domingo, 20 de fevereiro de 2022

Racismo nos bastidores de Nos Tempos do Imperador ou, ao que parece, os Autores eram um Problema Menor

Infelizmente, volto a comentar sobre Nos Tempos do Imperador, a cada vez mais infeliz recém terminada novela das seis da Globo.  Já em um dos meus últimos textos sobre a novela, comentei sobre o péssimo final da personagem Lupita, de Roberta Rodrigues, uma das melhores da trama, e que a desculpa oficial, a atriz estava com COVID e não pode gravar o final previsto, tinha sido desmentida pela própria nas suas redes sociais,agora, sabemos que foi uma forma de punição.  Mas logo vieram as acusações de racismo nas gravações e, agora, veio a notícia, replicada em vários sites (*Exemplo: Blog do Arcanjo, F5, Notícias da TV, Metrópoles, Correio Braziliense*) de que o diretor, Vinicius Coimbra, tinha sido afastado.  Todas as matérias replicam-se umas às outras, então, lendo uma, você já tem boa parte das informações.  Como o diretor estava responsável pela substituta de Além da Ilusão, Mar do Sertão, e a mudança já provocou algumas alterações para que a novela atual possa ficar no ar, se necessário, por mais algum tempo, dando tempo para a arrumação da novela que virá depois.

Segundo as notícias, as atrizes Cinnara Leal (Justina), Dani Ornellas (Mãe Cândida) e Roberta Rodrigues, além de um figurante chamado Ricardo Lopes fizeram uma série de denúncias.  Quais seriam elas?  O diretor usava termos racistas.  No caso de Ricardo, o diretor se recusava a chamá-lo pelo nome, usando "escravo 1", mesmo depois de uma assistente corrigi-lo.  Os camarins do elenco branco e negro eram separados, sim, separados por cor.  E quando do incidente da constrangedora cena de racismo reverso, o diretor constrangeu as atrizes a se posicionarem publicamente a favor da novela em suas redes sociais, algo que elas não fizeram.  Achei curioso que Heslaine Vieira (Zayla) nãos seja citada nessas acusações, tampouco os atores homens.  Será que nenhum deles se sentiu ofendido com a segregação?  O acusado não agredia todos os atores negros?  Ele escolhia figurantes e mulheres?  Maicon Rodrigues, o Guebo, é citado em algumas das matérias como o responsável por acalmar as coisas.

O fato é que as denúncias só foram levadas à sério depois de muito tempo e a situação foi agravada, porque as atrizes teriam se queixado sobre o ocorrido aos diretores Ricardo Waddington, de Entretenimento, e José Luiz Villamarim, de Dramaturgia, que garantiram que providências seriam tomadas.  Como nada foi feito, as atrizes registraram uma reclamação formal no setor de compliance da Globo e teriam recebido o apoio de Letícia Sabatella (Imperatriz Teresa Cristina) e Gabriela Medvedovsk (Pilar). Segundo todas as matérias, Roberta Rodrigues e Dani Ornellas estão fazendo acompanhando psicológico e psiquiátrico tamanho o dano sofrido.  E, como também foi relatado, o diretor teria sido racista em outras tramas e o currículo dele é extenso contando com tramas com um elenco negro grande para os padrões da Globo, como Novo Mundo, Liberdade, Liberdade e Lado à Lado.

É muito chocante que uma novela que se propôs a apresentar um casal interracial com homem negro e mulher branca, o que inverte as hierarquias, ter um grande elenco negro e criticar o racismo e a escravidão seja esse poço sem fundo de absurdos e, talvez, crimes.  E acaba sendo uma ironia que uma novela que tentou se vender como engajada em causas sociais, era produzida em um ambiente de violência racista e, eu aposto, machista, também.  Segundo matéria de Camila Silva para a Carta Capital, ao reclamarem as atrizes teriam ouvido "“Não tem nada disso. Vocês deveriam agradecer por estar aqui”. E essa resposta não só teria sido dada apenas pelo diretor como também corroborada por outras pessoas da equipe/elenco, que inclusive chamaram as reivindicações de “mimimi”"  Talvez resida aí o silêncio de outros atores e atrizes negros do elenco, o medo de não serem chamados para outras tramas.  Mas e os brancos?  Por que somente duas atrizes brancas se posicionaram?  E, sim, o trio que denunciou vem usando suas redes sociais (*imagem abaixo*) para se posicionar sobre o caso, sempre de forma cuidadosa, porque a pressão sobre elas deve ser enorme.

Enfim, quanto mais se mexe nesse caso, fica mais evidente que não havia como Nos Tempos do Imperador dar certo.  A novela tinha uma história fraca, autores que pareciam não ter pesquisado o suficiente, ou dar pouca atenção aos contratados para fazer essa parte, e um diretor que é acusado de racismo.  Como discutir com propriedade temas como escravidão e racismo estrutural em uma situação como essa?  E não pensem que diretores não tem poder em relação às novelas que dirigem, porque não é assim.  No livro A Seguir Cenas do Próximo Capítulo, Carlos Lombardi reclama em sua entrevista do excesso de poder dos diretores e de como interferem nas novelas.  

Provavelmente Nos Tempos do Imperador nunca mais será reexibida e torço para que não exista um fechamento dessa infeliz trilogia.  E termino dizendo que temo pelo futuro dessas atrizes, porque elas podem ficar marcadas e termino citando outro trecho do artigo de Camila Silva: "O racismo no Brasil funciona assim. Enquanto a atriz branca, protagonista da novela segue sua vida feliz, e registra a emoção de mais uma trama finalizada em rede nacional, a atriz negra que conseguiu se destacar mesmo numa novela ruim, tem sua personagem desumanizada e eliminada da novela após denunciar o racismo sofrido nos bastidores. Assim como a atriz branca, ela também usa suas redes sociais para falar de emoção MAS porque é o único canal que tem para desabafar e se reerguer diante de tamanha violência sofrida no exercício de sua profissão durante meses. (...) Mas o silenciamento também é isso. É você lidar com racismo explícito de forma velada. É ter que ser tão estratégico para combater a violência, que não pode falar diretamente dela, até que alguém acate sua denúncia, até que alguém investigue o racista. Caso contrário, ainda periga o racista vir com um processo em cima de você."  Nos Tempos do Imperador é uma mancha, uma ferida aberta, mas não deve ser uma exceção, infelizmente.

ATUALIZAÇÃO (25/02): ""Em um dado momento, Vinicius gritou no estúdio: 'O elenco vem comigo, os pretos ficam'. Na frente de várias pessoas. Quando alguns artistas pretos foram questioná-lo sobre essas falas, ele reagiu dizendo: 'Vocês deveriam agradecer de estarem aqui'", disse uma outra fonte ligada ao elenco.".  Quanto mais leio sobre essa história, mais raiva eu sinto.  E me pergunto por qual motivo somente TRÊS ATRIZES, TRÊS MULHERES, que tinham papel de destaque se manifestaram.  E os outros?  E os atores negros?  Recomendo a nova matéria sobre essa nojeira que foi publicada no Notícias da TV: Diretor da Globo acusado de racismo obrigou negros a gravar em pico de Covid.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails