Ainda falando de Carnaval, mas desta vez conectado ao tema do blog, a Mocidade Alegre venceu levando para a avenida um samba enredo sobre o Yasuke, o samurai negro. Não vi nada do desfile, só vi umas duas ou três imagens, mas talvez você não conheça Yasuke e achei uma boa ideia, em uma cidade que tem uma imensa colônia japonesa e em uma festa que nasceu negra, e assim continua em grande medida, falar da personagem.
Em 2019, antes da pandemia, fiz um post todo feliz sobre Yasuke, porque tinha sido anunciado que um filme hollywoodiano sobre ele estava em produção. Fiquei me perguntando a quantas andava essa história. Bem, recuperando o meu post, entendo o motivo do projeto ter sido interrompido, o escalado para ser o protagonista era Chadwick Boseman, projetado ao estrelato por Pantera Negra. Como você deve saber, Boseman faleceu em 2020. Não deve ter sido a pandemia a atrapalhar a produção, enfim. 😞
Mas, neste post de 2019, contei a história de Yasuke e trouxe os parágrafos para cá. Há links no texto, mas quem quiser vê-los, por favor, vá ao post original, que já está linkado no post.
"(...) não se sabe se Yasuke era originário de Moçambique (*talvez, pertencesse ao povo macua*), da Etiópia, ou de Angola, tampouco sua data de nascimento. Provavelmente, ele nasceu entre 1555 e 1566. Há discussões sobre seu nome. Seria Yao + suke? Os yao são um povo bantu de Moçambique e suke seria um sufixo masculino. Seu nome também poderia ser uma versão nipônica de Isaque, o que poderia indicar que ele era cristão convertido, ou cristão etíope. Yasuke chegou ao Japão no ano de 1579 como assistente do jesuíta italiano Alessandro Valignano. O fato de ser negro chamou a atenção dos japoneses e, em especial, de Oda Nobunaga. Esse daimiô ficou fascinado pelo africano, sua cor, sua altura elevada para os padrões japoneses, e o recrutou como guarda-costas. Yasuke se tornou fluente em japonês e, em 1581, ele se tornou samurai, corria a lenda de que ele tinha a força de 10 homens. Nobunaga pretendia unificar o Japão, mas não conseguiu vencer algumas resistências. Em 21 de junho de 1582, o general Akechi Mitsuhide se revoltou contra seu mestre, como a vitória era impossível, Nobunaga cometeu seppuku – suicídio ritual. Yasuke se juntou ao filho de Nobunaga, Oda Nobutada. O samurai negro lutou ao lado das forças do herdeiro por um longo tempo, mas ele não conseguiu resistir por mais de um dia, sendo forçado a se matar. Yasuke preferiu continuar vivo, o que, para mim, aponta que ele era cristão. Yasuke ofereceu sua espada para Mitsuhide que o recusou, chamando-o de "fera que não sabia nada". Só que o governo de Mitsuhide durou 13 dias. Yasuke voltou a servir aos jesuítas e nada mais se ouviu falar dele."
1 pessoas comentaram:
O anime da Netflix sobre ele é muito esquisito. Mistura Japão feudal com mechas e magia. Não me interessei.
Postar um comentário