sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Cara de Pau sem Limites: Editora Francesa lança edição pirata de One Piece e ainda faz propaganda

One Piece  (ワンピース) é um fenômeno, goste, ou não, leia, ou não, qualquer pessoa que acompanha minimamente o que acontece na indústria de mangá sabe disso.  Com 103 volumes e em andamento, sabe-se lá quando será concluído, a série é uma das mais vendidas dentro e fora do Japão.  Pois bem, na França, o segundo maior mercado de mangá do mundo, a licença da série é da poderosa editora Glénat.  Tudo bem, tudo bom, mas eis que a JBE Books lança uma edição chamada "all-in-one" anunciando que é o maior volume único do mundo com 21.450 páginas e custando 1900 euros, 9,.495.43 reais em valores de hoje.  E é pirataria.

O ANN falou da edição, baseando-se em uma matéria do The Guardian.  A Shueisha já avisou que os direitos de One Piece na França são da Glénat.  O argumento da tal JBE Books é que eles não estão infringindo direitos, porque o volume que eles lançaram é impossível de se ler, sendo somente uma peça de decoração (‼️‼️).  Sério, gente, o argumento principal da defesa é esse.  Outro ponto que o The Guardian levanta é que uma edição pirata como esta não gera nenhuma receita para o autor, Eiichiro Oda.  Assim, espero mesmo que esta editora tome uma trolha muito grande, tão grande que tenha que fechar suas portas.

1 pessoas comentaram:

Não deixa de ser ironico que estejam pirateando um mangá de... piratas. E pondo o crime de lado, qual é a viabilidade de se produzir, despachar e ler uma atrocidade (ou até mesmo deixar de decoração) gráfica como essa da foto?

Related Posts with Thumbnails