quinta-feira, 18 de maio de 2023

Os japoneses escolheram os mangás shoujo mais românticos de todos os tempos.


Passei pelo Gooranking ontem e havia uma pesquisa obrigatória, afinal, a ideia seria mapear o shoujo mangá mais romântico na opinião dos votantes, não entrou mangá de revista josei, só shoujo mesmo.  A pesquisa fala da importância de algumas séries, que tiveram anime, dorama e outros derivados, e que fizeram sucesso não somente com meninas, o texto da pesquisa fala em mulheres e homens.  Curiosamente, meu querido sexto lugar não teve nada disso, salvo uma montagem tardia do Takarazuka, vários anos depois de seu término.  


E é importante frisar que a ideia é e romance, não romance escolar, mas que materiais como Sailor Moon, ou mesmo um Rosa de Versalhes, não entraram entre os 55 citados.  E foram muitos mangás votados mesmo, 55 é bastante, o que pulverizou os votos que nem foram tantos assim, só 870.  Agora, o legal é que lembraram dos anos 1980, que foram importantes para o shoujo mangá e, às vezes, salvo por Tokimeki Tonight, são esquecidos, então, estou feliz por Hot Road  E Ai Yazawa apareceu duas vezes no top 10.  Do top 10, saíram no Brasil, Kimi ni Todoke, Marmalade Boy, Nana e Ore Monogatari!!  Tenshi Nanka ja Nai já poderia ter saído e teria público certo, além de ser curto.

1. Hana Yori Dango - 122 votos
2. Kimi ni Todoke - 65 votos
3. Tokimeki Tonight - 56 votos
4. Marmalade Boy - 36 votos
5. Itazura na Kiss - 33 votos
6. Anatolia Story - 30 votos
7. Nana - 29 votos
8. Tenshi Nanka ja Nai - 28 votos
9. Hot Road - 24 votos
10. Ore Monogatari!! - 19 votos


A segunda bateria de títulos é aberto por Yona, que logo sairá pela JBC.  E temos títulos que tiveram anime, como Ookami Shoujo to Kuro Ouji, ou vários doramas, caso de Hanakimi (Hanazakari no Kimitachi e), um grande sucesso interminável, porque tem várias sequências, que é Mei-chan no Shitsuji.  E temos um hit o momento, Honey Lemon Soda.  Neste bloco, temos a primeira aparição de Io Sakisaka, acredito que ela seja a autora que mais apareceu.  Deste grupo, saíram no Brasil Love★Con e Ao Haru Ride.

11. Akatsuki no Yona - 16 votos
12. Ookami Shoujo to Kuro Ouji - 15 votos
13. Heroine Shikkaku - 14 votos
14. Mei-chan no Shitsuji - 13 votos
14. Love★Con - 13 votos
14. Kamisama Hajimemashita - 13 votos
14. Kanojo wa Uso o Aishisugiteru - 13 votos
14. Hanazakari no Kimitachi e - 13 votos
19. Ao Haru Ride - 12 votos
19. Honey Lemon Soda - 12 votos


Terceiro grupo começa com Koukou Debut, que já deveria ter saído aqui e tem a mesma roteirista de Ore Monogatari!!, Kazune Kawahara.  Que saíram no Brasil, temos Omoi, Omoware, Furi, Furare (FuriFura), segunda aparição de Io Sakisaka, e Kareshi Kanojo no Jijou (Karekano).

19. Koukou Debut - 12 votos
19. Omoi, Omoware, Furi, Furare - 12 votos
19. Coffee & Vanilla - 12 votos
19. Kurosaki-kun no Iinari ni Nante Naranai - 12 votos
19. 12-sai。- 12 votos
26. Kareshi Kanojo no Jijou - 11 votos
26. Kyou no Kira-kun - 11 votos
26. Hirunaka no Ryuusei - 11 votos
26. Renai Catalog - 11 votos
26. Gozen 0-ji, Kiss Shi ni Kite yo - 11 votos


Último grupo agora, juntando quem ficou do 31º ao 55º lugar.  Ele ao da menina gorda que sai do coma magra e que teve anime e dorama.  A seguir, o queridíssimo orange, que começou shoujo (Betsuma), mas terminou em uma revista seinen, vem em seguida.  Aozora Yell, outro mangá de Kazune Kawahara, é lembrado, se contarmos somente o roteiro, ela aparece tanto quanto Io Sakisaka, que foi lembrada mais uma vez com Strobe Edge.  L・K, acredito que seja um erro e o correto seja L♥DK.  Procurei e não achei nenhum L・K.  Deste grupo, saíram no Brasil, orange e o belíssimo Sunadokei.

31. Watashi ga Motete Dousunda - 10 votos
31. orange - 10 votos
31. Liar x Liar - 10 votos
31. Teacher! - 10 votos
35. Namaikizakari。- 9 votos
35. Fushigi no Kuni no Arisugawa-san - 9 votos
35. Takane no Ran-san - 9 votos
38. Suteki na Kareshi - 8 votos
38. Suki tte Ii na yo。- 8 votos
40. Hananoi-kun to Koi no Yamai - 7 votos
40. Tonari no Kaibutsu-kun - 7 votos
42. Tsubaki-chou Lonely Planet - 6 votos
42. Uso Kano - 6 votos
42. Bokura ga Ita - 6 votos
42. Kisu yori mo Hayaku - 6 votos
46. Strobe Edge - 5 votos
46. Boku ni Hana no Melanchol - 5 votos
46. Boku no Hatsukoi o Kimi ni Sasagu - 5 votos
46. Hajimete Koi o Shita Hi ni Yomu Hanashi - 5 votos
50. Takane to Hana - 4 votos
50. L・K - 4 votos
50. Sensei Kunshu - 4 votos
50. Last Game - 4 votos
50. Sunadokei - 4 votos
55. Aozora Yell - 3 votos
55. Haru Matsu Bokura - 3 votos
55. Mune ga Naru no wa Kimi no Sei - 3 votos
55. P to JK - 3 votos
55. Ani ni Ai Saresugite Komattemasu - 3 votos
55. Anitomo - 3 votos


P.S.: Como bem pontuou a Tabby no Twitter, onde está Mars?  Onde?

3 pessoas comentaram:

Este comentário foi removido pelo autor.

Bem, se levarmos em consideração que quase todos os shoujo mais vendidos estão no top 10 e que o mais vendido de todos os tempos é o primeiro colocado, não há contradição nenhuma entre vendas e popularidade, ainda que alguns títulos que não estão entre os mais vendidos da história apareçam no topo. De resto, orange não figura em listas de mangás mais vendidos de todos os tempos, tem seu problema de demografia, começou em revista shoujo, depois, foi transferido, mas ele está na lista.

Na verdade, a pesquisa aponta que alguns clássicos continuam sendo importantes para os leitores e leitoras. Agora, no top 10 todo mundo teve anime, dorama, filme live action e/ou peça do Takarazuka, ou seja, material que não ficou restrito ao mangá. A ausência mais notável, eu diria, é Fruits Basket. Talvez, o romantismo da série não seja suficiente para que o mangá figure na lista. E há Mars, claro. Ausência realmente chocante.

Fiquei surpreso de ver um dos meus mangás favoritos no top 10: Ore Monogatari! Nunca imaginei que seria lembrado numa lista dessas.
Entendo que vocês achem estranho Mars não estar na lista, mas no meu caso, quando penso em Mars, o que me vem mais à mente é o drama envolvendo as personagens e não o romance, apesar de ele estar lá, obviamente. Pra mim, ele parece mais um drama pesado com um romance de fundo.

Related Posts with Thumbnails