sábado, 4 de dezembro de 2021

Dorama Tailandês de Hana Yori Dango estreia no dia 18 de dezembro

Hana Yori Dango (花より男子), de Kamio Yoko, se nada mudou, é o shoujo mangá com a maior vendagem de todos os tempos, somando mais de 61 milhões de volumes vendidos em 2018.  Publicado na Margaret entre 1992 e 2008, recebeu o 41º Shogakukan Manga Awards na categoria shoujo (1995), terminando (*será?*) com 37 volumes, houve anime para a TV em 1996-1997 (*que cobriu parte ínfima da história*) e muitas adaptações para live action.  Sim, há gente que nunca pegou o mangá, mas já assistiu a versão live action japonesa, coreana, chinesa etc.  Aliás, há várias versões chinesas, uma delas, a mais recente Meteor Garden, está na Netflix e alguém veio me perguntar essa semana se é verdade que "eles" (*Eles, quem?!*) morrem no final.  Olha, se segue o original, ninguém morre no final, não.  Sim, eu sei que Hanadan tem problemas, mas eu amo a série assim mesmo.  Trata-se de um novelão do tipo mais puro e um shoujo mangá empolgante.

Muito bem, no dia 18 de dezembro estreia a versão tailandesa de Hanadan.  É a primeira versão do mangá, ou de algumas das adaptações live actions já feitas tailandesa e eu sei, embora não acompanhe de perto, que o país tem uma florescente indústria de doramas que ganhou destaque, principalmente, pelos seus BL, isto é, séries que mostram os relacionamentos entre garotos.  

No Hanadan original, temos como protagonista Tsukushi Makino, uma garota de classe média baixa, que tem uma mãe deslumbrada e que deseja que ela tenha um bom futuro, isto é, case com um homem rico.  Para isso, a família dá seu sangue para que ela estuda na Academia Eitoku, uma escola de elite.  Em Eitoku, quem faz e desfaz são os F4, quatro rapazes lindos e podre de ricos que tem como líder Tsukasa Domyoji, os outros são  Rui Hanazawa, Akira Mimasaka e Sojiro Nishikado. Makino é apaixonada por Rui, mas não tem esperanças.  Um dia, Tsukushi bate de frente com os F4, que costumavam escolher uma vítima para praticar bullying, mas ela não se curva e resiste.  O resultado?  Enfim, Domyouji, que nunca tinha sido desafiado, se apaiona por ela.  Obviamente, muita água irá rolar por baixo dessa ponte, lembrando, é um novelão com muita gente para atrapalhar a vida da protagonista.

A versão tailandesa terá 16 episódios e os horários de exibição estão na Wikipedia e no Comic Natalie.  O elenco principal será composto por Tontawan Tantivejakul (Tu) será Gorya (Tsukushi Makino), Vachirawit Chiva-aree (Bright) será Thyme (Tsukasa Domyoji), Metawin Opas-iamkajorn (Win) como Kavin (Sojiro Nishikado), Jirawat Sutivanichsak (Dew) como Ren (Rui Hanazawa) e Hirunkit Changkham (Nani) as MJ (Akira Mimasaka).  Não conheço atores tailandeses, então, não comentarei nada.  De resto, é certeza que essa versão de Hanadan será legendada em muitas línguas e estará acessivel na internet pelos canais de sempre.

6 pessoas comentaram:

Vou deixar algumas informações extras aqui:

Esse dorama está sendo produzido pela GMM Grammy, que é um conglomerado de mídia dono de mais de um canal tailandês (é como se fosse a Globo, que além do canal principal tem o Viva, o Multishow, o GNT etc). Esse F4 será exibido no GMM 25, canal criado em 2014 - sim, é bem recente - cujo público alvo é adolescente. Ele tem pouca audiência no geral (vi alguém brincando uma vez que é a Rede TV da Tailândia e é bem por aí), mas esta tem crescido. Para se ter uma ideia, dos 18 canais tailandeses, ele figura em 12º. Essa imagem abaixo mostra isso (o ONE 31 que está em 7º lugar também pertence à GMM):
https://pbs.twimg.com/media/FE5s_HGXoAIHkNS?format=jpg&name=small

O maior sucesso já feito pela GMM 25 foi um BL chamado 2gether, exibido ano passado. Eles já vinham exibindo BLs desde 2016 com boa audiência, mas 2gether conseguiu inclusive superar as novelas tradicionais do canal e atraiu a atenção do mundo, principalmente do sudeste asiático - mas também do Japão -, para eles. O sucesso foi tão grande que fizeram uma segunda temporada ainda ano passado e este ano lançaram um filme no cinema que estreou em primeiro lugar e se tornou a segunda maior bilheteria do ano para um filme nacional.

Os protagonistas desse BL são justamente o Bright, que vai interpretar o Thyme/Tsukasa, e o Win, que fará o Kavin/Sojiro, em F4/Hanadan. Os dois estão muito em alta na Tailândia. O próprio Bright alcançou hoje 9 milhões de seguidores no Instagram e ele e o Win estão entre as 10 celebridades mais seguidas do país. Só por isso já dá para perceber que o investimento na versão tailandesa de Hanadan está grande, já que a GMM não colocaria as duas maiores estrelas deles em qualquer projeto. Imagino que a escolha também se deva ao fato de 2gether ser popular no Japão, e os rostos do Bright e do Win já serem conhecidos por lá. Se não me engano, F4 já está licenciado para quase todos os países do Extremo Oriente e Sudeste Asiático.

Sobre onde assistir: todas as novelas da GMMTV 25 são lançadas no mesmo dia no canal oficial deles do Youtube. Não sei se F4 será exceção, mas acredito que não. O link está abaixo (eles sempre colocam legendas em inglês, mas quando uma série faz muito sucesso, como foi o caso de 2gether, colocam também em outras línguas - inclusive português).
https://www.youtube.com/c/gmmtv

Por último, esse trailer que você colocou parece só ter legenda em japonês. Se quiser colocar o trailer lançado no canal oficial com as legendas em inglês, é esse o link:
https://www.youtube.com/watch?v=2FlABhZaPqY&t=4s

Nele aparece que será exibido no canal GMM 25 às 20h30 e lançado na Internet às 22h30, então acredito que todo sábado às 12h30 aqui no Brasil já estará no Youtube com as legendas em inglês.

PS: não sei se você chegou a fazer um post aqui no Shoujo Café, mas esse mesmo canal também pegou Antique Bakery para adaptar. A série está sendo exibida neste exato momento às quartas e quintas e chama Baker Boys. Esta semana exibiram o 3º e o 4º episódios (serão 12 no total). Vou deixar o trailer aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=Ags7rwmsGvM

E esse é o link do 1º episódio:
https://www.youtube.com/watch?v=d21YRPK336Q

O ator que faz o confeiteiro gay chama Singto e foi o protagonista do primeiro BL feito pela GMM, SOTUS, exibido em 2016. Esse BL também fez sucesso (embora não no nível de 2gether) e ganhou uma 2ª temporada chamada SOTUS S.

PS2: desculpe o sumiço. A internet estava me sugando e estressando muito então decidi excluir tudo de novo para focar nos meus estudos. Mas ainda acompanho mais ou menos as coisas por fora.

Enfim, espero que essas informações sejam úteis. Até mais.

Obrigada por acrescentar tanta coisa, Luiz! Eu troquei o trailer. Agora, achei estranha a mulher que escalaram para ser a mãe do Tsukasa o estimular a ser um bully. Isso nada tem a ver com o mangá.

E queria ver seu blog de volta. ❤

Sabe que eu esqueci a mãe dele? Só não esqueci a irmã. Rs
Na verdade, eu não li o mangá e só vi o dorama japonês de 2005 com o Matsumoto Jun. Mas isso já tem mais de 10 anos, então não lembro muita coisa e não tenho como comparar. Só sei que achei o bullying muito pesado. Lembro que, depois de receber o cartão, a protagonista abre o armário dela na escola e descobre um monte de cobras lá dentro e logo em seguida um grupo de capangas do Tsukasa tentam estuprá-la e são impedidos por outro membro do F4.

Não sei se tem isso no mangá e nem se mantiveram essa sequência nas versões de Taiwan, Coréia do Sul e China, mas alguém escreveu nos comentários do trailer que essa versão tailandesa parecia mais leve que as chinesa e coreana, então imagino que tenham coisas pesadas nelas também. Porém só quando estrear para ver se realmente suavizaram um pouco para não ofender as sensibilidades atuais.

Eu nunca li nenhum dos BLs tailandeses, mas dizem que as novelas costumam mudar bastante coisa dos originais. Acho que com Hanadan pode ter acontecido o mesmo. Mas só vendo para saber.

Ah, eu olhei o link do Comic Natalie que você colocou e me toquei que a exibição será simultânea no Japão (20h30 na Tailândia e devido à diferença de 2 horas no fuso horário, 22h30 no Japão). Estava me perguntando isso mesmo porque não faria sentido colocarem os episódios no Youtube se no Japão seria lançado só depois. E acabei achando a informação sobre o licenciamento. Foi na Live anual que a GMMTV faz para promover as séries a serem lançadas no ano seguinte. O CEO da empresa falou que eles venderam a licença para exibição no Japão, Vietnã, Filipinas, Indonésia, Malásia, Singapura e Mianmar, mas ainda estão em negociações com outros países. Vou deixar o link aqui no tempo certo:
https://youtu.be/aW9klV2ytUI?t=4361

Se falasse que eles eram japoneses eu acreditaria.

https://herofactory.com.br/live-action-gatchaman-2013/

Obrigada pelas informações sobre o live action tailandês de Hanadan. Minha mãe amou a versão chinesa, então já combinamos de acompanhar a nova versão e estava só aguardando pra saber quando estrearia. Por sinal, ninguém morre na versão chinesa. A pessoa que te perguntou provavelmente pegou um spoiler falso.

A GMMTV acabou de lançar um especial de 40 minutos sobre a série no canal deles (com as legendas em inglês como sempre), falando sobre o processo de adaptação. Vou deixar os links aqui:

Parte 1:
https://www.youtube.com/watch?v=l-I7Z2kG7pI

Parte 2:
https://www.youtube.com/watch?v=hPO73brddSs

Parte 3:
https://www.youtube.com/watch?v=72JLrbP29sw

Parte 4:
https://www.youtube.com/watch?v=py1k8Yorr1U

Related Posts with Thumbnails