás

O Jornal de Brasília noticiou que na sexta-feira (29/10), Dia Nacional do Livro, o Embaixador do Japão, Akira Yamada, participou da cerimônia de entrega do acervo da nova mangateca da Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB). O acervo de quadrinhos japoneses foi presenteado à biblioteca pela Embaixada do Japão, pela Fundação Japão e Universidade de Kanagawa, com a coordenação da Rede Nikkei do Brasil (REN Brasil).  O Diretor Geral da Fundação Japão em São Paulo, Masaru Susaki, também esteve presente à cerimônia.

A coleção doada tem cerca de mil e quinhentos volumes e inclui mangás publicados no Brasil e títulos originais em língua japonesa.  Os livros serão disponibilizados gratuitamente ao público da biblioteca, reinaugurada em janeiro deste ano após uma grande reforma. O espaço, que atualmente mantém apenas uma programação online por conta das restrições impostas pela pandemia, deve retomar as atividades presenciais em breve.

"Apreciador dos animes e mangás, o embaixador Yamada declarou sua felicidade em participar da iniciativa. “Acredito que através dos mangás podemos entender melhor a cultura e a sociedade japonesa, como uma espécie de ‘janela’ para conhecer mais o Japão”, ressaltou o embaixador. “Espero que essa mangateca seja uma oportunidade para que mais pessoas entrem em contato com a cultura japonesa e aprendam japonês”, salientou Yamada.  A REN Brasil atualmente trabalha para que o projeto seja implementado em outras bibliotecas públicas no país. “Agradecemos a participação nesse evento tão importante para a nossa cultura, nossa educação, para a relação de amizade com o governo japonês e para todos os descendentes de japoneses que formam, no Brasil, a maior comunidade fora do japão”, ressaltou Seiti Iwano, presidente da REN Brasil."

A Biblioteca Demonstrativa de Brasília foi fundada em 20 de novembro de 1970 e fica na EQS 506/507, S/N - Asa Sul. Em 2012, o espaço foi rebatizado, em homenagem a Maria da Conceição Moreira Salles, bibliotecária que dedicou sua vida ao local e seu acervo.  Acho que nesses meus vinte anos em Brasília, só estive nesta biblioteca uma única vez.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails