quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Mangá sobre Princesa Historiadora Bizantina está em publicação no Japão!!!

Estava vendo as capas dos lançamentos do dia no Manga Mogura e apareceu a capa do primeiro volume de Anna Comnena (アンナ・コムネナ) da mangá-ka Sato Furada.  E eu fiquei particularmente surpresa, porque o Império Bizantino é tão pouco visitado que ver um mangá sobre uma personagem como Anna Comnena me deixou surpresa e feliz.  E nem estou me importando muito com o tom do mangá, que parece ser de comédia.


Apresentando a personagem, Anna Comnena (1083 – 1153) foi uma princesa bizantina... Uma pausa, você precisa lembrar que o Império Bizantino foi a parte sobrevivente do Império Romano e que existiu entre o ano de 395, quando o imperador Teodósio dividiu o território entre seus dois filhos, e o ano de 1453, quando Constantinopla, atual Istambul, foi conquistada pelos turcos.


Enfim, Anna Comnena era filha do imperador e foi educada para ser esposa do futuro herdeiro de seu pai, as coisas não ocorreram de forma tão tranquila, coisas de Império Bizantino, mas ela morreu de velhice.  Enfim, a jovem princesa recebeu uma educação muito bem cuidada em várias disciplinas como  Literatura grega e história, filosofia, teologia, matemática e medicina.  Depois que um golpe d Estado destituiu seu marido, ela foi enviada para um mosteiro onde escreveu a Alexíada, que é uma das principais fontes para o estudo do Império Bizantino e da 1ª Cruzada.


O primeiro volume de Anna Comnena foi publicado com recomendação de Peach-Pit (Shugo Chara), não descobri a revista que publica a série, mas acredito que seja seinen.  Também só achei imagens coloridas da série, mesmo as páginas do mangá.


A autora parece que gosta de falar de Grécia, porque sua série anterior Utae! Erinna!  (うたえ!エーリンナ!), que se passa na Grécia Antiga e tem como protagonista uma garota que, contrariando Às expectativas da sua família, deseja ser música.  Segundo o resumo do Bakaupdates, ela termina por ser mandada para uma escola na ilha de Lesbos onde aprenderá a tocar instrumentos e cantar, lá, ela convive com outras meninas e se torna discípula de Safo (!!!!).  Aposto que há algo de shoujo-ai na história.  Este mangá tem scanlations, espero que saiam de Anna Comnena, também.  De repente, a autora se empolga e decide fazer um mangá sobre Teodora e Justiniano.

1 pessoas comentaram:

Recentemente tem saído bastante mangás com personagens históricos, isso me alegra muito. Pena que poucos recebem adaptação em anime.
Um mangá sobre Justiano e Teodora seria maravilhoso!

Related Posts with Thumbnails